Educadores debaterão o papel das linguagens
Eventos voltados para discentes, docentes e profissionais da área começam na próxima segunda-feira (6)


Na próxima segunda-feira (6), acontece a abertura da XIV Jornada de Educação e do XIV Simpósio de Iniciação Científica (SIC), que prosseguem até o dia 11 de maio. Até o momento, estão inscritos 874 participantes para as atividades da jornada, que recebe novas adesões até a data de abertura. O SIC soma 75 trabalhos em diferentes áreas do conhecimento. Os eventos fazem parte do calendário acadêmico da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste.
De acordo com uma das integrantes da comissão organizadora, Dra. Patrícia Alexandra Antunes, os eventos vão contar com a participação de profissionais da Educação, docentes e discentes da Unoeste e de outras instituições de ensino superior.
Segundo Patrícia, esse intercâmbio com pessoas de fora da universidade, palestrantes e educadores de outras IES, Centros de Pesquisa e de Organizações não Governamentais (ONGs), fortalece o evento e reflete na maior motivação dos participantes. “A expectativa de aproveitamento é alta, muitos minicursos esgotaram as vagas nos primeiros dias de inscrições”, ressalta.
A docente explica que para melhorar a localização dos minicursos, as informações estão disponibilizadas no próprio site. Outra novidade é a emissão dos certificados on-line. “A cada ano, buscamos melhorar a organização dos eventos. São várias atividades acontecendo simultaneamente e um grande número de participantes. Dessa forma, essas duas mudanças vão contribuir para maior comodidade dos alunos”.
Com o tema “As linguagens na sociedade contemporânea: conceitos, fronteiras e diferenças”, o objetivo dessa semana de estudos é trazer para o debate o papel da linguagem como elemento integrador do conhecimento, estabelecendo os nexos entre as suas diversas formas de manifestação na sociedade atual, resume a diretora da Faclepp, Alba Regina Azevedo Arana.
Serviço – A apresentação da Orquestra da Unoeste, coordenada pelo professor André Luiz Correa Gonçalves de Oliveira, abre oficialmente os eventos, a partir das 19h, no Salão do Limoeiro, campus II da Unoeste. Em seguida, o professor doutor Ismar de Oliveira Soares, professor titular na ECA-USP, ministrará palestra abordando o tema central dessa edição. Soares é graduado em Geografia e História pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP), e em Comunicação pela Cásper Líbero, em São Paulo, capital. Seu pós-doutorado foi realizado na Marquette University Milwaukee Wisconsin, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor titular da Universidade de São Paulo (USP). Exerce também a função de supervisor do Projeto Mídias na Educação, do Ministério da Educação, no Estado de São Paulo. Como jornalista, é responsável pela revista Comunicação & Educação, da ECA/USP. E ainda, preside a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom).
O palestrante possui um currículo lattes extenso, sendo autor de 30 artigos sobre Educomunicação. Entre seus livros destacam-se “Do Santo Ofício à Libertação” (São Paulo, Paulus, 1988), “Para uma Leitura Crítica dos Jornais” (São Paulo: Edições Paulinas, 1984), “Para uma Leitura Crítica da Publicidade” (São Paulo: Edições Paulinas, 1984), “Sociedade da Informação ou da Comunicação?” (São Paulo: Cidade Nova, 1996). “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação” (São Paulo: Paulinas, 2011).
Na programação geral dos eventos, estão incluídos os minicursos, que ocorrerão na terça e na quinta-feira. Na quarta-feira, estão programadas várias palestras. Na sexta-feira, a principal atividade é uma palestra. No sábado, último dia, será realizado um minicurso extra, além da exposição de painéis e apresentações orais do SIC. Confira a programação completa no site.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste