CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Encontro integra professores do Papp e coordenadores de ESFs

Reunião discutiu integração academia, serviço e comunidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Encontro integra professores do Papp e coordenadores de ESFs
Atividade ocorreu nesta terça-feira (28), no campus I


Para encerrar mais um ciclo de atividades da disciplina Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), do curso de Medicina da Unoeste, nesta terça-feira (28), equipes da coordenação da disciplina e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) se reuniram na universidade para discutirem a integração academia, serviço e comunidade. No encontro, conduzido por um dos coordenadores gerais do Papp, Dr. Alex Wander Nenartavis, foram discutidos assuntos como as fragilidades, fortalezas, avanços e limites dessa parceria.

A ação contou com a participação da coordenadora geral e da apoiadora institucional das ESFs, respectivamente Gisele Mariotini Orrigo e Adriana Vitorio, dos coordenadores e professores envolvidos no Papp (I a V), além de médicos das unidades que acompanham os acadêmicos. Conforme Nenartavis essa reunião acontece ciclicamente.

Ele explica que os ministérios da Saúde e da Educação, os movimentos de Controle Social em Saúde e as instituições de ensino superior procuram fazer parcerias para que, em conjunto, desenvolvam uma política das práticas formativas dos profissionais de saúde. “A proposta é que possamos desenvolver recursos humanos que sejam construtores de um conhecimento, partindo da articulação entre a teoria e a prática, visando a experiência e a interdisciplinaridade”.

Segundo ele, os assuntos abordados no encontro vão ao encontro das diretrizes curriculares nacionais, “que visam formar um médico ético, humanizado, comprometido com o território em que ele atua, tentando mudar as práticas nessa relação”. O coordenador salienta que a matriz curricular da Unoeste traz módulos que desenvolvem conteúdos integrados nas diferentes áreas do conhecimento da formação médica. “O Papp em si estimula a aprendizagem autodirigida, articulada com a resolução de problemas reais que afetam a comunidade”.

Para a coordenadora das ESFs, a parceira entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unoeste, por meio dos cursos da área da Saúde, soma o trabalho desenvolvido nas unidades para melhorar a saúde do município. “Alunos e professores estão ligados diretamente com a população e isso fortalece o nosso trabalho”. Gisele afirma ainda que para a pasta municipal é um passo grande essa troca com a universidade.

Sobre a atividade, ela pontua ser um momento de troca de experiências. “Podemos relatar as dificuldades e também os avanços, para tentarmos integrar o serviço. Com isso, conseguimos sair mais fortalecidos para um melhor trabalho, já que o nosso foco é proporcionar melhor qualidade de vida à população, além de oferecer melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”, completa.

1º semestre – Para Nenartavis, esse primeiro semestre de atividades foi bastante produtivo. Ele frisa que os alunos estão cada vez mais empenhados e envolvidos com a comunidade. “Os futuros médicos irão atuar nessas áreas com muito mais conhecimento de causa. Temos uma avaliação muito boa dos estudantes do Papp”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem