CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Evento é planejado para debate de políticas públicas rurais

Conferência em prol do desenvolvimento sustentável e solidário está programada para ocorrer no começo de julho


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Evento é planejado para debate de políticas públicas rurais
Reunião sobre a conferência, realizada nesta sexta-feira
Foto: João Paulo Barbosa Evento é planejado para debate de políticas públicas rurais
Participantes da reunião de organização da conferência


O debate sobre novas políticas públicas para o crescimento de diversas regiões do Brasil passa pelo Pontal do Paranapanema. Região inserida na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). As etapas da conferência ocorrem em vários planos, antes de se chegar ao grande encontro brasileiro, em outubro. A de Presidente Prudente está programada para os dias 2 e 3 de julho, com a possibilidade de que seja no campus II da Unoeste.

O envolvimento da universidade também se dá no plano organizacional da conferência, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), que esteve representada na reunião da tarde desta sexta-feira (17), realizada na Casa de Encontro da Mitra Diocesana, pelas coordenadoras de Ações Extensivas Gerais, Cidinha Martines, e de Ações Culturais, Esportivas e Sociais da Proext, Afife Salim Sarquis Fazzano. Encontro conduzido por Elisângela Viudes Barbosa, da Plural, uma sociedade cooperativa de consultoria que atua junto à Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) e MDA.

A finalidade da 2ª conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada. Processo que ocorre com as realizações das conferências territoriais regionais e estaduais, para se chegar à nacional. A estratégia está centrada no diálogo da participação social, mobilizando a iniciativa privada e o poder público, incluindo as instituições de ensino superior como Unoeste e Unesp, em Prudente.

São envolvidos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados do país e do Distrito Federal, planejando o Brasil Rural e seu papel no desenvolvimento nacional, conforme o Condraf. Na reunião de hoje, em Prudente, foram tomadas várias providências, entre as quais as formações, junto à Comissão Organizadora Territorial (COT), das subcomissões de finanças, metodologia, mobilização e divulgação, infraestrutura e de sistematização. Está à frente de tudo o Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Pontal do Paranapanema (Codeter), do qual a Unoeste faz parte.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem