Nutrição aborda suplementação para doentes renais
Minicurso foi realizado para alunos dos 6º e 7º termos

Nesta sexta-feira (10), alunas dos 6º e 7º termo de Nutrição da Unoeste participaram de um minicurso sobre patologias renais, enfocando suplementação para doentes renais, tanto via oral quanto para a dieta enteral (por sonda). O tema foi abordado por Juliana Felicio Mello, nutricionista da Cirurcenter, representante do Laboratório Abbot. A atividade ocorreu no auditório da Clínica de Nutrição, no campus I.
A professora da disciplina de Patologia da Nutrição e Dietoterapia, Sandra Cristina Genaro, explica que a atividade é uma atualização para os acadêmicos. “É um complemento para os estágios de clínica”, relata.
Juliana apresentou um estudo focado em paciente renal em hemodiálise. Segundo ela, o nutricionista tem que pensar em como nutrir bem o paciente, apesar de suas restrições em razão de alguma patologia. “Existem opções de fazer uma dieta balanceada sem restringir tanto”, afirma. Mesmo muitos alunos tendo interesse em consultório, a nutricionista afirma que esses conhecimentos são importantes em qualquer atuação. “Esses procedimentos também são utilizados em consultórios”, pontua.
Para a acadêmica do 7º termo, Luciana Sato, a atividade reforça o conteúdo aprendido em sala de aula. “É importante essa atualização constante”, relata. Kátia Kaori Ienaga, do mesmo termo, aponta que durante o estágio no hospital elas aprendem na prática sobre esse conteúdo. “Hoje estamos aprendendo um pouco mais sobre como tratar esses pacientes”, conclui.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste