Pacientes do Brasil Novo passam por atendimento nutricional
Acadêmicas e professora ministram palestra sobre alimentação saudável e realizam atendimento individual

Alimentação saudável não significa gastar mais. É possível ter refeições balanceadas, conforme a necessidade de cada um, utilizando produtos do dia a dia, como afirma a professora do curso de Nutrição da Unoeste, Sandra Genaro. Com a proposta de estimular a comunidade a ter hábitos alimentares saudáveis, alunas do 7º e 8º termos da graduação, acompanhadas pela docente, realizam atividades semanalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Brasil Novo. Toda terça-feira é realizada palestra com orientações aos atendidos, sendo cada dia com um tema diferente.
Hoje (21), o tema foi “Alimentos para combater a ansiedade”. Na oportunidade, as alunas passaram algumas dicas de alimentos com esta finalidade, e ainda prepararam um “suchá” – mistura de suco e chá, sendo que neste caso utilizaram erva cidreira e maçã. “Toda semana, conforme o tema proposto, as futuras profissionais preparam uma receita especial para degustação. O objetivo é que os pacientes vejam que pode ser fácil se alimentar bem”, destaca Sandra.
A professora pontua que o foco é a prevenção, sendo que os pacientes que já têm doenças crônicas também participam dos grupos específicos, como de hipertensos e diabéticos. Sandra explica que após a palestra é realizado o atendimento individual com aqueles que apresentam problemas de saúde e precisam de atenção especial. “Muitas pessoas não conseguem ir até a Clínica de Nutrição, no campus I, por isso, também fazemos o atendimento na UBS do Brasil Novo”.
Para a professora, o fato de os acadêmicos estarem em contato direto com a comunidade, é uma forma de prepará-los para serem profissionais mais engajados com a melhoria da saúde pública. “Aqui, eles veem a realidade e podem trabalhar melhor a prevenção como forma de obter mais qualidade de vida”, completa. A aluna do 8º termo, Talita Xavier Almada, 23, acredita que atividades assim reforçam o ensino. “Aprendemos na prática, e o interessante é que além de aprender, ajudamos as pessoas”.
A dona de casa Lucinei Rodrigues, 45, recebeu as dicas sobre alimentos que combatem a ansiedade e passou por atendimento individual. Ela conta que é hipertensa e precisa ter uma alimentação regrada, por isso, reconhece a importância do acompanhamento nutricional. “Sem esse projeto eu não teria condições de pagar uma nutricionista. Hoje, eu mudei minha alimentação e busco sempre seguir o cardápio que me passam”.
A atividade da Nutrição integra o programa UBS Escola Brasil Novo, desenvolvido diariamente na unidade e que tem a participação de vários cursos da Unoeste.
Orientação a gestantes – Nesta quarta-feira (22), a partir das 8h, haverá atividade especial com o grupo de gestantes. Estarão envolvidos os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia. Na oportunidade, as gestantes irão participar de um café da manhã e depois receberão dicas importantes de cada área.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste