Profissionais da saúde aprimoram atendimento ao trabalhador
Escola Nacional de Saúde Pública promove aprofundamento de conteúdos numa oficina que realiza em São Paulo

Como parte das políticas públicas nacionais de saúde do trabalhador, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) promove o aprofundamento de conteúdos. Nesta semana realiza em São Paulo encontro para coordenadores, orientadores e tutores inseridos na preparação de profissionais e gestores de saúde, vinculados aos departamentos regionais da Secretaria de Estado de Saúde, empenhados em aprimorar o atendimento ao trabalhador. A Unoeste está inserida no processo, com o envolvimento do coordenador de Ações Extensivas da Saúde junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), doutor Décio Gomes de Oliveira.
Na condição de tutor da Oficina de Formação Continuada em Saúde do Trabalhador, na qual na regional de Presidente Prudente treina 84 profissionais e gestores para atuarem como agentes multiplicadores, Oliveira passa por aperfeiçoamento em São Paulo de segunda a quarta-feira desta semana, no hotel Lorena. O processo interinstitucional envolve como orientador pedagógico o doutor Raul Borges Guimarães, do campus local da Unesp. A “ENSP Sérgio Arouca” é mantida pela Fundação Oswaldo Cruz. A oferta da oficina ocorre pelo sistema de Educação a Distância (EAD), desenvolvida dede 2011 e com finalização em junho de 2014.
O evento na capital paulista, organizado pelas doutoras Rita de Cássia Mattos e Elizabeth Costa Dias, reúne 15 orientadores de aprendizagem, 16 coordenadores e 38 tutores. “A fundação e a escola são vinculadas ao Ministério da Saúde que atua em estreita relação com a secretaria estadual e no procedimento de treinamento de profissionais e gestores, tem a parceria do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest). A cada etapa de preparação proporcionada pela ENSP, como nesse encontro em São Paulo, são identificadas as principais dificuldades e problemas, compartilhadas experiências em grupos e debatidas soluções a serem empregadas na oficina”, conta Oliveira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste