Técnicos são preparados para multiplicação do associativismo
Outro foco é o cooperativismo estimulado pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo na região do Pontal



O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) busca a parceria do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA) e promove fórum para capacitar técnicos que irão atuar no fomento desses modelos de desenvolvimento rural na região do Pontal do Paranapanema. O evento ocorre nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23) no auditório Primavera, no campus II da Unoeste, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). É realizado das 9h às 17h. Participam 52 técnicos do Itesp e alunos do curso de Agronomia.
Neste primeiro dia o foco foi no associativismo. Ficou reservado o cooperativismo para o segundo dia. As instruções oferecidas são sobre estrutura e funcionamento, aspectos fiscais e tributários. A primeira etapa consiste na preparação dos técnicos e a segunda será o trabalho no campo, junto aos produtores rurais, especialmente os da agricultura familiar, entre os quais estão os de 108 assentamentos existentes no Pontal, promovidos pelos governos paulista e federal.
Para ingressar no chamado mercado institucional, que é o da compra de produtos agrícola pelos governos, os produtores precisam se organizar em associações e também constituírem cooperativas para atender as questões legais da comercialização junto a órgãos públicos. É um mercado que contempla o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), o Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (Ppais) e a Merenda Escolar.
O Itesp e o ICA são órgãos vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “Nossa metodologia é capacitar os técnicos para que possam atuar nas bases”, conta o gerente de Desenvolvimento da Produção e Renda da regional do Itesp, em Prudente, Marcelo Francisco Feo. “São os técnicos que irão capacitar os produtores”, confirma a analista de Desenvolvimento Agrário do Itesp, Renata Vieira Miranda.
Para o coordenador do curso de Agronomia da Unoeste, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, o fórum é uma oportunidade para os estudantes expandirem os conhecimentos ofertados nas disciplinas de Liderança e Empreendedorismo e de Legislação e Parcerias Rurais. Durante a tarde, Tiritan esteve acompanhado dos alunos João Paulo Costa Chagas, Caio Morata Fernandes e Leonardo Sorrilha. Na abertura do fórum, pela manhã, a Proext esteve representada pela coordenadora de Ações Extensivas Gerais, Cidinha Martines.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste