Workshop de Orientação Profissional é feito gratuitamente
Participaram do serviço estudantes do 3º ano do ensino médio de Presidente Prudente, Narandiba, Estrela do Norte e Euclides da Cunha



Só nos últimos cinco anos, o Workshop de Orientação Profissional do curso de Psicologia da Unoeste já atendeu cerca de três mil estudantes do ensino médio. A ação, que integra o Projeto de Orientação Psicopedagógica e Profissional (Popp), tem o intuito de esclarecer e nortear as futuras escolhas profissionais. Nesta terça-feira (21), a iniciativa atendeu os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais Rosa Francisca Mano, Dr. Moacyr Teixeira e Professora Takako Suzuki, respectivamente dos municípios de Euclides da Cunha Paulista, Estrela do Norte e Narandiba. Participaram também, os adolescentes do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, de Presidente Prudente. As atividades ocorreram nos auditórios Ipê, Primavera e Jacarandá, localizados no bloco B3, campus II da universidade.
Os workshops foram conduzidos pelos acadêmicos do 7º termo de Psicologia, sob a supervisão da professora Camélia Santina Murgo. “Inicialmente, aplicamos o Questionário de Busca Autodirigida, também conhecido por SDS. Após este procedimento, realizamos um bate-papo para uma compreensão maior sobre as profissões. Além disso, fizemos uma dinâmica de grupo e falamos sobre os mitos e verdades das carreiras, como por exemplo, o zootecnista. Muitos acreditam que este profissional só atua com animais de grande porte, isso não é verdade, pois pode exercer a sua função com espécies menores, bem como atuar em áreas como o melhoramento genético”, explica a universitária Natália Mirandola.
Para Larissa Cristina dos Santos Silva, de Euclides da Cunha Paulista, esta atividade é de grande importância. “Ainda não sei sobre qual graduação irei cursar, por isso, vejo este workshop como uma oportunidade para sanar as minhas dúvidas”. Já o estudante de Estrela do Norte, Nivaldo Carlos da Silva, conta que pretende prestar vestibular para Engenharia Civil. Sobre a sua participação neste serviço da Unoeste, ele declara que “esta atividade vem ao encontro das suas expectativas e serve para confirmar ainda mais, a opção pela área”.
Tânia Aparecida Pinafi Tomazini esteve na universidade acompanhando os alunos de Narandiba. “A iniciativa norteia a escolha destes estudantes. Trazemos, anualmente, as turmas do último ano do ensino médio e verificamos um efeito positivo, pois muitos dos nossos ex-alunos seguem nas áreas escolhidas”, comenta.
Ângelo Ferro é professor de História do seminário prudentino. Ele informa que soube do serviço, quando ingressou no curso de Psicologia da Unoeste. “A atividade amplia a visão dos adolescentes que optaram pelo sacerdócio. É importante que eles conheçam outras áreas, que vão além da Teologia e Filosofia”.
Edgar Costa Thomazini é um dos acadêmicos envolvidos nos workshops. “É interessante integrar este trabalho, pois um dia, já estive no lugar destes estudantes. Além da satisfação, tenho a convicção de que posso agregar vivências por meio das informações repassadas em sala, o que será muito útil para a minha futura atuação”.
Participação – Além dos acadêmicos citados, participaram do workshop desta terça-feira (21), os universitários Edson Macedo, Bianca Sanchez, Jéssica Vergani, Leonardo Barros e Beatriz Souza Rosa.
Orientação profissional – Camélia discorre que o curso de Psicologia também presta este serviço individualizado. “Os workshops são voltados somente para grupos escolares, entretanto, aqueles que sentirem a necessidade de buscar este apoio psicológico, podem procurar a Clínica Escola, localizada no campus II, para o agendamento do atendimento individualizado, independente da faixa etária”. Ela salienta que ambas as ações são gratuitas.
Serviço – Os agendamentos dos workshops e atendimentos individualizados de orientação profissional precisam ser feitos na Clínica Escola de Psicologia: segundas e quartas, das 13h às 19h; terças e quintas, entre 8h e 12h e das 14h às 20h; sextas, das 14h às 19h; e sábados, entre 8h e 12h. Mais informações pelo telefone 3229-2061.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste