Futuros engenheiros são estimulados para prática solidária
Em ação extensiva estudantes universitários realizam doação de sangue ao núcleo de hemoterapia da Santa Casa



Pela terceira vez em menos de um ano, estudantes de Engenharia Civil da Unoeste são estimulados à doação coletiva ao Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente, mais conhecido como banco de sangue da Santa Casa. A iniciativa do Diretório Acadêmico da Engenharia Civil (Daec) e da Atlética teve a primeira mobilização em maio de 2013 e, desde então, virou projeto de extensão liderado pela professora Leila Maria Couto Esturaro Bizarro, com o apoio do coordenador do curso, Amaro dos Santos. Em novembro foram 131 doações, representando cerca de 10% da necessidade mensal de abastecimento do estoque que tem o consumo médio de 1,2 mil bolsas por mês. Nesta quinta-feira (10) começa a terceira mobilização.
A expectativa é de um maior número de universitários engajados nessa prática solidária, considerando que no final de 2013 foram chamados os dos 7º e 8º termos. Agora, são 341 calouros que nesta quarta-feira (9) receberam orientações prestadas pela enfermeira do núcleo, Ana Cláudia Pereira da Silva, num encontro que ocorreu no período da tarde e lotou o auditório Azaleia, do campus II. Na ocasião, foram apresentados os critérios para doação de sangue e também da realização de cadastro para se disponibilizar como doador. Foi exposto que o núcleo vinculado ao Hemocentro de Ribeirão Preto atende 41 municípios e 92% do sangue são utilizados com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao estudante doador será emitido certificado de atividade de extensão. O jovem é de grande interesse pelo hemocentro, que vê nele a possibilidade de fidelização, ao ser despertado para a solidariedade e considerando que uma pessoa pode doar até os 68 anos de idade. Os engajados nessa causa de prática solidária são classificados como doares de repetição. Com relação à contribuição da Unoeste em estimular a doação feita por estudantes, há também o engajamento no Projeto Doador do Futuro, mantido pelo banco de sangue da Santa Casa.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste