Conduzir para o prazer laboral é papel do gestor em educação
Equipe motivada consegue ir além de cumprir os objetivos que foram traçados e das metas a serem alcançadas



Numa busca de responder uma inquietação de ordem pessoal e plenamente pertinente ao estudo científico proposto no Programa de Mestrado em Educação, mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, a administradora de empresas, Thays Cristina Ricci Silva, elegeu uma instituição de ensino superior para pesquisar estilo de gestão e de liderança de quem exerce o cargo de diretor. Dentre outros aspectos encontrados, para ela é primordial que o gestor consiga envolver e comprometer todos os sujeitos da instituição, de tal forma que o trabalho seja realizado com prazer. Ficou evidenciado que uma equipe motivada consegue ir além de cumprir os objetivos traçados e das metas propostas.
“Durante dez anos trabalhei numa instituição educacional que oferecia cursos da educação infantil até a pós-graduação. Nesse período convivi com diferentes modelos de gestão. Então, queria entender um pouco sobre os estilos de liderança e gestão”, diz a autora da pesquisa que atualmente é diretora de escola particular em Presidente Venceslau (SP). Assim é que escolheu uma instituição particular do interior paulista para identificar o estilo de gestão e liderança do diretor, considerando suas instituições colegiadas: a congregação e o conselho departamental. Levou em conta a ótica dos membros e a autoavaliação do diretor em relação ao modelo de gestão praticado.
Ao proceder as análises, também ponderou o envolvimento e comprometimento dos sujeitos inseridos na pesquisa, considerando o papel do gestor e suas competências frente aos desafios e mudanças na educação. Também observou a relação da instituição com a sociedade, com foco na gestão democrática e participativa e a atuação do gestor dentro desse modelo educacional. Diante do contexto, para vencer os desafios são necessários metas e objetivos, sustentados em três passos fundamentais: avaliar, planejar e executar. Outro fato relevante é a função social da instituição.
Orientada pelo doutor José Camilo dos Santos Filho, Thays foi avaliada pelos doutores Ivone Tambelli Schmidt e Mário Luiz Neves de Azevedo. A defesa pública de sua dissertação ocorreu na tarde desta quinta-feira (26) quando foi aprovada para receber o título de Mestre em Educação, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste