Empreender requer propósito, coragem, crença e persistência
Interessados e pré-residentes incubados são orientados para transformar ideias em planos de negócios



Em sua nova fase, depois de transferida do campus I para o campus II da Unoeste e com muito mais espaço, a Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) passa a receber eventos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo. Um deles foi a palestra “Transforme sua ideia em modelo de negócios”, realizada na noite de sexta-feira (14) pela analista de negócios do Sebrae-SP e que atua na regional de Presidente Prudente, Juliane de Souza Damno.
O gerente da Intepp, professor Luís Horácio Ramos Isique, disse que há convergência de esforços para ampliar o número de pessoas incubadas, sejam os pré-residentes, para os quais não se exige Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), ou os residentes, que precisam ser cadastrados. Citou o trabalho do presidente, professor Emerson Silas Dória, e o envolvimento da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, através do diretor, Moacir Del Trejo, e sua equipe de professores. Falou dos apoios da Reitoria da Unoeste e do governo paulista através da Agenda de Desenvolvimento Regional.
Também fez referências ao Sebrae e à Unesp enquanto parceiros, sendo que a universidade pública esteve representada na palestra pela Dra. Arlete Meneguette. “Estamos empenhados em oferecer aos pré-residentes e aos residentes, entre os quais estão vários alunos procedentes das graduações, informações sobre o que mercado quer, o que ele precisa saber desse mercado”, disse Isique.
Neste mês de junho a Intepp recebe inscrições para pré-residentes, e aos residentes o processo é de fluxo contínuo. Inscritos e interessados estiveram no encontro com a analista do Sebrae, cuja fala esteve aberta ao diálogo. Já na abertura, Juliene foi direto ao assunto, ao dizer que empreender requer propósito, coragem, crença e persistência; ilustrando o momento com vídeo institucional dos 40 anos de Sebrae.
Como estímulo aos participantes ficou a mensagem de que existe quem nasça empreendedor e faça parte de uma minoria, mas é plenamente possível aprender a ser empreendedor. A palestra foi conduzida nesse sentido e, por solicitação da Intepp, foi sugerido aos atuais e futuros incubadores que façam o curso voltado ao potencial empresário, a ser realizado no Sebrae, de 24 a 26 deste mês.
Palestra e curso estão voltados para uma mesma finalidade: ajudar os inscritos a formular o plano de negócio de sua ideia, o que consiste como pré-requisito para inscrição. Para esta finalidade, o Sebrae utiliza o modelo de negócios Canvas, ferramenta de gerenciamento estratégico que possibilita desenvolver modelos de negócios levando em conta proposta de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento, fontes de receitas, recursos principais, atividades principais, parcerias-chave e estrutura de custos.
Serviço – Inscrições no site da Intepp. Mais informações no telefone (18) 3229-3283.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste