Mestrado e doutorado em Agronomia iniciam processo seletivo
Interessados em ingressarem na condição de alunos regulares têm prazo até 8 de agosto para se inscreverem

A coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste anuncia a abertura do processo seletivo para alunos regulares de mestrado e doutorado. São disponibilizadas 14 vagas no mestrado e 11 no doutorado. A inscrições podem ser feitas até 8 de agosto. As apresentações de pré-projetos e entrevistas serão de 19 a 20 de agosto. O exame de suficiência ocorrerá no dia 15 do mesmo mês, com a divulgação do resultado final no dia 28. Os aprovados terão de 29 de agosto a 2 de setembro para realização da matrícula, sendo que as aulas iniciam a partir de 1º de setembro.
Vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, o programa tem como foco principal propiciar aos alunos formação sólida, na área de concentração em produção vegetal, com qualificação voltada para a pesquisa, docência e desenvolvimento tecnológico. São três as linhas de pesquisa: 1- fisiologia e tecnologia da produção vegetal; 2- genética e biotecnologia; e 3- solos e nutrição de plantas. Para o mestrado são ofertadas cinco vagas na primeira linha, três na segunda e seis na terceira, já para o doutorado são, respectivamente, cinco, duas e quatro. O ensino, pesquisa e extensão da Agronomia da Unoeste são de excelente nível, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Os programas stricto sensu possuem conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação que cuida dessa área em todo Brasil.
O doutorado em agronomia da Unoeste é o único do país autorizado em uma escola de ensino superior particular. Em ambos os casos – mestrado e doutorado – são proporcionados suportes nas abordagens de áreas da ciência que compreendem fisiologia vegetal, recursos genéticos e biotecnologia, solos, nutrição de plantas e práticas culturais. As três linhas de pesquisa estão voltadas para fomentar pesquisas básicas e aplicadas de interesse agronômico.
Respondem pelo programa os doutores Fábio Fernandes de Araújo e Carlos Sérgio Tiritan, respectivamente como coordenador e vice-coordenador. O corpo docente altamente qualificado responde pelo conteúdo programático de 1440 horas no mestrado e 2880 no doutorado, cabendo aos alunos cumprir os créditos em disciplinas e mais a elaboração do plano de atividades, submissão ao exame geral de qualificação e ao desenvolvimento e defesa da dissertação ou da tese.
Serviço – Os editais dos processos seletivos trazem todas as informações que os candidatos precisam saber estão postados no site da Pós Unoeste. Informações também podem ser obtidas com a secretária do programa, Keid Ribeiro Krüger, pelo telefone (18) 3229-2077.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste