CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prudente faz parte da Rede Cegonha e ganha aporte da Unoeste

Estratégia do Ministério da Saúde voltada à gestante e ao bebê define parceria para ampliar atendimentos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Prudente faz parte da Rede Cegonha e ganha aporte da Unoeste
Reunião sobre parceria em prol da Rede Cegonha, no campus I da Unoeste

 
O Ministério da Saúde mantém estratégia de cuidados à gestante e ao bebê, denominada Rede Cegonha. Presidente Prudente está inserida nesse contexto, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. São mantidos entendimentos com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste para ampliar os serviços no município, mediante atendimentos feitos por estudantes da área de saúde, orientados e acompanhados por professores.

Na manhã desta quarta-feira (25) ocorreu reunião para tratar do assunto, com os envolvimentos de representantes da municipalidade, de professoras dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem e da coordenadora de Ações Extensivas de Saúde da Proext, Rosilene Martins Viel. A coordenadora municipal de Enfermagem, Marta Pereira, esteve no campus I da Unoeste acompanhada de integrantes da equipe inserida nas ações da rede brasileira.

Pelo curso de Enfermagem estiveram envolvidas as professoras Diane de Vasconcelos Barrionuevo e Jane Moura Sheneviz, respectivamente das disciplinas de Saúde da Criança e Assistência à Mulher e ao Recém-nascido. O curso de Fisioterapia esteve representado pela professora Gabriela Andrade Piemonte Lopes, da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia. Marta esteve acompanhada de Franciane Cerazi e Priscila de Oliveira Azevedo, responsáveis pela educação continuada e saúde da mulher.

As ações da Unoeste estão sendo definidas. Exemplo dado por Rosilene é o de orientação à postura corporal da gestante, a ser prestado na Clínica de Fisioterapia, no bloco E do campus I.  Conta que outros dois cursos estão envolvidos na parceria, que são de Farmácia e de Estética e Cosmética, através da professora Rosângela Cristóvão Ferreira. Para Marta, no município a Rede Cegonha ganha com os novos serviços e a universidade tem mais uma possibilidade de possibilitar ao estudante vivências práticas.

Instituída em 2011, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede Cegonha faz o acompanhamento durante toda a gestação e o da criança até completar dois anos de idade. Está voltado em assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez. Também assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem