Socialização docente influencia na identidade profissional
Sentimento de pertença ao grupo de professores apresenta resultados positivos no ensino e aprendizagem



A socialização do professor no espaço escolar influencia no processo de construção e reconhecimento da identidade profissional e da prática docente. A constatação é da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. O trabalho de campo foi numa escola da rede estadual de ensino, em Tupã (SP), feito por Márcio André Emídio.
Desenvolvido na linha da pesquisa formação e prática pedagógica do profissional docente, o estudo de caso de caráter qualitativo investigou a socialização do professor no espaço escolar, como a finalidade de compreender como esse profissional adquire, modifica, reconstrói conhecimentos, habilidades, convicções e atitudes próprias de seu ofício de ensinar e como forma sua identidade profissional.
No procedimento de coleta de dados foi utilizado questionário aplicado aos professores e gestores da escola. O embasamento teórico esteve sustentado em estudos na área de socialização, identidade profissional, clima social e ação docente. Os dados levantados foram trabalhados em categorias. Uma delas foi sobre a percepção e caracterização dos momentos de socialização dos professores no ambiente escolar.
As demais caracterizações contemplaram a identidade profissional dos professores inseridos na pesquisa; a identificação do clima social e cultura da escola e a avalição dos professores e gestores entre pensamento reflexivo e ação docente. Emídio desenvolveu o estudo sob a orientação da professora doutora Helena Farias de Barros.
“Como resultados, constatou-se a importância de se considerar o espaço escolar como aspecto relevante para socialização profissional e a confirmação de que a socialização e a constituição das identidades estão intrinsecamente relacionadas ao sentimento de pertença do grupo”, pontuou Emídio durante a banca de defesa pública de sua dissertação, durante a manhã de quarta-feira (4).
A banca examinadora, responsável pela avaliação, contou com os doutores Raimunda Abou Gebran e Alberto Albuquerque Gomes, convidado junto a Faculdade de Ciência e Tecnologia – campus da Unesp em Presidente Prudente (FCT/Unesp). Emídio foi aprovado para receber o título de Mestre em Educação, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste