CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste apresenta ações que desenvolve de combate à dengue

Atividades são mostradas em reunião no Departamento Regional de Saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Unoeste apresenta ações que desenvolve de combate à dengue
Integrante do comitê regional, professora Maria Nilda expõe as realizações
Foto: Matheus Teixeira Unoeste apresenta ações que desenvolve de combate à dengue
Dr. Décio Oliveira: combater a dengue é fundamental durante todo o ano
Foto: Matheus Teixeira Unoeste apresenta ações que desenvolve de combate à dengue
DRS aponta casos no Estado de São Paulo até 10/6: 236.732, contra 209.052 no mesmo período de 2013


A dengue é um problema cuja responsabilidade deve ser compartilhada entre todos, para que metas sejam traçadas e trabalhos de diminuição de infestação do vetor sejam executados para atingir os objetivos pretendidos inicialmente. Deste modo, a Unoeste participa do Comitê Regional de Combate à Dengue, e para apresentar as ações que tem desenvolvido no decorrer dos últimos anos, levou representantes a uma reunião realizada hoje (27) no Departamento Regional de Saúde (DRS), em Presidente Prudente.

Maria Nilda Camargo de Barros Barreto, professora coordenadora do curso de Enfermagem da Unoeste, fez a apresentação. Segundo ela, a universidade realiza ações de combate à dengue há quase uma década e com esse histórico houve o convite do DRS para ter uma representação oficial no comitê. As atividades mais recentes são extensões, mutirões, palestras de conscientização, panfletagem, orientações e levantamentos. “Essa participação no comitê fez com que nós, da Unoeste, intensificássemos nossas ações, sensibilizou a universidade no sentido de fazer o combate ao criadouro do mosquito, formar profissionais e conscientizar o cidadão em relação à doença”.

O professor doutor Décio Gomes de Oliveira, dos cursos da saúde da Unoeste, também esteve no encontro e reforça que “há muitos anos a dengue constitui um grave problema de saúde pública no Brasil e até mata”, por isso há a necessidade de “trabalho com diferentes setores da sociedade, como educação, iniciativa privada, comércio, indústria e órgãos do Estado para pensar formas de mobilizar a sociedade para fazer um trabalho responsável e de transformação da realidade”. Ainda de acordo com ele, a mobilização contra a doença deve ocorrer ininterruptamente. “A ocorrência de dengue é praticamente o ano todo, então temos que sensibilizar a população, não deixar com que a água se acumule”.

Na reunião também estiveram representantes de saúde e educação do Estado, Ministério Público e municípios. Ivete da Rocha Anjolete, diretora regional da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), expõe que “o comitê regional de dengue foi pensado no intuito de juntar várias instituições no sentido de mobilizar, pois a partir do momento em que elas estão unidas consegue-se abranger muito mais pessoas dentro das empresas e na comunidade”. Segundo ela, o comitê analisa situações e desenvolve ações, com foco principalmente em prevenção, pois com a situação de dengue já instalada há mais dispêndio nos recursos humanos e financeiros.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem