CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste recebe Fórum de Análises Clínicas

Promovido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), evento contou com a participação de profissionais e alunos da universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Unoeste recebe Fórum de Análises Clínicas
“As dificuldades do setor de Análises Clínicas e o CRF-SP” foi uma das abordagens apresentadas por Marcos Machado Ferreira
Foto: Gabriela Oliveira Unoeste recebe Fórum de Análises Clínicas
Workshop de produtos e materiais para laboratórios ficou disponível para os participantes do evento
Foto: Gabriela Oliveira Unoeste recebe Fórum de Análises Clínicas
Estiveram presentes no evento Martins, Ferreira, Rosilene, Eliane e Ortega


Acadêmicos do curso de Farmácia da Unoeste, farmacêuticos e responsáveis técnicos por laboratórios de análises clínicas e toxicológicas estiveram presentes no Fórum de Análises Clínicas, realizado nesse sábado (31), na universidade. Promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), o evento contou com o apoio da instituição de ensino.
 
Inicialmente, os participantes visualizaram a palestra “Gestão e Acreditação em Laboratório de Análises Clínicas”, ministrada pelo vice-coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas, João Baptista Junqueira Martins. “Ele relatou que em um futuro próximo os laboratórios vão competir entre si, por isso eles têm que se diferenciar cada vez mais, mantendo e oferecendo uma boa qualidade para os seus pacientes”, explica Eliane Szucs dos Santos, docente de Farmácia e organizadora do evento.
 
Após a explanação foram realizadas discussões sobre o assunto com os presentes, por meio de uma mesa-redonda. Na sequência, o diretor tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Marcos Machado Ferreira, falou sobre as dificuldades do setor de análises clínicas e do conselho estadual.
 
“Considero esse fórum como um marco para tratar com esses colegas de profissão os problemas da área. Além da informação, aproveitamos esse momento para a visualização de propostas que possam ajudar na superação desses empecilhos”, relata Ferreira.
 
O conselheiro comenta, ainda, que a presença dos acadêmicos nessa atividade é muito relevante. “Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar debates atuais e, também, de conhecer um campo em que poderão trabalhar futuramente. Sem dúvida, esse evento foi muito produtivo. Não posso esquecer de parabenizar toda a organização, bem como os membros da comissão de análises clínicas, do CRF-SP e a coordenação do curso de Farmácia da Unoeste”.
 
Rosilene Martins Viel, diretora da seccional de Presidente Prudente do CRF-SP e professora da universidade, comenta que a parceria entre a universidade e o conselho existe há um bom tempo. “Essa estreita relação possibilita a idealização de atividades na universidade, em prol dos profissionais do setor e da comunidade acadêmica que tem uma oportunidade ímpar de enriquecer os seus conhecimentos”.
 
O coordenador de Farmácia da universidade, Luís do Nascimento Ortega, considera que essa iniciativa aproximou os estudantes de pessoas que estão inseridas no mercado. “Esse evento foi interessante para o fortalecimento da educação farmacêutica e da formação desses futuros profissionais. Vale destacar que essa integração da instituição de ensino com entidades, como o CRF-SP, traz para o meio acadêmico discussões que geram conhecimentos técnico-científicos”, conclui.
 
Aline Potenza Magão cursa o 7º termo da graduação e participou do fórum no sábado. “Atualmente atuo em uma farmácia de manipulação e, por isso, essa atividade me permitiu conhecer outro campo que é das análises clínicas. Para mim, atividades como essa trazem uma visualização de segmentos que poderei trabalhar futuramente”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem