Alunos da Gastronomia oferecem banquete a entidades carentes
Lar dos Idosos de Álvares Machado (SP) e creche prudentina foram as beneficiadas pela iniciativa da graduação


Sabe como arrancar um sorriso verdadeiro de alguém, independente da idade? Dê a ele o que comer, principalmente se a comida for boa. A receita é simples, mas além de solidária a atitude pode conter uma pitada de aprendizado. Pelo menos para os acadêmicos do 3º termo do curso de Gastronomia da Unoeste, alunos do professor Fábio Almeida, que participaram de uma atividade prática da disciplina de Gestão de Eventos e Banquetes nesta terça-feira (13). A turma da manhã, com 10 alunos, esteve no Lar dos Idosos em Álvares Machado; a da noite, com 25, foi até o Centro Educacional Infantil (CEI) Walter Figueiredo, em Presidente Prudente.
Um verdadeiro banquete foi servido aos idosos e as crianças das duas entidades, mas para tudo se materializar, os universitários tiveram que se desdobrar. “Fizeram tudo, desde a escolha da entidade, o briefing de como seria, o perfil dos beneficiados, até o cardápio do que seria servido. A intenção foi que eles buscassem meios de conseguir os alimentos”, conta Almeida. Orgulhoso, o docente se emociona ao falar de eventos como estes. “Tudo vale a pena quando a gente vê a ansiedade, a satisfação dessas pessoas que são carentes e também dos acadêmicos. O objetivo da disciplina foi atingido, mas nada paga ver a alegria das pessoas”.
Sensação compartilhada com a aluna de Gastronomia, Silvana Scorza, que detalhou um pouco do trabalho da turma para proporcionar as festas nas entidades. “Nos organizamos em grupos para dividir as responsabilidades, trabalhamos como um buffet profissional mesmo. Isso nos deu uma super noção de como organizar um evento. Tivemos que ir a vários supermercados, açougues além de outros lugares para conseguir os alimentos sem investimento algum. Sem contar a parte de documento, ofício. Só que o mais prazeroso é ver a felicidade das pessoas, é muito bom”, relata.
E se fez bem a estudante imagine para o José Ferreira de Oliveira, 81, que está no lar em Álvares Machado há seis meses. Acostumado a morar sozinho, o cadeirante veio contrariado para o local, mas hoje se sente em casa. “Aqui a gente faz amizades, acostuma a viver com o outro. É a nossa moradia e a comida é muito boa graças a Deus”. O Lar dos Idosos é uma entidade de 66 anos, que vive unicamente de doações. São 16 idosos ao total, sendo nove homens e sete mulheres. Destes, 90% são solteiros e sem filhos.
Por isso, quando a assistente social, Gislaine Girotti Zanoni, soube do interesse dos acadêmicos da Gastronomia, abraçou a ideia imediatamente. “É inusitado para nós, pois é a primeira vez que recebemos esse tipo de evento. Normalmente o voluntário vem e traz comida caseira, alimento ou outra coisa. Essa talvez seja uma oportunidade única de alguns aqui comerem em um buffet, estamos muito agradecidos”. Ressalta ainda, os cuidados tomados pelos estudantes. “Estiveram antes para conhecer as individualidades dos pacientes, vieram saber se tinham alguma restrição, quem é hipertenso, quem tem diabetes”.
Paralelo a isso, a movimentação na cozinha do CEI Walter Figueiredo foi chamando a atenção das cerca de 210 crianças de 0 a 4 anos de idade, supervisionadas por uma equipe de 40 profissionais. Os pequenos não sabiam direito o que estava acontecendo, mas comeram e beberam bastante antes da chegada do Papai Noel. Aí um misto de euforia, sorrisos e até choro tomou conta da creche. Uma das responsáveis pelo local, a irmã Penha de Barros, gestora do centro, explica que a turma da Gastronomia reuniu de uma só vez tudo o que a entidade busca constantemente. “A gente faz campanha para arrecadar alimentos, brinquedos e fazer recreações para as crianças e, hoje, a Unoeste nos proporcionou tudo isso, é maravilhoso”.
Deu vontade de ajudar? – A CEI Walter Figueiredo é uma entidade com 50 anos de tradição, que fica na rua Reverendo Coriolano, nº. 255. Para realizar melhorias, além de itens de necessidade básica como alimentos, material de higiene e limpeza, a creche precisa de tinta. Para doar basta ir até o local ou ligar no (18) 3223-5262.
Já o Lar dos Idosos em Álvares Machado fica na rua Castro Alves, nº 10 e está carente de fraldas geriátricas e carnes. A doação pode ser feita na sede do lar ou pelo telefone (18) 3273-1542.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste