Estudantes treinam primeiros socorros em aula prática
Iniciativa envolveu alunos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia, capacitação foi conduzida pelo professor Gabriel Trindade e uniu teoria e prática para salvar vidas

Os alunos do 1º termo dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia da Unoeste Guarujá participaram de um treinamento prático e teórico sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP), na noite desta terça-feira (7).
A atividade foi conduzida pelo médico e professor da Unoeste, Gabriel Trindade, que trouxe orientações detalhadas sobre o tema, com foco em situações reais de emergência tanto dentro quanto fora do ambiente hospitalar.
Os estudantes aprenderam como identificar uma parada cardiorrespiratória, quais são os procedimentos iniciais e quais dispositivos podem ser utilizados para garantir uma resposta rápida e eficaz.
A capacitação envolveu o passo a passo da abordagem ao paciente, desde a checagem de responsividade até o início das compressões torácicas e o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).
De forma didática e com exemplos vivenciais, Gabriel Trindade destacou a importância do conhecimento em RCP por todos os profissionais da saúde.
“A aula é muito mais importante do que simplesmente fazer uma prova. Isso aqui acontece na prova mais importante de todas: a prova da vida. A RCP é a parte mais crucial de uma emergência. Engana-se quem pensa que ela é responsabilidade apenas do médico. O enfermeiro, o técnico, o fisioterapeuta, todos podem estar à frente de um atendimento de parada cardiorrespiratória até a chegada de um suporte avançado”, afirma.
Com uma longa experiência em atendimentos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o docente também compartilhou situações reais enfrentadas em sua atuação na linha de frente. Ele reforçou que reconhecer os sinais e saber agir de forma rápida e eficiente pode ser decisivo entre a vida e a morte.
“Mesmo depois de aposentados, vocês podem se deparar com alguém em colapso hemodinâmico em qualquer lugar. No supermercado, na academia, num jogo de futebol. Por isso, essa aula vai acompanhar vocês por toda a vida”, completa.
Impacto entre os alunos
A estudante Luanda Duarte dos Santos, do 1º termo de Biomedicina, ressaltou a relevância da capacitação. “Como psicóloga e agora aluna da área da saúde, achei a aula extremamente relevante. A gente pode precisar desse conhecimento em qualquer situação da vida. O professor foi muito didático”, destaca.
Já Lázaro Domingos Ferreira, do curso de Enfermagem, também saiu impactado com o aprendizado. “Antes, eu achava que RCP era só massagem cardíaca. Agora entendo a importância de chamar ajuda, de saber reconhecer sinais e até de usar medicamentos. Tenho certeza de que isso vai fazer a diferença na minha formação e, quem sabe, me ajude a salvar uma vida”.
O treinamento faz parte das atividades práticas oferecidas pelos cursos da saúde na Unoeste Guarujá, que destaca-se por integrar teoria e prática desde os primeiros termos. A vivência promove segurança e preparo dos alunos para enfrentar situações críticas que exigem conhecimento técnico, agilidade e, principalmente, compromisso com a vida.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste