Unoeste adere ao Pacto da Educação Brasileira contra o zika
Ação pontual do Dia Nacional de Mobilização envolve parceiros e ocorre em escola municipal



Neste Dia Nacional de Mobilização da Educação para Combate ao Aedes aegypti e contra o zika, a Unoeste se junta a um grupo de parceiros em ação pontual de lançamento do projeto Prudente Zika Zero, na Escola Municipal João Franco de Godoy “Navio”. Estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), acompanhados e orientados por professores, estiveram juntos, na manhã desta sexta-feira (19) para esclarecimentos a centenas de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental. A universidade integra o Pacto da Educação contra o Zika firmado com o Ministério da Educação, por conta da filiação de sua mantenedora, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
O projeto prudentino, também inserido na proposta nacional e de iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, envolve a Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Vigilância Epidemiológica, Corpo de Bombeiros, jornal O Imparcial, Unoeste, Unesp, Credsat – Informações e Automação Comercial, associações de moradores e comunidades religiosas. No lançamento, conduzido pela secretária Ondina Barbosa Gerbasi juntamente com o vice-prefeito Marcos Vinha, além das entidades parceiras, estiveram representadas a Assembleia Legislativa, pelo deputado Ed Thomas; a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, pelo vice-presidente Nelson Bugalho; e a Diretoria Regional de Ensino, pela dirigente Naíde Videira Braga.
Ainda no dia hoje, equipes de estudantes e professores de Medicina da Unoeste estiveram em outras escolas da rede municipal de educação, orientando alunos sobre prevenção à saúde, mediante a eliminação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O cuidado básico compreende eliminar recipientes que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito. Os sintomas das doenças são dor de cabeça, nos olhos e articulações; falta de apetite e fraqueza; febre alta por vários dias; manchas vermelhas pelo corpo... A síntese da mensagem é a mesma usada em todo o território nacional, a de que contra as doenças transmitidas pelo Aedes existe somente um remédio: o combate ao mosquito.
No cerimonial de lançamento do projeto foi destacada a informação de que Presidente Prudente é o 16º município do Brasil em casos de dengue, com iminência da febre chikungunya e zika vírus, tendo como consequência a microcefalia. Somente este ano, já são mais de 2,5 mil casos da dengue em Prudente e mais de 3,6 mil notificações. No Brasil, somente a dengue já foi contraída por mais de 1,5 milhão de pessoas. O fato da ABMES ser signatária do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, mobilizando seus associados, faz parte do incentivo permanente às ações de responsabilidade social, com a intervenção direta do presidente Gabriel Mário Rodrigues.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste