Prêmios no Enaext promovem a valorização do capital humano
Solenidade de entrega da premiação mobiliza instituições parceiras e as comunidades regional e acadêmica

Como parte da ampla programação do 17º Encontro Anual de Extensão (Enaext), nesta quinta-feira (24) e dentro do 24º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), a abertura ocorreu de manhã com a solenidade de entrega da premiação aos três primeiros colocados em diferentes categorias e áreas do conhecimento.
São quatros prêmios realizados anualmente e que contemplam as ações de valorização do capital humano, conforme disse o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Foram premiados professores, gestores e estudantes da educação pública e privada; voluntários e trabalhadores em instituições sociais.
Os prêmios são os seguintes: Unoeste Inovação da Educação Básica, Unoeste Instituição Social Inovadora, 8º Prêmio Unoeste Solidária e Personalidade Extensionista, com os destaques para Instituição Educacional Inovadora, Instituição Social Inovadora, Destaque Social 2019/2020 e Selo Instituição Educacional Inovadora. A lista completa dos contemplados em cada categoria pode ser conferida no site.
A cerimônia mobilizou instituições parceiras da Unoeste e as comunidades acadêmica e regional, de Assis a Santo Anastácio e de Tupã a Rosana. No pronunciamento de abertura o Dr. Guelfi apresentou números que mostram o quanto a universidade tem feito de extensão, com quase 1 milhão de atendimentos nos últimos cinco anos.
Os programas, projetos e ações extensionistas estão comprometidos com as 17 metas globais estabelecidas em assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, a Unoeste atua no seu entorno regional em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, promovendo o desenvolvimento para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
“Se a educação vai bem, é possível melhorar outros parâmetros”, disse o pró-reitor ao apresentar dados e manifestar gratidão a todos os envolvidos em 600 processos de extensão que juntos oferecem 539 diferentes atividades e têm a participação de 10 mil estudantes universitários de graduações presenciais e a distância, especializações, MBAs, mestrados e doutorados.

Dentre o amplo universo da extensão, está uma das parceiras da Unoeste com a Polícia Militar no desenvolvimento e utilização da plataforma digital Sistema Órion, destinada a registrar boletins sociais e a mobilizar a rede regional de proteção social. Sobre o assunto falou o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), coronel Adilson Luís Franco Nassaro.
A fala do comandante regional de uma área que abrange 67 municípios foi bem recebida pelas cerca de 300 pessoas presentes no auditório Azaleia, ao expor atuação da polícia na proteção da sociedade e manutenção da ordem pública. Nassaro aproveitou a ocasião para ampliar a divulgação do 1º Simpósio do Sistema Órion de Tecnologias Sociais, dia 7 de novembro na Unoeste.
Outro momento relevante da abertura foi o lançamento do Programa Educa Pontal, pelo dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Mirante do Paranapanema, professor Enio Magro que destacou a parceria da Unoeste na promoção de formação continuada de professores para atender as especificidades do Pontal do Paranapanema, região que tem como uma das particularidades mais de 100 assentamentos da reforma agrária.
A abertura do Enaext foi prestigiada pelo pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste; prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos Silva; dirigente regional de educação em Assis, Dra. Marlene Aparecida Barchi Dib; os secretários municipais de educação de Presidente Prudente, Sônia Maria Pelegrini; e de Teodoro Sampaio, Cristiano Silva Faustino.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste