CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conceito MEC: Unoeste entre as 3 melhores particulares de SP

Em divulgação mais recente pelo Ministério da Educação, Universidade do Oeste Paulista reforça sua qualidade em avaliação institucional e de cursos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Conceito MEC: Unoeste entre as 3 melhores particulares de SP
Maior universidade do oeste paulista fechou o ano de 2019 com ótimos conceitos pelo órgão federal

A divulgação mais recente do Ministério da Educação (MEC) dos conceitos institucional (IGC) e de cursos (CPC) veio para reforçar a qualidade de ensino da maior universidade do oeste paulista. A Unoeste está entre as 3 melhores universidades particulares do estado de São Paulo – com base no IGC contínuo. Ela manteve o conceito 4 de outros ciclos avaliativos, lembrando que apenas 23,3% das instituições de ensino superior (IES) do Brasil obtiveram índices 4 ou 5, ou seja, apenas 460 das 2.052 avaliadas.

De acordo com informações do órgão federal, o IGC avalia as IES e seu cálculo leva em conta: a média dos CPC do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação disponível; a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Além da divulgação do conceito institucional, o MEC também tornou público os conceitos de cursos de graduação. Entre os destaques da Unoeste no ciclo avaliativo 2018, estão Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Gestão Comercial, Direito, Gastronomia e Psicologia, todos com CPC 4.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é agrupado em quatro dimensões: Conceito Enade (desempenho dos estudantes); IDD (valor agregado); corpo docente (% mestres e doutores); percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.

As avaliações, tanto institucional quanto dos cursos, trazem valores em escala de 1 a 5, sendo que a partir de 3 são atendidos os requisitos de qualidade exigidos pelo órgão federal.

Melhores universidades

Para o diretor geral, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, a Unoeste tem construído uma história de sucesso, mantendo-se entre as melhores universidades particulares, ofertando ensino, pesquisa e extensão de qualidade para as regiões de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá e também para todo o Brasil, por meio de seus polos de Educação a Distância (EAD).

“É mais um resultado que comprova que estamos no caminho certo, na busca constante pela excelência. Fruto de um trabalho que envolve toda a nossa comunidade acadêmica: alunos de graduação e pós-graduação, professores titulados, funcionários comprometidos e uma gestão que tem investido na educação como agente transformador da sociedade”, finaliza o Dr. Cesar Lima.

O que é conceito do MEC?

Os conceitos do Ministério da Educação (MEC) são importantes ferramentas para a escolha de onde estudar por quem está na fase de vestibular. Eles indicam a qualidade do curso e da instituição de ensino, seja pública ou particular, e estudar numa universidade bem avaliada pode fazer a diferença na carreira.

Os conceitos variam de 1 a 5, lembrando que igual ou superior a 3 significa que atende aos padrões de ensino desejados, mas quanto maior, melhor. Já 1 e 2 são considerados insatisfatórios. Então, atente-se para as siglas Enade, IDD, CPC, CC e IGC, pois elas podem facilitar as futuras escolhas!

No Blog da Unoeste você encontra um conteúdo explicando tudo sobre os diferentes conceitos do MEC. 

Saiba como consultar nota MEC

A tabela completa do IGC e de outros indicadores de qualidade pode ser conferida no portal do Inep/MEC.



Assista a um vídeo sobre a Unoeste





Publicada em 13/12/2019 e atualizada em 13/05/2020

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem