CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educação é o foco do Núcleo em Direitos Humanos na Unoeste

Criado em 2021, o NEDHU têm o propósito de estabelecer políticas institucionais e planejar ações educativas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Educação é o foco do Núcleo em Direitos Humanos na Unoeste
Dr. Tchiago Inague Rodrigues, coordenador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Unoeste

O Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDHU) foi instituído na Unoeste no ano de 2021 com o objetivo de educar e atuar como órgão propositivo e consultivo para estabelecer políticas institucionais e planejar ações, visando o fortalecimento, proteção, defesa e garantia da aplicação dos direitos humanos. Direitos estes previstos e consolidados também nacionalmente e internacionalmente. O NEDHU atende diretamente os pressupostos das diretrizes nacionais para a educação que, primeiramente, deve se basear na valorização das diversidades e das diferenças humanas.

O coordenador do grupo multidisciplinar, composto por docentes da universidade, Dr. Tchiago Inague Rodrigues pontua que o trabalho do núcleo é voltado para ações práticas. “Ele foi criado a fim de reforçar as ações voltadas aos direitos humanos na IES [Instituição de Ensino Superior]. Ações essas que buscam garantir o princípio da dignidade humana e direitos fundamentais previstos, tanto na Carta Magna e na Constituição Federal, como também em Leis Federais”. 

Na Unoeste, todas as ações e documentos vinculados ao NEDHU estão disponibilizados no site da universidade [https://www.unoeste.br/AUnoeste/Nedhu]. “Nosso trabalho é feito na proposta de educar, então nossa percepção é de que as ações de extensão exemplificam a maneira mais assertiva de desenvolver a proposta do núcleo. Portanto, vinculamos as ações do NEDHU por meio de protocolos em programas, ações, atividades de extensão, apresentamos um viés extensionista para contemplar a formação social do aluno”. 

Tchiago ainda pontua que é muito importante discutir os direitos humanos no ambiente acadêmico. “Como não falar de direitos humanos no ensino superior? Ele faz parte da construção do conhecimento e diz respeito aos direitos mínimos garantidos as pessoas, que são moradia, trabalho, alimentação, entre outros. É muito importante trabalhar e desenvolver ações de educação não só para os alunos que estão em processo formativo, mas para colaboradores e pessoas externas à universidade”.

Membro permanente do grupo, a Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos explica que o NEDHU é importante para a área da educação, especificamente para os cursos de licenciaturas e para o Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Educação da universidade. “Esses cursos são proponentes de diversas ações voltadas a atender a comunidade acadêmica da Unoeste. Um exemplo, foi a atividade em comemoração ao dia da Língua Brasileira de Sinais onde trouxemos para dentro da instituição pessoas surdas trabalhando para que sejam valorizadas”.

Dra. Danielle salienta que ações desenvolvidas pela instituição e, especificamente, pelo Núcleo de Educação em Direitos Humanos, são chanceladas pelo Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep). “Nossas ações atingem tanto aos docentes e funcionários no sentido de formações, aperfeiçoamentos, estratégias, quanto também aos nossos estudantes, uma vez que também há ações e publicações relacionadas as questões de etnias, de diversidades articuladas como projetos de ensino, pesquisa e extensão para atenderem as formações para toda a comunidade acadêmica, criando a cultura de uma educação pautada nos princípios da dignidade humana”, finaliza. 

Foto: João Paulo Barbosa Dra. Danielle dos Santos é membro permanente e afirma a importância das ações do núcleo para a área de educação
Dra. Danielle dos Santos é membro permanente e afirma a importância das ações do núcleo para a área de educação

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem