Projeto do curso de psicologia obtém alcance internacional
Produção de caráter extensionita foi apresentada em dois congressos de psicomodrama realizados simultaneamente na Espanha

O projeto “Cuidando de quem cuida”, desenvolvido no curso de Psicologia da Unoeste, obtém alcance e projeção internacional ao ser apresentado em relevantes congressos sediados na Espanha, de 16 a 19 deste mês, na cidade de Tarrogona.
O curso e a universidade foram representados pela professora doutora Zilda Rodrigues Nogueira no 39º Congresso da Associação Espanhola de Psicodrama e 15º Congresso Iberoamericano de Psicodrama.
A coordenadora do curso Dra. Regina Gioconda Andrade conta que o projeto desenvolvido com alunos é voltado para promover o bem-estar emocional de cuidadores e profissionais da saúde, oferecendo espaços de escuta e acolhimento.
O material de apresentação teve as assinaturas da Dra. Zilda, Regina Célia Pereira Bueno da Cruz e Grazielle de Oliveira Setti. O trabalho foi desenvolvido como parte da disciplina Psicodrama, oferecida no 6º semestre do curso de graduação em Psicologia.
Regina Célia e Grazielle eram alunas do 10º termo na ocasião, inseridas no projeto e no qual atuaram na supervisão de processos clínicos. Atualmente são egressas, formadas profissionais de psicologia.
Ações de extensão
Por ser uma disciplina curricularizada extensionista, a parte prática foi por meio de ações de extensão. O público escolhido para a ação foi cuidadores de pessoas, de maneira formal ou informal. O foco foi o estresse gerado no desempenho dessa função.
“A atividade teve o objetivo usar jogo psicodramático para formar estudantes e realizar intervenção psicoterápica em cuidadores de diferentes contextos, abordando o estresse vivenciado por este grupo, bem como ações para amenizá-lo”, explica a Dra. Zilda.
Conta que como ponto de partida, os alunos aprenderam conceitos e técnicas do psicodrama, participaram de jogo dirigido pelas autoras e, posteriormente, aplicaram o jogo com a comunidade externa.
Conta ainda que os participantes dramatizaram situações de cansaço mental e físico comuns aos cuidadores e sugeriram ações práticas para reduzir esses desgastes, promovendo reflexões e trocas de experiências.
“A proposta atraiu agentes de saúde, educadores e familiares, totalizando 177 participantes. O projeto impactou positivamente o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e no bem-estar social por meio do psicodrama”, afirma a Dra. Zilda.
Habilidades práticas
“O trabalho proporcionou aos estudantes a construção de aprendizagem teórica e habilidades práticas a respeito da abordagem psicodramática, jogo dramático e do papel que a universidade possui em compartilhar conhecimento”, relata.
Compartilhamento que agrega a comunidade às atividades desenvolvidas no ambiente acadêmico, conforme diz e para comentar sobre as discussões e compartilhamentos trazidos pelos participantes, bem como o feedback dos estudantes.
São condições que “permitem inferir sobre o papel eficaz que o jogo psicodramático teve para o reconhecimento e reflexões a respeito do cansaço, tanto físico como mental, enfrentado pela grande maioria das pessoas que estão no papel de cuidador (a) em diferentes contextos”.
A professora conta ainda que a maioria dos participantes relatou um significativo impacto emocional, expressando alívio ao compartilhar suas experiências e se sentir compreendida.
“Alguns participantes, ainda, expuseram a percepção de uma mudança na perspectiva do cuidado de si e dos outros e, também, da importância de buscar apoio profissional na construção de redes de apoio”, comenta.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste