Unoeste Jaú retoma às aulas para o 2º semestre
Universidade recepcionou veteranos e calouros para o início de mais um semestre letivo

A Unoeste em Jaú movimentou seu campus com a volta às aulas e o começo de um novo semestre, na quarta-feira (6). Para celebrar o retorno, foi preparada uma recepção acolhedora para os alunos oferecendo pipoca, algodão doce e picolés durante os períodos da manhã e da noite.
Pela manhã, os veteranos do curso de Medicina marcaram presença nos corredores do campus, aproveitando o momento para reencontrar os colegas, matar a saudade e retomar a rotina acadêmica após o período de férias.
“Estou muito feliz e ansiosa por mais um semestre. Estou começando o 2º termo agora, ainda tem muita coisa para acontecer, então vou com tudo para o segundo semestre”, fala Rafaela de Almeida, veterana de Medicina.
O dia também foi marcado por um momento de grande expectativa e simbolismo para os calouros da nova turma de Medicina: a Cerimônia do Jaleco. Em um momento repleto de emoção, os novos estudantes receberam pela primeira vez a vestimenta que representa não apenas o início de uma jornada, mas também os valores do profissionalismo, do cuidado e da responsabilidade da profissão.
O evento contou com a presença de professores e familiares que se uniram para prestigiar o início dessa nova e importante fase na vida dos novos estudantes do melhor curso de Medicina do Centro-Oeste Paulista.
“Comecei o curso de Biologia em 2015, mas ainda não era o que queria. Aí fui para o Paraguai fazer Medicina, fiquei dois anos lá. Foi quando vi a oportunidade de fazer a prova on-line para cursar o que eu sempre quis, só que na Unoeste, e deu certo”, comenta Hugo Shirama, calouro de Medicina.
Já no período da noite, o campus também ficou repleto de reencontros e expectativas com a volta às aulas dos veteranos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Psicologia. Após as férias do meio do ano, os estudantes retornaram com energia renovada para mais um semestre de aprendizados.
“Eu estou feliz de ter voltado. É bom rever alguns amigos e o sentimento de que vou continuar aprendendo. O início do semestre também pode ser um momento para se reorganizar e se preparar para os novos desafios que vão vir” comenta Pedro Cunha, aluno do 2º termo de Psicologia.
História de vida com a Unoeste
Um dos momentos mais marcantes do dia foi o momento em que Igor Luiz Freitas recebeu o seu jaleco durante a cerimônia. O jovem de 19 anos tornou-se o mais novo calouro de Medicina após acompanhar a rotina diária dos estudantes por quase três anos, trabalhando como funcionário da Unoeste no serviço de tutoria.
Amigos, familiares, funcionários da universidade e até alunos que acompanharam a trajetória de Igor reservaram alguns minutos para assistir à cerimônia e se emocionaram com o momento. “Ver bastante gente ali torcendo por mim, gritando quando recebi o jaleco, foi incrível”.
Igor conta que o desejo de cursar Medicina surgiu ainda em 2022, ano em que concluiu o ensino médio. Naquele mesmo período, começou a trabalhar na Unoeste, auxiliando alunos no processo de tutoria com os professores. A proximidade com a rotina acadêmica e o ambiente universitário fez com que o sonho se fortalecesse ainda mais.
“Sempre ficava me imaginando um dia andando pelos corredores como aluno. De vez em quando, pensava numa situação em que eu estava correndo atrasado para entrar na aula, e não bater o ponto”, brinca.
Durante esse tempo, Igor estudava e realizava outros vestibulares a fim de realizar seu sonho, mas o destino quis que sua jornada continuasse sendo escrita na Unoeste. “Agora que eu consegui, é uma emoção absurda. Tudo isso não foi somente por mérito meu, mas também pelas pessoas que estão ao meu lado, e também com muito apoio da Unoeste. Tudo está sendo espetacular”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste