CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gravação de Deixe-me Viver conecta universidade a cultura

Últimos takes foram rodados na noite de sábado (30), no campus 1 da Unoeste; alunos e colaboradores puderam orientar equipes e também atuaram como figurantes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Lilian Seleri Gravação de Deixe-me Viver conecta universidade a cultura
Cat Dantas durante gravação do filme Deixe-me Viver no campus da Unoeste

As gravações do filme Deixe-me Viver na Unoeste, em Presidente Prudente, foram concluídas na noite de sábado (30). Com cenas rodadas nos dois campi e em ambientes como os laboratórios de enfermagem, Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) e salas da reitoria, a produção do diretor Walther Neto, com Mônica Carvalho e Humberto Martins no elenco, também permitiu a integração entre alunos, professores e funcionários ao universo do cinema. 

Professores como Josué Pantaleão, Dennis Luiz Gomes Pereira e Larissa Sapucaia Ferreira Esteves foram alguns dos que ajudaram na figuração, no fictício Hospital Oliveira Lima. Além disso, profissionais dos cursos de Enfermagem e de Medicina da Unoeste puderam auxiliar sobre os procedimentos que foram gravados em cena. 

“Foi bem surpreendente, mas também foi uma das coisas mais gostosas por poder representar minha profissão e deixar registrado eternamente. São menos de 10 segundos de cena, mas foi muito bacana. Ver toda essa magia, esse ‘quebra-cabeça’ das cenas sendo montado, é muito bom. É um aprendizado para a vida, sobre como a arte representa demais a vida da gente”, explica Larissa, que é coordenadora do curso de Enfermagem da Unoeste. 

Experiência única

Giovanna Abu-Alya, do 8º termo de Medicina Veterinária, foi uma das figurantes também. Ela teve essa oportunidade ao ver os equipamentos na entrada do bloco B3, no campus 2, e ir atrás para descobrir o que era. Depois, topou o desafio. 

“Perguntei o que estava acontecendo e o próprio diretor me convidou para ser figurante. É um momento único, importante para a faculdade e também para a cidade, que vai ter mais reconhecimento”, afirma. 

Já a estudante Evelyn Vitória, do 2º termo da Psicologia, decidiu acompanhar os trabalhos como uma forma de aprendizado, já que também trabalha como videomaker. O foco dela foi nos bastidores: conhecer um pouco mais das câmeras, da captação de áudio e vídeo e de como tudo é montado para dar realidade ao longa-metragem. 

“Achei muito massa. Eu me interesso muito pela área de Publicidade e Propaganda e queria ter essa experiência de participar de um filme. Então, aproveitei para registrar os bastidores”, explica a estudante, que compartilhou várias fotos com momentos da produção nas redes sociais. 

Integrando a equipe do Sucesso do Aluno, a colaborada Gabriela Picinini também foi uma das figurantes neste momento em que a Unoeste virou cenário de filme. O papel era “encarnar” uma pessoa que estava na sala de espera do hospital. 

“Eu achei interessante porque além de ser um marco para a universidade em questão de ensino e de visibilidade, eu posso ajudar na cultura brasileira com esse filme”, comenta. 

A história de Deixe-me Viver narra a trajetória de Julia (Cat Dantas), uma adolescente diagnosticada com câncer terminal, e de sua mãe Andrea (Mônica Carvalho), que enfrenta uma difícil decisão ao lado da filha: interromper o tratamento e viver intensamente o tempo que lhes resta. O filme ainda trata de espiritualidade dentro da Medicina, tema que é discutido em disciplina do curso na Unoeste. 

Foto: Daniela Silva Mônica Carvalho e Cat Dantas durante gravação do filme Deixe-me Viver no campus da Unoeste
Mônica Carvalho e Cat Dantas durante gravação do filme Deixe-me Viver no campus da Unoeste

Balanço das gravações

Ao todo, foram cerca de 30 cenas gravadas em corredores, salas, laboratórios e espaços comuns do campus 1 e do campus 2, envolvendo dezenas de funcionários. As cenas começavam a ser rodadas pela manhã e as gravações só terminavam durante a noite, quase de madrugada. 

Alguns dos takes mais impactantes envolvem a atriz Cat Dantas na Unoeste. Aqui, ela interpretou momentos da protagonista Julia no período de internação. “É muito engraçado, porque embora a Julia seja a personagem que está morrendo, ela é a que mais está cheia de vida. Ela quer viver intensamente”, afirma. 

Outros atores que participaram das gravações e integram o elenco de Deixe-me Viver são Jeniffer Setti, Daniela Albuquerque, Jorge Mesquitta, Fernanda Arraes, Manoela Pugsley e Flávia Zaguini

Monica Carvalho, que é roteirista, produtora e atriz do filme, reforça a importância do incentivo ao cinema que, segundo ela, hoje atravessa ainda mais fronteiras. 

“A gente tem muita história para contar, muita história linda. Hoje em dia, as plataformas digitais nos levam para o mundo. Então, contar histórias universais fazem com que as pessoas entendam que temos um país bonito, que muitos venham produzir aqui no país também”, comenta. 

Ela ainda agradeceu as parceiras e patrocinadores, que possibilitaram a realização do filme. “Ninguém faz sucesso sozinho, né? A gente precisa sempre de patrocinadores e apoiadores que participaram do projeto”, comenta.

Quando sai o filme Deixe-me Viver? 

O processo de gravação do filme Deixe-me Viver continua. Depois das gravações de Deixe-me Viver em Presidente Prudente – aqui na Unoeste e também no Hospital de Esperança – e em Campinas (SP), a equipe viajou para São Paulo. Também serão feitas gravações em Trancoso, na Bahia. A previsão é que o longa seja lançado em 2026. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem