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Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Graduação | Educação Física - Licenciatura | Pesquisa Científica

Educação Física

Licenciatura | 8 semestres letivos | Noturno | Presidente Prudente
  • 2ª Melhor Universidade Particular do Estado de São Paulo
  • Guia do Estudante 4 Estrelas
  • RUF

Pesquisa Científica


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Resumo:
No cenário nacional e internacional, observamos com frequência o aumento de casos de violência, seja dentro ou fora das escolas. O fenômeno bullying, como o desejo consciente e deliberado de maltratar uma pessoa e colocá-la sob tensão, se configura como uma forma de violência que vem se expandindo. E com a pandemia (COVID- 19), com o isolamento social e o ensino remoto as pessoas estão mais expostas aos meios virtuais sendo acometidas por atos de violência virtual: o cyberbullying. Isso causa sérios prejuízos a saúde física, mental e emocional do sujeito. Essas questões também estão presentes na formação do professor/profissional de Educação Física que irão atuar diretamente na promoção do desenvolvimento orgânico, motor, afetivo e social do aluno e devem estar preparados para o enfrentamento e prevenção da violência. Assim, o trabalho com temáticas que visem esse fenômeno e a construção de valores sociomorais como a empatia, o respeito, a solidariedade, a justiça e a cooperação podem auxiliar nessa formação. Sob a ótica da abordagem qualitativa de caráter exploratório, fundamentada na psicologia da moralidade (sob a perspectiva da teoria cognitivo-evolutiva), esta pesquisa tem por objetivo analisar a percepção de professores e alunos da Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista sobre o fenômeno (ciber)bullying e a construção de valores sociomorais como forma de prevenção da violência. E como objetivos específicos, caracterizar a noção de (ciber)bullying dos docentes e alunos; verificar a importância da temática construção de valores sociomorais para a prevenção da violência e a sua inserção no Projeto Pedagógico do Curso. Os procedimentos metodológicos envolverão: documentos disponibilizados pelo curso e questionário semiestruturado disponibilizado no Google forms. Para a análise dos dados quantitativos será utilizada a Planilha Eletrônica MS - Excel e para a categorização das respostas qualitativas recorremos à Análise Textual Discursiva e à bibliografia pesquisada. Espera-se que este estudo possa oferecer à formação do professor/profissional de Educação Física subsídios importantes sobre a contribuição da temática construção de valores sociomorais para a prevenção da violência.

Protocolo: 6802 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2021 - 4/2023 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): GUILHERME DE OLIVEIRA LIMA CARAPEBA
Professor(es): CARMEN LUCIA DIAS
CELIA DOS SANTOS SILVA

Resumo:
As mídias estão presentes na Sociedade da Informação e influenciam todos os setores, inclusive a Educação. Essa presença motivou o desenvolvimento de uma pesquisa visando responder como as mídias comparecem na Educação Física Escolar. A investigação será qualitativa, mais especificamente, uma revisão sistemática da literatura. Serão pesquisados artigos de periódicos, dissertações e teses. Para tanto serão consideradas as bases BVS, SciELO, o Portal de Periódicos Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Nas referidas serão utilizados os descritores "mídia", "Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação", "Educação Física Escolar" e "Educação Física", os quais serão cruzados por meio do operador booleano "AND". Os critérios de inclusão dos trabalhos localizados serão os publicados em português e espanhol e produzidos no período de 2010 a junho de 2021.

Protocolo: 6351 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2020 - 7/2021 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FELIPE SOARES SOUZA AMORIM
Professor(es): MONICA FURKOTTER

Resumo:
Este estudo tem como objetivo verificar os efeitos do treinamento concorrente em conjunto com jejum intermitente sobre parâmetros metabólicos de ratos Wistar. Este estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa experimental. Serão utilizadas amostras de um projeto já aprovado pelo comitê de ética local (CEUA5372), no qual utilizará 40 ratos machos adultos (90 dias), da raça Wistar, obtidos no Biotério da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE campus II. Os animais serão distribuídos em quatro grupos (n=40), sendo estes: controle (C) [n=10], controle jejum (CJ) [n=10], treinamento (T) [n=10] e treinamento jejum (TJ) [n=10].O protocolo de treinamento concorrente será composto por três sessões semanais em dias não consecutivos, compreendendo 30 minutos de exercício de natação e 3 séries de 10 saltos aquáticos. O jejum intermitente será realizado com protocolo 12/12, no qual os animais realizarão 12 (doze) horas de jejum com 12 (doze) horas de alimentação durante todos os dias da semana. O treinamento ocorrerá 1 (uma) hora antes do início do período de alimentação. Após o final do experimento, serão coletadas amostras de sangue e realizadas as análises de glicose, enzimas hepáticas (ASTaspartato transaminase e alanina transaminaseALT), ureia, creatinina, fosfatase alcalina (FA), colesterol e triglicerídeos. Além disso, serão coletadas amostras do fígado para realização de análises histológicas. Após a obtenção dos dados, será realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Caso haja distribuição gaussiana, será utilizada a análise de variâncias (ANOVA One-Way), seguido pelo pós-teste de Tukey, para comparação entre os grupos. Caso não haja distribuição normal, será utilizado o teste de Kruskal-Wallis, seguido pelo pós-teste de Dunn. Este procedimento será realizado para todas variáveis que forem obtidas em um único momento (final do experimento). No caso da variável "massa corporal", será utilizada a análise de variâncias ANOVA com medidas repetidas e pós teste de Bonferroni caso demonstre normalidade, caso contrário, será utilizado o teste de Friedman e pós teste de Wilcoxon. Todos os procedimentos adotarão o valor de significância de 5 (p<0,05). Os cálculos serão realizados com o programa com pacote estatístico (SPSS 22.0 for Windows®).

Protocolo: 5671 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 7/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ERRISSON MUNIZ MENDES
Professor(es): INES CRISTINA GIOMETTI CEDA

Resumo:
As doenças crônicas não transmissíveis têm elava prevalência na população mundial, atingindo todas as classes sociais e representando cerca de 71 das mortes. A identificação das doenças e prevalências específicas de acordo com as regiões em um município pode representar uma informação importante para que a Secretaria de Saúde e outras autoridades direcionem melhor as estratégias, recursos humanos e financeiros. Por isso, o objetivo deste projeto é Investigar a prevalência de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis registrados em um posto da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Presidente Prudente. Essa pesquisa é retrospectiva e prospectiva, descritiva, com abordagem quantitativa baseada em coleta de informações em prontuários e por meio de questionário. Participarão da pesquisa indivíduos de ambos os gêneros, maiores de 18 anos, cadastrados e inscritos na ESF do bairro Vila Marcondes da cidade de Presidente Prudente-SP. O estudo retrospectivo se dará com a coleta, por meio de uma ficha, de informações sobre doenças crônicas nos prontuários de 500 pacientes cadastrados no ESF. O estudo prospectivo se dará com a aplicação de dois questionários em 100 pacientes, sendo um sobre hábitos alimentares e outro sobre prática habitual de atividades físicas. Os dados serão organizados e analisados por meio estatística descritiva para cálculo das frequências absoluta e relativa das doenças, hábitos alimentares e de prática de atividades físicas. Será utilizado o teste do Qui-quadrado para avaliar as diferenças entre as frequências calculadas.

Protocolo: 5365 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MATHEUS CERAZI PRAZERES VALENTIM
CAROLINE PERES SOUZA
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Introdução: O exercício físico pode ser considerado como uma forma não farmacológica no combate e prevenção de doenças crônicas. Dentre diversos benefícios, está a redução de peso corporal, diminuição da pressão arterial, aumento das capacidades físicas e independência. Objetivos: O objetivo do presente projeto será verificar os efeitos de um programa de exercícios físicos em adultos. Materiais e Métodos: Este projeto de pesquisa se caracteriza como retrospectivo e prospectivo, uma vez que irá utilizar dados do projeto de extensão intitulado "Atividade Física e Saúde", cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE (11448). Dessa forma, uma parte dos dados foi coletada no ano de 2018 e terá prosseguimento em 2019. Participam do estudo 09 adultos, de ambos os sexos, com idade entre 24 e 55 anos, frequentadores do projeto de extensão citado anteriormente, conduzido por meio de um programa de atividades físicas que englobam atividades físicas variadas, compostas por musculação, hidroginásticas, dança e atividades aeróbias. Os participantes realizam 2 sessões de atividades físicas por semana, com duração de uma hora. Inicialmente os participantes foram avaliados antes e após 12 semanas de atividades. Os avaliados responderam uma anamnese sobre qualidade de vida e foram submetidos à uma avaliação antropométrica e testes físicos. Após a obtenção dos resultados, será realizada análise de frequência de respostas e comparação das variáveis antropométricas e de desempenho físico nos momentos inicial e final. Todos os cálculos serão realizados com o Software SPSS 22.0.

Protocolo: 5327 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2019 - 2/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCO AUGUSTO SADA FILHO
MAICON RONALD RIBEIRO
VINICIUS FREITAS ROCHA
Professor(es): MARCELO FLOREZ GUIMARAES
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Introdução: O coração é uma bomba muscular robusta, um pouco maior que o punho humano. A prática de exercícios físicos tem demonstrado ser um meio protetor contra aparição de doenças, dentre elas, as cardiovasculares. Já o jejum tem sido utilizado como método para elevar a oxidação de lipídeos durante o exercício e promover alterações da composição corporal. Justificativa: interpretar as posturas fisiológicas e cardio-morfológicas de animais praticantes do treinamento concorrente agregado ao jejum intermitente. Objetivo: Avaliar os indicadores cardio-morfológicos e fisiológicos de ratos da raça Wistar sob a prática do treinamento concorrente e jejum intermitente. Metodologia: Serão utilizados 40 ratos Wistar machos adultos. Estes serão distribuídos em quatro grupos (n=40): controle (C) [n=10], controle jejum (CJ) [n=10], treinamento (T) [n=10] e treinamento jejum (TJ) [n=10]. Será realizado o teste de carga crítica para avaliação e determinação da intensidade de esforço do treinamento aeróbio (natação). O treinamento concorrente será composto por um protocolo de treinamento aeróbio e treinamento resistido. O período de treinamento será composto por 4 semanas. Após a obtenção dos dados, será realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Caso haja distribuição gaussiana, será utilizada a análise de variâncias (ANOVA One-Way), seguido pelo pós-teste de Tukey, para comparação entre os grupos. Caso não haja distribuição normal, será utilizado o teste de Kruskal-Wallis, seguido pelo pós-teste de Dunn. Este procedimento será realizado para todas variáveis que forem obtidas em um único momento (final do experimento). No caso da variável "massa corporal", será utilizada a análise de variâncias ANOVA com medidas repetidas e pós teste de Bonferroni caso demonstre normalidade, caso contrário, será utilizado o teste de Friedman e pós teste de Wilcoxon. Todos os procedimentos adotarão o valor de significância de 5 (p<0,05). Os cálculos serão realizados com o programa com pacote estatístico (SPSS 22.0 for Windows®).

Protocolo: 5372 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 7/2020 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): HENRIQUE IZAIAS MARCELO
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO

Resumo:
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a elevação crônica da pressão arterial, que induz diversas alterações estruturais, sendo um dos principais fatores de risco para doenças cardio e cerebrovasculares. O exercício físico regular é capaz de reduzir a resistência vascular periférica sistêmica, melhorando a função cardíaca. Outra evidência é que o estresse oxidativo atue na remodelação cardíaca causando hipertrofia e fibrose miocárdica. Através de análises morfológicas estas alterações estruturais cardíacas podem ser identificadas. A dimensão fractal permite caracterizar irregularidades estruturais e quantificá-las. Portanto, o objetivo deste estudo será avaliar o método da dimensão fractal, associado à análise morfométrica, nos cardiomiócitos de ratos SHR submetidos a diferentes protocolos de exercício físico associado a n-acetilcisteína. Serão utilizadas amostras histológicas do VE do miocárdio de 28 ratos SHR, machos, com 6 meses de idade, que foram divididos em 4 grupos: sedentário (SED, n=7), que não foram submetidos a protocolo de exercício físico; exercitado (EXE, n=7), que foram submetidos a protocolo de exercício físico; NAC sedentário (SEDNAC, n=7), que receberam NAC e não foram submetidos a protocolo de exercício físico; NAC exercício (EXENAC, n=7), que receberam NAC e foram submetidos a protocolo de exercício físico. Os animais dos grupos que foram submetidos ao consumo de n-acetilcisteína receberam dose equivalente à 120mg/kg/dia via oral por 8 semanas. Os animais dos grupos exercitados foram submetidos ao protocolo de exercício aeróbico e resistido, durante as 8 semanas, sendo três vezes por semana. Após eutanásia e decapitação amostras do miocárdio do VE foram fixadas em solução de formol tamponado a 10 por período de 48 horas e posteriormente corados em lâmina com solução hematoxilina-eosina (HE). Para a análise estatística, os dados serão expressos em média ± desvio padrão e mediana (mínimomáximo). Será utilizado o teste de Shapiro Wilk, seguido do teste t de Student não pareado (área dos cardiomiócitos) ou teste de Mann-Whitney (análise fractal), será considerada um nível de significância de 5. As análises serão realizadas no programa estatístico GraphPad Prism® versão 5.0.

Protocolo: 4717 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 12/2018 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO FERNANDES PEREIRA DA SILVA
ANGELA BUENO DE MORAES
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ADRIANA JUNQUEIRA

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo sistematizar e desenvolver uma proposta de intervenção que auxilie os estudantes do ensino médio a refletirem criticamente sobre os temas da obesidade e do sedentarismo. A pesquisa interventiva será construída a partir das contribuições da abordagem crítico-superadora. Os participantes serão estudantes do ensino médio e o local de intervenção será uma escola da rede pública estadual que atenda a essa modalidade, num município de médio porte do interior de São Paulo. Como procedimentos metodológicos, num primeiro momento, serão apresentados dados científicos de pesquisas e estudos que levarão os estudantes a refletirem sobre a construção da desigualdade social no contexto brasileiro. Posteriormente, os conceitos científicos de obesidade e sedentarismo serão apresentados, a partir das discussões presentes no currículo do estado de São Paulo. Após essa etapa, será aplicado o questionário do Bem Estar, de Nahas, bem como faremos o recolhimento dos dados de IMC (Índice de Massa Corporal) dos estudantes. Faremos um debate coletivo com os estudantes, a fim de problematizar os dados obtidos de forma geral. Posteriormente, entregaremos a cada participante um questionário com questões abertas. As diferentes etapas das intervenções, registradas num diário de campo, bem como as respostas ao questionário serão problematizados por meio da criação de categorias analíticas na perspectiva teórica mencionada.

Protocolo: 4032 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIZ FELIPE CHAVES PEREIRA
WELLINGTON LIMA DA SILVA
Professor(es): MARCOS VINICIUS FRANCISCO

Resumo:
O presente estudo tem como objetivos analisar os impactos do Regime Militar sobre a Educação Física, em especial, nas tendências pedagógicas que balizaram a atuação profissional da área e averiguar as relações entre as tendências e abordagens pedagógicas em Educação Física e os seus impactos na produção de conhecimentos da área no período entre 1964-1985. A investigação será do tipo revisão bibliográfica. Serão pesquisados artigos das bases do Lilacs e do Scielo. Os critérios para seleção filtragem dos artigos serão os seguintes: artigos completos, publicados em português e espanhol e produzidos durante os últimos dez anos (2007-2017).

Protocolo: 3928 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JONATAS GABRIEL MACIEL DE LIMA
GABRIEL VINICIUS GARCIA
Professor(es): MARCOS VINICIUS FRANCISCO

Resumo:
Esta pesquisa assume como objetivo analisar as concepções de saúde na Educação Física escolar, difundidas em artigos científicos publicados na base de dados do Lilacs e do Scielo. A tipologia de pesquisa assumida é a revisão sistematizada de literatura. Serão adotadas as bases de dados do Lilacs e do Scielo, estabelecendo-se os seguintes critérios: a) artigos científicos completos; b) publicados nos idiomas em português, espanhol e inglês; c) que tenham sido publicados nos últimos 10 anos de (2007-2017). Esses procedimentos possibilitarão uma análise de como a área tem se posicionado frente ao assunto no processo de produção do conhecimento científico, difundido em artigos publicados em diferentes bases de dados.

Protocolo: 3927 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ELMO FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR
HENRIQUE SANTOS DE OLIVEIRA
Professor(es): MARCOS VINICIUS FRANCISCO

Resumo:
Introdução: É possível observar o aumento de praticantes de atividades físicas em áreas públicas das cidades brasileiras. O exercício físico, além de prazeroso, contribui para a manutenção e prevenção no surgimento de diversas doenças, principalmente do grupo denominado como agraves não-transmissíveis ou doenças crônico-degenerativas (DCD). Dentre tais males, estão doenças como osteoporose, obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial sistêmica, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. O surgimento destas doenças pode se dar em razão de fatores ambientais, comportamentais ou genéticos. No entanto, o grau ou relação de interferência destes fatores ainda não está totalmente esclarecido. Objetivos: O objetivo do presente estudo será observar a relação entre o nível de atividade física (NAF) e a ocorrência de DCD em frequentadores de áreas públicas de Presidente Prudente e região, tendo como base a análise de fatores atenuantes e agravantes. Metodologia: Serão observados 700 frequentadores, residentes nos municípios de Presidente Prudente, Álvares Machado, Pirapozinho, Tarabai, Martinópolis, Santo Anastácio, Indiana, Presidente Epitácio e Presidente Bernardes. Os dados serão obtidos por meio de questionários, compondo anamnese da atividade física, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) para identificação do nível de atividade física (NAF), questionário de morbidade referida baseado no Standard Health Questionnaire, nível educacional e condição socioeconômica. Após o agrupamento das variáveis, será analisada a homogeneidade da amostra com o teste de Levene. A prevalência de DCD será descrita com a análise de frequência de respostas. A possível relação entre os casos de doenças e o NAF será observada com a utilização da correlação bivariada de Pearson. A associação entre a prevalência de doenças em frequentadores de áreas públicas com a de seus familiares será observada com o teste do Qui-quadrado. Os fatores atenuantes ou agravantes serão identificados por meio da realização do cálculo de Regressão Bivariada. Todos os procedimentos estatísticos adotarão o intervalo de confiança de 95 (IC=95) e erro de 5 (p<0,05). Para todos os testes, será utilizado o software com pacote estatístico SPSS 22.0 (IBM®).

Protocolo: 3675 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2016 - 12/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL TEIXEIRA DE BRITO
THAINA OLIVEIRA FELIPE
CARLOS EDUARDO DA SILVA
LUCIANA ALVES ALEIXO
FRANCIONE DA SILVA SOUZA
JULIANA DA SILVA JESUS
FABIO RODRIGO GOUVEIA TEIXEIRA
LUCAS DA SILVA SANTOS
DAYSE MASSUMI IWATA DE SOUZA
MURILLO MARTINS ROGERIO
DIEGO JARDIM DA SILVA
CLAUDIA DE MATOS GONCALVES SILVA
FILIPE COSTA ALVES DE OLIVEIRA
LUANA BATISTA SANTO
GUILHERME BELLONCI CEREJA
ERRISSON MUNIZ MENDES
JOAO ANTONIO NAKANISHI PEREIRA
PAULO HENRIQUE ALEIXO
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O desenvolvimento psicomotor tem grande importância no desenvolvimento humano culminado no desenvolvimento integral do sujeito. No entanto, condições como a deficiência neurológica adquirida pode afetar este desenvolvimento, o que nos remete refletir como viabiliza-lo readequando a esse processo. O presente estudo terá como foco principal pesquisar sobre intervenções e o desenvolvimento psicomotor de estudante que sofreu AVE. Assim sendo, o objetivo desse estudo é analisar as implicações de um Programa de Intervenção Psicomotor para o desenvolvimento dos fatores psicomotores de um estudante com deficiência neurológica adquirida. A amostra será composta por 1 estudantes da rede regular de ensino que tenha sofrido AVE e que tenha idade entre 2 a 11 anos, pois para traçar o perfil motor desse sujeito participante da pesquisa será aplicado o teste (EDM) Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto que só pode ser feito com crianças na faixa etária acima citada. Após a aplicação desse teste, será elaborado um Programa de Intervenção Psicomotor com vistas ao seu desenvolvimento psicomotor que será desenvolvido 2 vezes por semana com duração de 50 minutos em cada intervenção. Ao término de e após 8 intervenções será aplicado novamente o teste EDM que serão apresentados em gráficos no Excel, para serem comparados considerando que entre eles fora realizado o Programa de intervenção psicomotor, e cada intervenção do Programa será apresentada em diário de campo, que identificará as implicações das situações de atividades e aprendizagem sobre o desenvolvimento psicomotor do sujeito participante da pesquisa, o que então serão analisados para a conclusão da pesquisa.

Protocolo: 3655 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2017 - 6/2017 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): MICHEL CAMILO MATIVE
WELLISON DE OLIVEIRA SOUZA
Professor(es): JANAINA PEREIRA DUARTE BEZERRA

Resumo:
Introdução: Exercícios funcionais são antigos instrumentos da Educação Física escolar que, com o passar do tempo, perderam espaço para outros tipos exercícios, atividades e esportes. Os exercícios funcionais são realizados com variações de movimentos simples e complexos que, quando praticados regularmente, proporcionam ampla gama de adaptações benéficas nos sistemas musculoesquelético, nervoso, cardiovascular entre outros. Tais adaptações são percebidas na melhora das capacidades condicionais e coordenativas: a) condicionais: resistência, força, velocidade e flexibilidade; b) coordenativas são: agilidade, coordenação, equilíbrio, orientação espacial, diferenciação cenestésica, reação e ritmo. Sendo assim, a capacidade coordenativa é a que mais pode ser influenciada, pois esta associada com fatores ambientais e da tarefa. Não há estudos atuais sobre os efeitos destes exercícios no desempenho das Habilidades Motoras Fundamentais (HMF)de crianças. Objetivo: Será analisar a evolução das Habilidades Motoras Fundamentais (HMF) de escolares de 8 a 11 anos, após período de prática de exercícios funcionais lúdicos. Material e métodos: participarão 40 escolares de 8 a 11 anos do Projeto Cidade Escola, após o consentimento dos pais. Serão divididos em 2 grupos: grupo atividades regulares do Projeto (ARP, n=20) e grupo exercícios funcionais lúdicos (EFL, n=20). O grupo ARP participará das aulas de Educação Física do Projeto e será apenas avaliado nos mesmos momentos do grupo EFL que praticará 30 min de exercícios funcionais lúdicos, duas vezes por semana ao longo de 2 meses. Serão realizadas avaliações das habilidades motoras fundamentais antes e ao final da intervenção para verificar a evolução dos escolares. Os exercícios funcionais lúdicos serão realizados individualmente, em duplas ou grupos, sempre utilizando o peso do corpo e/ou materiais simples como bastões e bolas. Espera-se que os benefícios sejam maiores que das aulas regulares de Educação Física, pois a variação de movimentos permitirá a ampliação do repertório motor e das capacidades físicas. Será utilizado o teste t de Student para verificar a significância das diferenças entre os grupos no desempenho nos testes, considerando p<0,05.

Protocolo: 3423 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 8/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CHAYENE DORNELAS BARBETA
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
A doença de Chagas, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi (T.cruzi), foi descoberta em abril de 1909 pelo médico e pesquisador brasileiro Carlos Chagas. Existem aproximadamente 6 a 7 milhões de pessoas infectadas com o T. cruzi, em sua maioria na América Latina e mais de 25 milhões de indivíduos em risco de contrair a doença. O ciclo evolutivo do T. cruzi envolve dois tipos de hospedeiros, um invertebrado e outro vertebrado, e três formas evolutivas bem características: amastigota, epimastigota e tripomastigota. Existem diferentes cepas de T. cruzi, que apresentam diferenças genéticas e distintas características imunológicas, biológicas e bioquímicas. Assim, a classificação pode ser de acordo com seu comportamento biológico, em biodema I, II e III; baseada no ambiente em TCI (silvestre) e TCII (doméstico); e de acordo com a origem genética em seis tipos: TCI a TCVI. A cepas Y e JLP, isoladas de pacientes chagásico agudo e chagásico crônico, respectivamente, apresentam capacidades de infecção e dano ao tecido distintas.Dessa forma, a implantação de cultivos axênicos para obtenção de amastigotas de cepas com diferentes características, como a cepa Y e a cepa JLP, permitirá a realização de estudos futuros para uma melhor compreensão de aspectos parasitológicos e imunológicos relacionados à doença. O objetivo deste projeto será comparar o processo de obtenção de amastigotas axênicas de duas cepas diferentes de T. cruzi. Serão realizados cultivos axênicos com duas cepas, a Y de alta virulência e a JLP de baixa virulênica. A eficiência da transformação de epimastigotas de T. cruzi em amastigotas em meio M199 será verificada através da avaliação do tempo de cultura e da quantidade de formas amastigotas obtidas.

Protocolo: 3295 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO NUNES GAVIOLI BONI
Professor(es): THAIS BATISTA DE CARVALHO
ELIANA PERESI LORDELO

Resumo:
Introdução: Atualmente tem se observado grande aumento populacional de idosos, segundo dados do IBGE a população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6 da população brasileira), em decorrência desse aumento da população idosa julga-se importante aumentar a manutenção e qualidade de vida desses indivíduos. Portanto o objetivo deste estudo será investigar os efeitos do treinamento funcional na capacidade de equilíbrio dinâmico de idosos institucionalizados. Metodologia: A pesquisa proposta utilizará o estudo de caso para avaliar se ocorrerá melhoria Na capacidade funcional dos idosos mediante a intervenção realizada. O estudo será realizado em uma instituição de longa permanência da cidade de Presidente Prudente-SP, os participantes serão submetidos a uma avaliação de agilidade e equilíbrio dinâmico, após a aplicação do teste o voluntario será submetido a realização da intervenção a partir do protocolo de treinamento. Após a intervenção será aplicado novamente o teste e então será feita uma comparação dos dados, dado os resultados os mesmos serão apresentados aos indivíduos.

Protocolo: 3383 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ APARECIDA ROCHA
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES

Resumo:
O exercício físico de forma geral provoca alterações anabólicas nos tecidos corporais. Dentre os efeitos benéficos do exercício para o miocárdio, estão a melhora na perfusão sanguínea, aumento da espessura do ventrículo, além dos efeitos indiretos, como redução da gordura corporal, do colesterol, entre outros. Nesse contexto a presente pesquisa pretende avaliar as alterações promovidas pelo exercício, aeróbio e anaeróbio, em diferentes ergômetros, tecido muscular cardíaco de ratos. Para isso serão utilizados 35 ratos, divididos em 5 grupos (n=7): Controle (C), Treinamento Aeróbio em Natação (TAN), Treinamento Resistido em meio aquático (TRA), Treinamento Aeróbio em Esteira Rolante (TAE) e Treinamento Resistido em Escalada (TRE). Os animais dos grupos TAN e TAE foram avaliados quanto a sua capacidade aeróbia por meio do teste de lactato mínimo (Lan), para determinação da carga de treinamento, os grupos TRA e TER realizaram teste de força máxima para o mesmo fim. Após 4 semanas de treinamento os animais foram eutanasiados, e o miocárdio foi retirado para posterior análise histomorfométrica. Serão analisados a área dos cardiomiócitos, volume do núcleo celular, por meio da coloração de Hematoxilina e Eosina, e quantificação do colágeno por picrosírius. Os dados serão analisados estatisticamente por meio do software SPSS v.22, com significância de 5.

Protocolo: 3209 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2016 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANGELA BUENO DE MORAES
LAERCIO DA SILVA CORREIA
LUCAS DA SILVA SANTOS
Professor(es): ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução crônica, cujo principal agente etiológico é o parasita intracelular obrigatório Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. Atualmente, apesar de todo o empenho para sua eliminação, a hanseníase ainda representa um grave problema de saúde pública no Brasil. O contágio dá-se de pessoa a pessoa, através do contato estreito e duradouro com doentes sem tratamento. A doença atinge pele e nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas. O desconhecimento da população geral sobre a hanseníase, ainda é muito grande. A deficiência no conhecimento sobre a doença geralmente acarreta em uma demora no diagnóstico e tratamento, colaborando para o aumento do risco de sequelas permanentes. Dessa forma, acreditamos que a obtenção desta informação na população de doadores de sangue possa contribuir para compreender melhor como a hanseníase é interpretada, afim de promover melhoras em sua divulgação. O objetivo deste trabalho será avaliar o conhecimento sobre a hanseníase em doadores de sangue. Para isto, iremos avaliar doadores de sangue do Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente (n &#61619; 600 indivíduos), sem queixas clínicas, com idade maior ou igual a 18 anos, ambos os sexos e sem histórico prévio de doenças infecciosas. Esta população faz parte do projeto docente conduzido pela orientadora-pesquisadora (protolocolo CCPq/ CAAE: 2359/39826414.8.0000.5515) já aprovado. Para avaliar nosso objetivo será realizada a análise de dados epidemiológicos e do conhecimento sobre a hanseníase obtidos através de questionário. Após a análise dos resultados, serão considerados significativos valores de p < ou = 0,05.

Protocolo: 3117 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TAMIRES DE OLIVEIRA SANTOS
REGINA RAFAEL TEIXEIRA
Professor(es): ELIANA PERESI LORDELO

Resumo:
A doença de Chagas é considerada uma doença negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e na América Latina existem cerca de 12 a 14 milhões de pessoas infectadas e mais de 40 milhões com risco mediante de contrair a doença. O parasito possui um ciclo biológico do tipo heteroxênico, apresentando diferentes formas evolutivas no hospedeiro vertebrado (tripomastigotas e amastigotas) e invertebrado (epimastigotas e esferomastigotas). O diagnóstico laboratorial é diferente para as duas fases da doença: na fase aguda, a demonstração do parasita é baseada em métodos parasitológicos diretos; na fase crônica o diagnóstico laboratorial se encontra comprometido, em virtude da baixa parasitemia, podendo ser realizado por técnicas parasitológicas e imunológicas. A doença de Chagas pode ser curada apenas durante a fase aguda da doença, sendo os casos crônicos acompanhados para avaliar a evolução do paciente dentre quatro diferentes formas: indeterminada, cardíaca, digestiva ou mista. Portanto a doença de Chagas continua a ser um problema de saúde pública e a implantação de cultivos axênicos para obtenção de amastigotas permitirá a realização de estudos futuros para uma melhor compreensão de aspectos parasitológicos e imunológicos relacionados à doença. O objetivo do trabalho será a transformação de epimastigotas de T. cruzi em amastigotas em meio M199. Para isso utilizaremos epimastigotas da cepa Y de T. cruzi mantidas em meio LIT, que serão transformadas em amastigotas após 3 dias de cultura em meio M199 suplementado. A análise dos resultados irá verificar a eficiência da transformação de epimastigotas de T. cruzi em amastigotas em meio M199 através da avaliação da quantidade de formas amastigotas obtidas.

Protocolo: 3294 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA VANESSA DE SOUSA FAVARETO
FERNANDO NUNES GAVIOLI BONI
AMANDA APARECIDA SILVA DE AGUIAR
Professor(es): THAIS BATISTA DE CARVALHO
ELIANA PERESI LORDELO

Resumo:
A imunidade protetora na leishmaniose está associada com eficiente resposta imune celular, e é caracterizada pela produção de citocinas, tais como, IFN-&#947;, TNF-&#945; e IL-12 e a suscetibilidade, está usualmente, relacionada à indução de resposta Th2 e consequente produção de IL-4, e de outros componentes que desativam macrófagos, como IL-10, TGF-&#946; e prostanglandina E2. O TGF-&#946; é uma importante citocina regulatória que participa tanto no início como na resolusão da resposta inflamatória e seu gene, TGFB, é polimórfico, podendo influenciar na produção desta citocina, entretando poucos trabalhos têm avaliado sua a influência sobre as doenças infecciosas. Desta forma, a investigação da distribuição de alelos e genótipos do gene TGFB1+29 nos doadores de sangue será essencial para futuras comparações desta distribuição com a de pacientes com leishmaniose, possibilianto uma mellhor compreensão desta citocina na suceptibilidade e/ou proteção na leishmaniose.Como o controle da doença se baseia, sobretudo, no tratamento dos casos humanos, combate ao vetor e eutanásia do cão sororreagente, principal reservatório da doença em áreas urbanas, a avaliação do conhecimento sobre a leishmaniose poderá contribuir para melhorar medidas de divulgação sobre a doença, contribuindo para a sua prevenção. O objetivo deste trabalho será avaliar a frequência alélica e de genótipos do polimorfismos TGFB1+29 e o conhecimento sobre a leishmaniose em doadores de sangue. Para isto, iremos avaliar doadores de sangue do Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente (n &#61619; 600 indivíduos), sem queixas clínicas, com idade maior ou igual a 18 anos, ambos os sexos e sem histórico prévio de doenças infecciosas. Esta população faz parte do projeto docente conduzido pela orientadora-pesquisadora (protolocolo CCPq/ CAAE: 2359/39826414.8.0000.5515) já aprovado. Para melhor avaliar nosso objetivo será realizada a análise de dados epidemiológicos e do conhecimento sobre a leishmaniose obtidos através de questionário. A genotipagem será em amostras do Biorrepositório sob a resonsabilidade da professora orientadora através da técnica de discriminação alélica baseada em emissão de fluorescência. Após a análise dos resultados, serão considerados significativos valores de p&#61603;0,05.

Protocolo: 2773 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 5/2018 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): PALOMA BARBOSA FERNANDES
Professor(es): ELIANA PERESI LORDELO

Resumo:
O exercício físico é uma ferramenta no combate à obesidade, pois, o mesmo gera uma série de alterações fisiológicas ligadas ao desempenho físico e também a saúde. Assim, o objetivo do estudo será analisar os efeitos do treinamento concorrente no tecido muscular de ratos Wistar induzidos à obesidade através de uma dieta hiperlipídica. Trata-se de um estudo no qual o experimento já foi realizado, porém, com a intenção de se explorar melhor os resultados, pretende-se analisar a área de secção transversa da musculatura dos animais submetidos à aplicação do treinamento de força muscular e dieta hiperlipídica. Assim, foram utilizados 40 ratos machos Wistar subdivididos em 4 grupos: Controle Sedentário (CS); Controle Exercício (CE); Obeso Sedentário (OS) e Obeso Exercício (OE). O treinamento anaeróbio consistiu na execução de saltos verticais, nos quais os animais permaneceram acomodados por um colete sobre uma plataforma metálica. A intensidade (sobrecarga) também foi elevada gradualmente, por questões adaptativas, chegando ao final do treino com uma média de 70 a 75 da massa corporal. O treinamento aeróbio foi realizado em esteira rolante com uma velocidade de 9,75 metros por minuto. O treinamento foi realizado por 3 dias na semana, durante um período de 45 dias. Ao final do treinamento, os animais foram submetidos à eutanásia por meio de uma overdose de Pentobarbital sódico (100mg/kg) e foi removida a porção ventral da cabeça medial do músculo gastrocnêmico. As amostras permanecem congeladas no laboratório de histologia da FCT-UNESP e após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Animal (CEUA) da Unoeste, serão realizados os cortes em micrótomo rotativo e posteriormente serão corados com hematoxilina e eosina (HE) e azul de toluidina. Assim, serão analisadas 10 lâminas, e observadas 100 fibras musculares em cada lâmina por meio do microscópio óptico Zeiss "Primo Star", fotomicrografados pela câmera Canon Power Shot A650 IS. Para avaliação do grau de hipertrofia das fibras musculares será utilizado o sistema de análise de imagem computadorizada, pelo software AxioVision 4.8. Após a obtenção dos dados, será realizado o teste de Shapiro-wilk para verificar normalidade. Caso apresentem distribuição normal, será utilizado o teste de análises múltiplas ANOVA para comparação entre médias, seguido do Pós-teste de Tukey para a comparação entre grupos. Caso não apresentem normalidade, será utilizado o teste de Kruskal-Wallis com Pós-Teste de Dunn. Os testes serão realizados com intervalo de confiança de 95 (IC=95) e erro de 5 (p<0,05). Para tal, será utilizado o software com pacote estatístico SPSS 22.0.

Protocolo: 2742 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALYSSON CHRISTIAN JESUS PEREIRA
PAULO HENRIQUE ALEIXO
VITOR PAULINO CAPELOTI
SERGIO RUIZ FERREIRA
Professor(es): ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O CrossFit é um método de treinamento que se utiliza de exercícios funcionais e outros, realizados de forma intermitente e em alta intensidade, para melhora de diversas capacidades físicas, proporcionando elevado nível de condicionamento físico. O número de boxes licenciados e de praticantes cresce a cada dia em razão do modelo de treinamento e da grande publicidade da marca. Apesar do crescente número de praticantes, ainda há poucas informações sobre quem são eles, o que os motiva e o que pensam a respeito do método. Por isso, o objetivo do estudo será realizar um levantamento de informações junto aos praticantes de CrossFit para traçar seu perfil. Será realizado um estudo transversal, quantitativo e descritivo. A amostra será constituída de 300 voluntários com idade de 18 a 60 anos, praticantes de CrossFit em boxes licenciados nas cidades de Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba e Votuporanga. Será aplicado um questionário contendo perguntas sobre a faixa etária, o perfil sócio-econômico, objetivos, tempo e frequência de prática, práticas anteriores, efeitos do treinamento e ocorrência de lesões. Em Presidente Prudente o questionário será aplicado por meio de contato direto com os praticantes no local de realização dos treinamentos da modalidade. Nas outras cidades o questionário será aplicado no formato de Formulário Google, com respostas online. Em ambos os casos, os praticantes não precisarão se identificar. Será utilizada estatística descritiva para organização, cálculos de frequência e apresentação dos dados em valores absolutos e relativos.

Protocolo: 2693 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 7/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CHAYENE DORNELAS BARBETA
DANIEL DA SILVA CANHIN
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
Para obter um corpo perfeito, as pessoas estão se regrando em alimentação saudável, atividades físicas e até uso de substâncias para aumentar o desempenho e massa muscular como o suplemento alimentar. O uso dessas substâncias pode causar alterações na região da laringe, que é composta por cartilagens e músculos, podendo causar modificações na qualidade vocal. Sabendo dessas informações, este estudo tem por objetivo analisar a frequência fundamental (F0) de mulheres que praticam exercícios físicos e utilizam suplementos alimentares, a fim de verificar modificações da qualidade vocal, comparando com um grupo controle. A metodologia será realizada com avaliação de analise acústica, avaliação perceptivo-auditiva de 45 participantes do sexo feminino com idade entre 20 e 40 anos, sendo 15 mulheres do grupo controle não fumantes, não fazem atividades físicas e que não fazem uso de suplementos alimentares, 15 mulheres do grupo não fumantes, fazem atividades físicas e que não fazem uso de suplementos alimentares e 15 mulheres não fumantes que fazem atividades físicas e usam regularmente suplementos alimentares. Os resultados obtidos serão analisados e comparados utilizando para o estudo o teste T de Student, com nível de significância de 0,05.

Protocolo: 2639 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 3/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THAISE MONICA DE AZEVEDO
Professor(es): MEIRE APARECIDA JUDAI BARRETTO
MARCEL ADILSON MARANGONI
DÉBORA GODOY GALDINO

Resumo:
INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, vem ocorrendo um aumento do número populacional de idosos. O envelhecimento quando não está ligado à expressão ativo, é compreendido como um sinônimo de perca, regressão e de incapacidades. O exercício físico é considerado uma das melhores maneiras de manutenção e melhora da saúde. Apesar de comprovado a eficácia do exercício físico contra os efeitos do envelhecimento, ainda há um aumento no sedentarismo. Dessa forma devemos estimular a prática de exercícios para os idosos, ainda que algumas dificuldades socioeconômicas e culturais atrapalhem a participação de idosos em grupos de atividade física. O presente estudo justifica-se pela falta de estudos que nos ajudam a entender as razões de busca, permanência e desistência dos idosos em programas de exercícios físicos regulares. OBJETIVOS: Caracterizar e compreender os fatores que tenham relação direta com a motivação de idosos na participação de projetos de exercício físico. Além de analisar os fatores responsáveis de permanência e desistências. MÉTODOS: Estudo será de caráter transversal, retrospectivo e quantitativo, com aplicação de questionário em forma de entrevista. Amostra será constituída de sujeitos com 60 anos ou mais, participantes e ex-participantes de um grupo de atividades físicas na cidade de Taciba-SP. Os participantes da pesquisa serão avaliados por meio de um questionário adaptado, aplicado em modo de entrevista, constando os seguintes dados: identificação, tempo de participação, motivação para permanência, adesão, benefícios e motivos da desistência. Os questionários serão aplicados em dois grupos: grupo de idosos participantes do programa de exercícios físicos e que permaneçam treinando e participando até o mês de outubro de 2015 (GT), e o grupo desistente (GD), com a aplicação do questionário em idosos que desistiram do programa de atividades físicas (ex-participantes) entre o período de junho de 2014 a junho de 2015. Os dados coletados serão organizados e analisados em uma planilha de dados digitada no Programa Microsoft Excel®. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se obter informações importantes quanto às ações que poderão ser desenvolvidas para a manutenção e adesão das pessoas assim como entender os motivos das desistências e articular meios de reduzir tal situação.

Protocolo: 2619 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITOR DOUGLAS DA COSTA
BRUNO DIAS MACHADO
Professor(es): WEBER GUTEMBERG ALVES DE OLIVEIRA
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, a população brasileira está passando por mudanças devido ao aumento significativo da população idosa. Envelhecer é universal, natural e irreversível, acompanhada com suas próprias e marcantes características, como a diminuição da capacidade funcional e a força muscular, sendo o sedentarismo um fator que acelera essas características e atividade física a melhor maneira de prevenção. É obrigação do Estado garantir a proteção à vida e à saúde, com políticas sócias públicas que permitam um envelhecimento saudável. Visto isto temos a implementação das Academias da Terceira Idade. Em suma, a escolha deste tema justifica-se pela escassez de publicações científicas dentro da nossa realidade que nos mostrE se os idosos frequentadores das Academias da Terceira Idade (ATIs) conhecem as consequências que a atividade física feita realizada de maneira inadequada e sem orientação acarreta para o declínio de sua saúde física. OBJETIVOS: Avaliar a autopercepção de idosos praticantes de atividade física em ATIs em relação aos efeitos positivos e negativos que decorrem da prática de exercícios sem orientação especializada. METODOLOGIA: O estudo será do tipo transversal, com aplicação de inquérito em forma de entrevista, elaborado pelos autores do presente projeto de pesquisa, em idosos de ambos os sexos, com idade cronológica igual ou superior a 60 anos. Serão excluídos do estudo idosos que não aceitarem assinar o termo de consentimento livre e esclarecido ou não responderem ao inquérito completo. As entrevistas serão realizadas em duas cidades, Bastos-SP e Martinópolis-SP, sempre no período da manhã, no mês de setembro de 2015. A escolha das ATIs será realizada na forma de sorteio aleatório. Serão selecionadas quatro ATIs em cada cidade, compondo um total de 40 idosos participantes em cada cidade. Para analisar a normalidade dos dados será utilizado o teste de Komogorv-Smirnov. A correlação de Pearson analisará a correlação entre as variáveis contínuas. O intervalo de confiança adotado será de 95. O valor de significância será igual ou menor a 5. O software estatístico utilizado será o SPSS versão 15.0. RESULTADOS ESPERADOS: Esperamos encontrar idosos que conheçam sobre alguns dos benefícios da atividade física sobre a saúde, e também esperamos encontrar idosos que não saibam a respeito dos prejuízos à saúde decorrentes da pratica inadequada sem orientação especializada.

Protocolo: 2651 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO DACOME PORTELLA
ANA FLAVIA DOS SANTOS GUEDES
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
ALINE DUARTE FERREIRA
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
A prática de capoeira é importante para nossa sociedade, pois além de tratar de um tema cultural ela também engloba a saúde. Sua prática envolve aspectos cognitivos, afetivos e motores além dos sociais. Sabe-se que a capoeira aplicada com respaldo teórico atua de forma que o desenvolvimento motor e seus aspectos predominantes nessa faixa etária sejam enriquecidos através dos movimentos e expressões. Objetivos: avaliar o desenvolvimento motor de crianças praticantes de capoeira, em uma escola da rede municipal na cidade de Presidente Prudente-SP. Métodos: Participarão do estudo 20 crianças de ambos os sexos, com idade cronológica entre 8 e 11 anos, que deverão realizar três meses de treinamento de capoeira, com frequência de duas aulas por semana e duração de uma hora em uma escola especializada localizada na cidade de Presidente Prudente-SP. Será aplicado o ensino de capoeira. Para a avaliação do nível do desenvolvimento motor será utilizado como instrumento a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), que compreende em um conjunto de tarefas diversificadas de diferentes setores de desenvolvimento, permitindo definir a idade motora em que esta criança se encontra. A avaliação será realizada antes do início do treino de capoeira e após três meses de treinamento. Para a análise estatística será utilizado o software estatístico SPSS (versão 13.0). As variáveis serão expressas em frequências e proporções. Tratando-se de uma amostra de distribuição normal, serão utilizados testes paramétricos, como "t" de Student, análise de variância (ANOVA) ou se necessário Tukey. Já se a distribuição for não normal serão utilizados os testes não paramétricos, como Mann-Whitney e Kruskal-Wallis ou se houver necessidade o Dunn. Será considerado estatisticamente significativo p<0.05. Espera-se que após a prática de capoeira as crianças apresentem idade motora maior a inicial enfatizando os aspectos da prática da capoeira, que possivelmente contribuirão para o avanço no desenvolvimento motor.

Protocolo: 2374 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VALERIA CREMA BONI
Professor(es): ALINE DUARTE FERREIRA
RAFAEL CÉSAR FERRARI DOS SANTOS

Resumo:
A reabilitação cardíaca tem mostrado grande eficiência para que o paciente acometido por um evento cardiovascular voltasse à vida normal retomando as atividades cotidianas. O estudo tem como objetivo avaliar parâmetros cardiometabólicos de indivíduos submetidos a reabilitação cardiovascular, em uma clínica escola do interior do estado de São Paulo, dados esses coletados por acadêmicos de fisioterapia no período de três anos anteriores (2011-2013). Serão avaliados indivíduos cardiopatas de ambos os gêneros, com média de idade de 55 anos, e que realizaram no mínimo 4 anos de programa de reabilitação. Serão avaliados dados do prontuário no que se refere aos parâmetros cardiometabólicos como consumo de oxigênio máximo corporal (VO2 max); pressão arterial em repouso e em nível submáximo; distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos; duplo produto e consumo de oxigênio pelo miocárdio, índice de massa corporal. Os resultados serão apresentados em média ± desvio padrão e os dados serão avaliados por ANOVA. Será considerado significante o p < 0,05. Pretende-se com este estudo avaliar se os fatores de riscos e estes parâmetros estejam controlados no decorrer do período da reabilitação.

Protocolo: 2247 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILLA SILVA BERBERT
AMANDA MARQUES SOARES
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI

Resumo:
O Mycobactetium tuberculosis é o principal agente etiológico da tuberculose (TB), sendo responsável pela infecção de um terço da população mundial, cerca de dois bilhões de pessoas. O diagnóstico presuntivo da TB pulmonar se faz pelos dados clínicos e radiológicos e a confirmação do diagnóstico é obtida pela baciloscopia e/ou cultura. Apesar da cultura ser considerada o padrão ouro de diagóstico para a TB, apresentando alta sensibilidade, tem como principal desvantagem a demora na definição do diagnóstico e como a tuberculose é letal sem tratamento, uma rápida diferenciação entre o M. tuberculosis e as micobactéiras não tuberculosas (MNT) seria essencial para a condução de um tratamento adequadado. Alguns estudos tem avaliado a utilidade de se detectar o fator corda para a iden¬tificação presuntiva da TB, já que a maioria das espécies de MNT não apresenta essa caracterís¬tica, acelerando a identificação do M. tuberculosis e os testes de suceptibiidade à drogas. O objetivo deste estudo será padronizar a detecção do fator corda para a identificação presuntiva do Mycobacterium tuberculosis no laboratório de microbiologia da Univerdade do Oeste PaulistaUNOESTE. Para isso, iremos avaliar a presença do fator corda em esfregaços micobacterianos corados pela técnica de Ziehl-Neelsen e comparar os resultados obtidos para detecção do fator corda no laboratório de microbiologia da Univerdade do Oeste PaulistaUNOESTE com os obtidos no Instituto Lauro de Souza Lima para identificação presuntiva do Mycobacterium tuberculosis. Esperamos assim incorporar a detecção do fator corda em projetos futuros a serem realizados na UNOESTE.

Protocolo: 2170 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULO HENRIQUE MARQUES FRANCO
DANIELA ADELIA FERNANDES
PRISCILLA YUKARI UENO
Professor(es): LEONILDA CHIARI GALLE
ELIANA PERESI LORDELO

Resumo:
Introdução: Em um futuro bem próximo, o número de idosos aumentará consideravelmente, com isso, a preocupação em se ter instituições de longa permanência que garantam uma boa qualidade de vida aos idosos residentes cresce também, assim como o incentivo ao idoso viver com autonomia. Objetivos: comparar o grau de independência de idosos institucionalizados residentes em uma instituição de longa permanência da cidade de Presidente Bernardes-SP com idosos não institucionalizados residentes na mesma cidade. Métodos: Para tanto, serão selecionados de forma aleatória 20 idosos de ambos os gêneros, com idade entre 70 e 80 anos, sendo 10 idosos moradores na referente instituição e 10 idosos não institucionalizados residentes em seus próprios lares, frequentadores de um programa de atividade física voltada a terceira idade na mesma cidade. Para avaliar o nível de independência dos participantes idosos, será utilizado como instrumento o questionário de Barthel que visa verificar o grau de assistência exigido, em dez atividades (alimentação, banho, higiene pessoal, vestir-se, controle da bexiga, do intestino, transferências cadeira e cama, deambulação e subir e descer escadas). As entrevistas ocorrerão entre os meses de agosto e setembro de 2014. Para a análise estatística será utilizado o software estatístico SPSS (versão 13.0). As variáveis contínuas serão submetidas a análise da normalidade dos dados e caso sejam considerados normais, empregar-se-á o teste "t" independente para a comparação entre os grupos. Caso os dados sejam considerados não normais o seus referentes não paramétricos serão aplicados. Será considerado estatisticamente significativo p<0.05. Espera-se constatar que os idosos não institucionalizados consigam realizar suas tarefas de maneira independente, e que o maior grau de dependência funcional realmente esteja associado aos idosos institucionalizados que normalmente contam com a ajuda dos funcionários da instituição para realizar a maior parte das tarefas básicas da vida diária.

Protocolo: 2081 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLAUDEMIR BENTO SIMAO
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ALINE DUARTE FERREIRA
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Delineamento transversal. Introdução: A vigorexia e o uso de Esteroides Anabolizantes Andrógenos (EAA) vem apresentando um sério nível de preocupação mundial. Objetivo: Determinar a prevalência de vigorexia e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação da cidade de Presidente Prudente. Metodologia: Será aplicado um questionario contendo informações sócio-demograficas, especificas sobre vigorexia e uso de anabolizantes a voluntários com idade &#8805; 18 anos de ambos os sexos escolhidos aleatoriamente em 50 do total de academias de Presidente Prudente totalizando 320 voluntários. Espera-se com este estudo estabelecer parâmetros epidemiológicos sobre vigorexia e uso de anabolizantes na cidade de Presidente Prudente.

Protocolo: 1717 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RICARDO AUGUSTO SILVA
VITOR SILVA CORREA
LETICIA GUEDES DE OLIVEIRA
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO

Resumo:
Introdução: Estudos comprovam que exercícios físicos durante a gestação previnem doenças cardiorrespiratória, cardiovascular entre outras, diminuindo os riscos de complicações durante o parto tanto da mãe quanto da criança, além de auxiliar a mãe em uma melhor recuperação pós-parto. Objetivos: avaliar o nível de atividade física de gestantes durante o segundo trimestre gestacional; avaliar se ocorrem mudanças nos hábitos relacionados à atividade física durante esse período gestacional;relacionar os níveis da atividade física com variáveis sócio-demográficas. Métodos: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal que será desenvolvido na cidade de Presidente Prudente-SP, especificamente no bairro Vila Real, onde serão convidadas a participar gestantes frequentadoras da Unidade Básica de Saúde Vila Real que fazem acompanhamento médico gestacional e encontram-se no segundo trimestre gestacional. Entre os meses de janeiro a maio de 2014 serão avaliadas 20 gestantes que se encontram no segundo trimestre gestacional. Na abordagem inicial Será aplicado inicialmente um questionário para investigar as características demográficas, socioeconômicas e obstétricas das participantes. Será utilizado o Questionário de Atividade Física para Gestantes (QAFG) para avaliar o nível de atividade física validado para a população brasileira. O questionário capta o gasto energético em METs; para tanto é classificado quanto à Intensidade em "sedentário" (<1,5 METs), "leve" (1,5 a <3,0 METs), "moderado" (3,0 a 6,0 METs) e "vigoroso" (>6,0 METs). Para a análise estatística será utilizado o software estatístico SPSS (versão 13.0). Inicialmente será realizada uma análise descritiva das variáveis demográficas, socioeconômicas, e obstétricas. A distribuição dos dados referente ao Questionário de Atividade Física para Gestantes será avaliada por meio do teste Shapiro-Wilk para comprovar a normalidade dos dados. Para a comparação entre as variáveis do questionário será utilizado o teste para medidas repetidas ANOVA. O nível de significância adotado será de 5.

Protocolo: 1752 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2013 - 11/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PEDRO HENRIQUE ANDRADE RODELLA
Professor(es): ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Nas últimas décadas, as doenças crônicas não transmissíveis se tornaram importante problema de saúde pública e dentre elas destacam-se as doenças cardiovasculares (DCV). Tais doenças apresentam como fatores de risco (FR) a hipertensão arterial, obesidade, inatividade física, dentre outros, e neste contexto é importante se estudar as intervenções que existem a fim de prevenir DCV ou deter os FR. Os fatores de risco para doenças cardiovasculares e a inatividade física são comumente associados em diversas pesquisas realizadas em diferentes regiões dos pais. Apesar da veracidade dos resultados encontrados nesses trabalhos, é de extrema importância analisar as associações entre os níveis de pratica da atividade física e os fatores de risco predisponentes as doenças cardiovasculares dos indivíduos residentes em diferentes bairros da cidade de Presidente Prudente. Objetivo: Avaliar a prevalência de hipertensão arterial, sobrepeso ou obesidade e nível de atividade física em participantes de um programa de Extensão Universitária. Métodos: Serão coletados dados durante a realização de atividades de extensão universitária na cidade de Presidente Prudente (serviço prestado à comunidade), por acadêmicos da fisioterapia no ano de 2013. Este estudo terá característica transversal e analisará 300 indivíduos que participarão das Atividades de Extensão Universitária, vinculados ao Projeto de Extensão Universitária intitulado "Mutirão da Saúde". A hipertensão arterial será avaliada por meio indireto. Serão classificados com sobrepeso ou obesidade pelo o índice de massa corporal. O nível de atividade física será avaliado pelo questionário de Baecke e pelo IPAQ versão curta. Para análise dos dados será realizada estatística descritiva.

Protocolo: 1481 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2013 - 1/2014 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GIELITTA MURARO DE SOUZA
ALINE FERREIRA LIMA GONCALVES
STEFANY SOUZA DE MORAES
NAYANE APARECIDA DE BRITO
Professor(es): RENATA AUGUSTA BELONI DIGIOVANI
LUCIANE DE SOUZA ROMERO
ROSANGELA CRISTOVÃO FERREIRA
FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ANDRE LUIS SILVESTRE

Resumo:
A introdução da crioterapia após partida de futebol, influência na redução de parâmetros bioquímicos minimizando a fadiga muscular e os riscos de lesões dos jogadores. No estudo a ser realizado pretende-se obter resultados satisfatórios e de maior entendimento já que estudos anteriores não obtiveram resultados para que se possa afirmar que os efeitos da crioterapia em parâmetros bioquímicos após a partida de futebol, trará ou não melhoras tanto no rendimento do jogador, como na recuperação muscular pós esforço.O objetivo deste estudo é analisar a influência da crioterapia sobre parâmetros bioquímicos no período de recuperação dos jogadores imediatamente 24,48 e 72 horas após exercício físico intenso. Comparar o nível sérico de CK e LDH após esforço intenso com e sem crioterapia.Comparar a remoção de lactato após a atividade física com e sem crioterapia. Verificar o efeito modulador da crioterapia na lactacedemia 5, 15 e 25 minutos após partida de futebol. Verificar se após esforço intenso o jogador ao realizar a crioterapia terá a diminuição da fadiga muscular e a recuperação dos tecidos musculares danificados após a partida .O projeto refere-se a um estudo Prospectivo, há pesquisa se dará por meio de levantamento bibliográfico, teórico-conceitual. Serão voluntários desta pesquisa 20 atletas. Para a aplicação da crioterapia de imersão será utilizado um recipiente de plástico com a capacidade média de 250 litros de água, utilizando blocos de gelos juntamente com a água.

Protocolo: 1359 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DENIS LEITE LEMOS
MURILO TETILA FELIX
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO

Resumo:
O exercício físico provoca aumento do metabolismo e do gasto de energia. Além do gasto aumentado durante o esforço, o consumo de oxigênio continua aumentado no período de recuperação para a compensação do débito de oxigênio que ocorre no início do esforço. Sabe-se que a magnitude do gasto energético pós-esforço está diretamente relacionada com o tipo, tempo e a intensidade do exercício realizado, porém não são encontrados valores do gasto para muitos dos exercícios. O objetivo será avaliar o comportamento do consumo de oxigênio e a magnitude do gasto energético ao longo de um período de duas horas após diferentes exercícios praticados por indivíduos fisicamente ativos. Serão avaliados 15 indivíduos fisicamente ativos do sexo masculino com idade entre 18 e 36 anos. Inicialmente serão medidos peso, altura, dobras cutâneas e circunferências, calculado o percentual de gordura e a massa magra. Os sujeitos realizarão os exercícios de caminhada, corrida, musculação, ciclismo e natação em diferentes sessões separadas por intervalo de 48 h. O consumo de oxigênio será medido durante três minutos imediatamente antes de cada sessão de treinamento (duração de 40 min) e no período de recuperação, ao longo de duas horas, nos tempos: 0, 20, 40, 60, 90 e 120 minutos, sempre com o sujeito sentado. A significância das diferenças entre os diferentes exercícios será determinada por ANOVA e a correlação entre consumo de oxigênio e a massa magra, pelo coeficiente de correlação linear de Pearson (p<0,05).

Protocolo: 918 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2011 - 11/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO VITOR BRANQUINHO CORREA
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
MANOEL CARLOS SPIGUEL LIMA
ALESSANDRO PIERUCCI

Resumo:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema que interfere na vida familiar, afetiva, social e escolar do indivíduo fazendo com que este apresente dificuldades em manter a atenção em determinadas atividades. Pode ser encontrado em crianças, adolescentes e adultos. A prevalência do transtorno é de 3 a 6 no mundo e, no Brasil pode chegar a 13 (ROMAM, ROHDE, HUTZ, 2002; FONTANA, 2005). Essa proposta de estudo tem como objetivo Geral identificar que tipo de formação, inicial e continuada, o professor de Educação Física recebeu para trabalhar com crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeTDAH. Especificamente pretendemos compreender quais saberes são necessários ao professor de Educação Física para trabalhar com crianças com TDAH, e identificar as principais dificuldades do professor de Educação Física no trabalho com essas crianças. Para tanto será realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Participarão do estudo duas escolas municipais de Pirapozinho (SP). O grupo envolvido no estudo será formado por seis professores de Educação Física que atuam nas respectivas escolas. Será utilizado como instrumentos de coletas de dados um questionário contendo questões abertas no qual os informantes responderão por escrito questões estruturadas relacionadas ao tema. Os dados serão submetidos a um procedimento de analise qualitativo.

Protocolo: 819 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2011 - 4/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VIVIANE DA SILVA
Professor(es): JAQUELINE BATISTA DE OLIVEIRA COSTA

Resumo:
O processo de envelhecimento trás consigo inúmeras alterações que acabam por refletir na qualidade de vida dos idosos, dentre elas, declínio da força muscular e do estado cognitivo. A força muscular tem impacto relevante na autonomia do indivíduo, sendo correlacionada com a longevidade. Portanto, força de preensão manual tem sido empregada como um método de avaliação geriátrica multidimensional. A percepção subjetiva de esforço (PSE) é uma medida indireta do esforço, ultimamente investigada por diversos pesquisadores. A escala de percepção subjetiva de esforço vem sendo utilizada na prescrição de exercícios de musculação, por se tratar de uma ferramenta rápida, simples e eficaz. O estado cognitivo é influenciado pela força muscular, bem como o nível de escolaridade, idade, sexo e estilo de vida saudável. Sendo assim, o envelhecimento tem mostrado exercer influência na capacidade de força muscular e percepção de determinado desempenho. Por isso este estudo terá como objetivo determinar a habilidade da percepção subjetiva de esforço em predizer a força de preensão manual submáxima e máxima por meio da escala modificada de Borg (EMB) em pessoas idosas. Para tanto, 45 idosos com idade superior a 60 anos e saudáveis serão analisadas. O dinamômetro manual será utilizado para mensurar a força muscular de preensão manual e a EMB para analisar o esforço percebido. Após serem coletados os dados, irá ser empregada a análise de variância para medidas repetidas para realizar a comparação da força muscular de acordo com a percepção subjetiva de esforço nas distintas intensidades. O nível de significância adotado será de p<0,05.

Protocolo: 660 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA DE MATTOS OISHI
Professor(es): VAGNER RASO

Resumo:
A falta de disciplina na escola consiste num dos grandes obstáculos pedagógicos dos dias atuais. Na escola ela se manifesta, especialmente, por meio do desrespeito as normas, regras e valores que garantem o convívio harmonioso entre as pessoas na instituição. A capoeira, enquanto atividade sócio-educativa que exige do praticante respeito, autocontrole, auto-disciplina e dedicação, pode favorecer o desenvolvimento de valores, tais como: a cooperação, a solidariedade, o respeito ao próximo, necessários ao convívio grupal. Nesse sentido, a presente proposta de estudo tem como objetivo verificar o efeito da aprendizagem da capoeira por meio do trabalho com valores morais sobre a (in)disciplina de alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto será realizada uma pesquisa participante, de caráter qualitativo, junto a duas turmas de alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental em duas escolas públicas de Pirapozinho/SP. Participará do estudo um total aproximado de cinqüenta alunos. Em ambas as escolas desenvolvem-se projetos de capoeira. Os alunos serão submetidos a uma série de atividades grupais que envolvam a discussão e a vivencia em valores. Durante as aulas de capoeira as crianças serão observadas quanto a prática e o respeito às regras disciplinares. Serão feitas e registradas (em diário de campo) as observações a fim de acompanharmos os avanços das crianças. Também contribuirão com essa investigação a diretora da escola e as respectivas professoras das turmas que participam do projeto. Com esses sujeitos serão realizadas entrevistas para identificarmos o efeito da capoeira, sobre a conduta (in)disciplinar do aluno no espaço escolar. Os dados coletados serão submetidos a um tratamento de análise qualitativa.

Protocolo: 550 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 6/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FABRICIO AUGUSTO RIBEIRO
Professor(es): JAQUELINE BATISTA DE OLIVEIRA COSTA

Resumo:
Resumo Nos últimos anos, muito vem se discutindo a respeito da utilização do alongamento principalmente no campo da reabilitação e na prática esportiva. O objetivo deste estudo será analisar o efeito do método de alongamento estático sobre o desempenho da força dinâmica no exercício de supino. Serão selecionados 20 voluntários do gênero feminino com idade entre 18 e 25 anos. Os voluntários serão divididos em dois grupos (GCGrupo Controle e GEGrupo Experimental). Será determinada uma repetição máxima (1 RM) no movimento de supino e posteriormente determinados 90 da carga máxima para a execução dos exercícios. Para a coleta de dados, será seguido o seguinte procedimento: G1 - alongamento estático com duração de 30 segundos e série de exercícios no aparelho de supino a 90 da carga máxima; GCnão realizará alongamento estático, somente a série de exercícios no aparelho a 90 da carga máxima. Os voluntários terão que realizar o maior número de repetições (RM). O teste de repetições máximas será executado isoladamente e imediatamente após o alongamento. A estatística descritiva (média e desvio-padrão) será utilizada para a caracterização da amostra. Para verificação da homogeneidade será realizado o teste de Levene, já para a comparação entre os grupos e os testes de repetições máximas será utilizados a Análise de Variância (ONE WAY ANOVA) e um teste Post Hoc (Scheffé).

Protocolo: 319 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2010 - 1/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALEXANDRE PERES CHICO
Professor(es): MARCELO CLAUDIO AMARAL SANTOS

Resumo:
Exercício em bicicleta ergométrica e corrida em esteira são atividades aeróbicas que induzem várias adaptações benéficas, principalmente nos sistemas muscular e cardiorespiratório. Apesar de ambos serem aeróbicos e cíclicos, possuem também algumas diferenças que resultam em variações nos parâmetros fisiológicos, no gasto de energia e na percepção subjetiva de esforço. Por isso, nosso objetivo será comparar os parâmetros fisiológicos de freqüência cardíaca, ventilação, consumo de oxigênio, gasto energético e percepção subjetiva do esforço durante exercício realizado em esteira e bicicleta ergométrica na intensidade do limiar anaeróbico. Participarão oito voluntários do sexo masculino, com idade de 20 a 30 anos, fisicamente ativos (consumo máximo de oxigênio de 50 a 60 mL/Kg/min). Serão submetidos a testes em bicicleta ergométrica e esteira para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx) e limiar anaeróbico (LAn) num intervalo de dois dias entre um e outro. Após os testes, realizarão duas sessões de exercício, uma em bicicleta ergométrica e uma em esteira com duração de 30 min cada uma delas e na intensidade do LAn determinado nos testes iniciais. Durante as sessões serão avaliados o consumo de oxigênio, a ventilação, o gasto energético, a freqüência cardíaca, a lactacidemia e a percepção subjetiva do esforço (Escala de Borg 6-20). Para comparação entre as variáveis dos testes de bicicleta ergométrica e esteira para determinação do VO2 máx e LAn será utilizado Teste t. Para comparação das variáveis analisadas durante as sessões de treinamento será utilizada ANOVA one way e entre as variáveis das sessões e os exercícios de bicicleta ergométrica e esteira será utilizada ANOVA two way, considerando p<0,05.

Protocolo: 238 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2010 - 10/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): NEIVA MAGALI JUDAI GOMES
MICHELINE CARDOSO
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
MANOEL CARLOS SPIGUEL LIMA

Resumo:
A presente pesquisa, intitulada"A prática do professor de Educação Física Escolar: Perspectivas de inclusão"tem como objetivo principal analisar as práticas dos professores em suas aulas, e sua conduta perante os alunos, descrevendo atitudes que potencializem ou não a exclusão e/ou o preconceito instalado na comunidade de alunos envolvidos. Torna-se necessário relatar a real importância da disciplina, sob a perspectiva de inclusão e de aceitação das diferenças, devido a enorme diversidade de alunos existentes nas aulas de Educação Física Escolar, e no ambiente educacional, e também a grande dificuldade que os profissionais da área encontram para lidar com essa "Pluralidade". Não se trata, portanto, de delimitar o presente estudo dentro de uma vertente voltada aos portadores de necessidade especiais, visto que uma grande contribuição sobre o tema já está a disposição dos estudiosos, mas, ampliar o foco para todos os alunos que podem e devem ter o seu direito a uma Educação Física Escolar que respeite a sua individualidade e diversidade. O presente projeto consistirá em uma pesquisa de campo e será utilizada uma abordagem dialética, com o objetivo de gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos, envolvendo verdades e interesses das populações, com uma abordagem qualitativa, para a resolução do problema proposto, pois considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido somente em números. Com relação aos objetivos desta pesquisa ela será descritiva, pois, levará em consideração a amostra de professores selecionados, com relação ao processo denominado inclusão/exclusão. Palavras-chave: Educação Física Escolar. Inclusão e Exclusão. Formação. Perspectivas.

Protocolo: 148 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2009 - 12/2010 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): EMERSON JOSE LIMA DA SILVA
Professor(es): HELENA FARIA DE BARROS

Resumo:
NA PRÁTICA DA NUTRIÇÃO É FUNDAMENTAL A DETERMINAÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO DE REPOUSO (GER) PARA MELHOR ADEQUAÇÃO DO VALOR CALÓRICO DA DIETA A SER PRESCRITA. EXISTEM MÉTODOS DIRETOS (CALORIMETRIA DIRETA) E INDIRETOS (CALORIMETRIA INDIRETA E EQUAÇÕES) PARA ESSA DETERMINAÇÃO. A CALORIMETRIA DIRETA É O MÉTODO MAIS PRECISO, NO ENTANTO O EQUIPAMENTO É MUITO DISPENDIOSO PARA UTILIZAÇÃO NO DIA-A-DIA DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA. A CALORIMETRIA INDIRETA TAMBÉM APRESENTA BOA PRECISÃO, MAS TAMBÉM REQUER EQUIPAMENTO RELATIVAMENTE DISPENDIOSO. AS EQUAÇÕES SÃO MENOS PRECISAS, PORÉM PODEM SER UTILIZADAS COM UMA SIMPLES CALCULADORA OU NOS SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA NUTRICIONISTAS, ONDE JÁ ESTÃO INSERIDAS. OS VALORES OBTIDOS COM AEQUAÇÕES PODEM SER SUBESTIMADOS OU SUPERESTIMADOS, POR ISSO, NESTE ESTUDO O OBJETIVO SERÁ FAZER A COMPARAÇÃO DOS VALORES DE GASTO ENERGÉTICO DE REPOUSO OBTIDOS PELO MÉTODO DA CALORIMETRIA INDIRETA COM OS VALORES OBTIDOS POR MEIO DAS EQUAÇÕES DE PREDIÇÃO. SERÃO ESTUDADOS 15 VOLUNTÁRIOS DO SEXO MASCULINO E 15 DO SEXO FEMININO COM IDADE ENTRE 18 E 28 ANOS, QUE TENHAM VALOR DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) ENTRE 20 E 25 Kg/m², NÃO SEJAM GESTANTES OU LACTANTES, NÃO ESTEJAM FAZENDO USO DE DIETA HIPOCALÓRICA PARA PERDA DE MASSA CORPORAL, NÃO PRATIQUEM ATIVIDADES FÍSICAS COM REGULARIDADE E NÃO TENHAM QUALQUER PROBLEMA DE SAÚDE. SERÃO REALIZADAS MEDIDAS DE MASSA CORPORAL, ESTATURA, DOBRAS CUTÃNEAS E CIRCUNFERÊNCIAS. A CALORIMETRIA INDIRETA SERÁ REALIZADA POR MEIO DA MEDIDA DO CONSUMO DE OXIGÊNIO (VO2) EM APARELHO ANALISADOR DE GASES. A COINCIDÊNCIA ENTRE OS VALORES DO GER OBTIDOS PELO VO2 E OS VALORES DO GER PREDITOS UTILIZANDO EQUAÇÕES SERÁ VERIFICADA UTILIZANDO-SE O TESTE X2 (QUI-QUADRADO), CONSIDERANDO P<0,05. O COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO LINEAR DE PEARSON SERÁ UTILIZADO PARA DESCREVER A CORRELAÇÃO DO GER COM AS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E A COMPOSIÇÕ CORPORAL.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2005 - 5/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAIRA TATIANA VIVIANI
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
MANOEL CARLOS SPIGUEL LIMA

Resumo:
Hoje mais do que nunca a preocupação com a saúde está mais presente na 3ª idade, muitos estudos nos mostram considerações importantes em relação ao envelhecimento e as agressões sofridas neste processo, tais como a redução da capacidade cardio-respiratória, redução da força e redução da densidade óssea principalmente. Devido à conscientização desses declínios aumentou-se a procura por uma melhor perspectiva de vida, fazendo com que idosos se tornem mais ativos procurando a pratica regular de atividade física, mantendo uma vida saudável e diminuindo as alterações fisiológicas negativas

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 7/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GEISON ALEXANDRE FIOCHI
CAROLINE DA SILVA CARVALHO
Professor(es): JULIANA FRANCO ADALA

Resumo:
O exercício físico provoca aumento do metabolismo e do gasto de energia. Além do gasto aumentado durante o esforço, o consumo de oxigênio continua aumentado no período de recuperação para a compensação do débito de oxigênio que ocorre no início do esforço. Sabe-se que a magnitude do gasto energético pós-esforço está diretamente relacionada com o tempo e a intensidade do exercício realizado, porém não são encontrados valores do gasto para muitos dos exercícios. O objetivo será avaliar o comportamento do consumo de oxigênio e a magnitude do gasto energético ao longo de um período de duas horas após o exercício de natação praticado por atletas e indivíduos condicionados fisicamente em natação. Serão estudados 15 atletas de natação e 15 indivíduos condicionados fisicamente em natação, todos do sexo masculino com idade entre 16 e 30 anos. No início do treinamento (fevereiro) e depois de quatro meses (junho), serão medidos peso, altura, dobras cutâneas e circunferências, calculado o percentual de gordura e a massa magra. O consumo de oxigênio será medido durante 10 minutos imediatamente antes da sessão de treinamento (duração de 90-120 min) e no período de recuperação, ao longo de duas horas, nos tempos: 0, 20, 40, 60, 90 e 120 minutos, sempre com o sujeito sentado. A significância das diferenças entre os dois grupos será determinada por ANOVA e a correlação entre consumo de oxigênio e a massa magra, pelo coeficiente de correlação linear de Pearson (p<0,05).

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RENAN MARCONDES PORTO
ALINE VERNOCHI DA CONCEICAO
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
MANOEL CARLOS SPIGUEL LIMA

Resumo:
Nas provas de ciclismo contra relógio e nas provas de corrida de velocidade em pista de atletismo, o desempenho dos atletas é altamente dependente do metabolismo anaeróbio. No entanto, o teste aplicado para avaliação da potência anaeróbia de ciclistas e corredores comumente é o TW. Com a nova metodologia para avaliação da potência anaeróbia, tem-se a possibilidade de utilizar os movimentos específicos para ambos os grupos de atletas. Portanto, o objetivo do estudo é verificar o efeito da especificidade do treinamento nos resultados dos parâmetros do TW e TCSA entre o grupo de ciclistas e velocistas.. Para tanto, 20 atletas (10 ciclistas e 10 velocistas) do sexo masculino, com idade entre 18 e 30 anos participarão do estudo. Todos os sujeitos serão submetidos a avaliação antropométrica, a um teste de Wingate (TW), a um teste de corrida semi atada (TCSA). Após o s TW e TCSA serão coletadas amostras sangüíneas retirada do lóbulo da orelha para determinação das concentrações pico de lactato ([Lacpico]) para cada um dos testes. Os testes serão separados com intervalos de 48 a 72 horas. Os dados serão apresentados em média e desvio padrão (M ± DP). Para comparação dos resultados entre os TW e TCSA será utilizada análise de variância ANOVA one way e teste t Student. As correlações entre as variáveis do TW e TCSA serão realizadas através do coeficiente correlação de Pearson. Nível de significância inferior a 5 (P< 0,05) será adotado em todo o tratamento.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): YURI JIVAGO NASCIMENTO ISOGAI
KAIO FERNANDO BERTONE DA SILVA
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
MANOEL CARLOS SPIGUEL LIMA

Resumo:
O presente trabalho pretende investigar os benefícios que atividades motoras podem trazer para o desenvolvimento psicomotor de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H). Nesse sentido, o objetivo da pesquisa consiste em verificar eficiência de um programa de intervenção motora em crianças que apresentem TDA/H. O estudo será desenvolvido junto a um grupo de sete crianças que apresentam diagnóstico clínico TDA/H, de uma escola da rede particular de Presidente Prudente. A princípio as crianças serão submetidas a uma avaliação psicomotora e após o resultado da avaliação estruturaremos um programa de intervenção motor que será desenvolvido durante 30 aulas, divididas em duas sessões semanais, com duração de 50 minutos cada, no período de fevereiro a maio de 2009. No programa serão propostas atividades que visem desenvolver as diferentes áreas motoras que apresentem maior comprometimento (motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal). Ao término do programa de intervenção, as crianças serão submetidas a uma reavaliação, com o objetivo de verificar eficiência das atividades desenvolvidas durante o programa de intervenção no desenvolvimento psicomotor das crianças com TDA/H. Os dados coletados serão submetidos a um tratamento de análise comparativo e qualitativo.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2008 - 6/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANA MIEKO YAMAGUCHI MISUCOCHI
GISELE RANGEL BARRETO
Professor(es): JAQUELINE BATISTA DE OLIVEIRA COSTA

Resumo:
Os idosos são cada vez mais numerosos em nossa sociedade e, entre as conseqüências do envelhecimento, estão condições degenerativas das funções fisiológicas e de órgãos e tecidos como o esquelético e o muscular. Isso predispõe os idosos não apenas a um maior número de doenças, como também diminuição das capacidades funcionais, da independência para as atividades da vida diária, da qualidade de vida e da longevidade. Já há vários estudos comprovando que a prática de exercícios físicos pode, não apenas minimizar as perdas, como também proporcionar ganhos morfológicos e funcionais. Dentre os exercícios estão os localizados praticados em aparelhos de musculação, os quais são muito recomendados. Entretanto, ainda não existe uma definição consensual sobre a necessidade e importância da utilização de sobrecargas para os exercícios praticados por está população. Por isso, o objetivo deste estudo será avaliar os efeitos de um programa de treinamento físico em aparelhos das Academias Terceira Idade, realizado por indivíduos com 50 a 70 anos sobre as variáveis antropométricas, da composição corporal, das capacidades funcionais, de saúde, humor e qualidade de vida. Os sujeitos serão 100 voluntários com 50 a 70 anos de ambos os sexos que participam do programa de treinamento nas Academias da Terceira Idade de Presidente Prudente e cidade de Pirapozinho. Serão divididos em 4 grupos: 1) execução de um circuito de 30 minutos nos aparelhos, 2) execução de dois circuitos de 60 minutos nos aparelhos, 3) execução de um circuito de 30 minutos nos aparelhos com sobrecarga e 4) treinamento livre nos aparelhos. Todos serão avaliados no início e final do programa de treinamento de 16 semanas em medidas de peso, estatura, circunferências e testes de capacidades funcionais de agilidade, coordenação, flexibilidade, força, resistência e equilíbrio. Também será medida a pressão arterial e quantificadas as concentrações de glicose, triglicérides, colesterol total e lipoproteínas HDL e LDL, após coleta por equipe especializada de um laboratório de analises clínicas. Finalmente, responderão a questionários de anamnse, sobre a prática de atividades físicas e sobre saúde e qualidade de vida. Os resultados do início e final do treinamento e entre os grupos serão analisados comparativamente utilizando ANOVA e Teste de Tuckey, adotando-se o nível de significância p<0,05.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLOS ONOFRE VIEIRA DA SILVA
FELIPE KOGIMA MATSURA
GUILHERME OLIVEIRA MARTINS DE LIMA
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
NELSON HILARIO CARNEIRO

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo analisar se é possível, através de uma proposta pedagógica diferenciada, conscientizar os alunos do ensino médio quanto a importância da prática de atividade física regular fora da unidade escolar. Para tanto, optamos por utilizar uma abordagem metodológica qualitativa denominada de Pesquisa Ação. A pesquisa ação trata-se de uma modalidade de investigação através da qual o pesquisador intervém buscando modificar uma realidade social concreta. Nesse sentido, implementaremos junto aos alunos do ensino médio, uma proposta pedagógica de aula de educação física diferenciada tendo em vista atingir os objetivos propostos pelo estudo. Como instrumento de coleta de dados em campo utilizaremos questionários, previamente elaborados por nós, contendo questões abertas e fechadas. Os questionários serão aplicados em dois momentos distintos: antes e depois de implementarmos a referida proposta pedagógica. Os sujeitos participantes de nossa investigação serão alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Regente Feijó/SP. Palavras-chave: Educação Física escolar, atividade física e prática pedagógica diferenciada

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 6/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULO JOSE SEREGUETTI
Professor(es): JAQUELINE BATISTA DE OLIVEIRA COSTA

Resumo:
A presente proposta de pesquisa tem como objetivo investigar a capacitação dos professores de Educação Física para trabalhar com alunos portadores de Deficiência física, durante as aulas de Educação Física Escolar. O estudo será realizado através de pesquisa Bibliográfica que discute sobre a temática e com base em pesquisa de campo. Serão entrevistados três professores que trabalham com alunos portadores de Deficiência Física na instituição de ensino público E.E. Cel. José Soares Marcondes em Presidente Prudente.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 6/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULO PEREIRA CELESTINO
Professor(es): JAQUELINE BATISTA DE OLIVEIRA COSTA

Resumo:
COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IMAGEM CORPORAL: FATORES DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 12/2008 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação

Resumo:
A população de idosos tem aumentado em número e em proporção à população em geral. Para manter ou melhorar as capacidades funcionais, para prevenir doenças, melhorar a qualidade de vida e permitir maior longevidade dessa população, têm sido procurados meios que vão deste a atividade física e nutrição até os farmacológicos. A avaliação da capacidade funcional tem se mostrado muito importante para o acompanhamento da evolução dos tratamentos e para definição de novos meios a serem utilizados para manter ou melhorar a capacidade para realização das atividades de vida diária. O objetivo deste estudo será avaliar os efeitos de um programa de treinamento físico com sobrecarga sobre a composição corporal, os níveis de força e resistência muscular e as capacidades funcionais de idosos. Os sujeitos serão 100 voluntários de ambos os sexos que participam do programa de treinamento na Academia da Terceira Idade no Parque do Povo. Serão avaliados no final do programa de treinamento em suas medidas de peso, estatura, circunferências e testes de capacidades funcionais de agilidade, coordenação, flexibilidade, força, resistência e equilíbrio, da mesma forma que foram avaliados pelo professor antes do início do programa. Também será medida a pressão arterial e quantificada a glicemia, trigliceridemia e colesterolemia em aparelho portátil utilizando uma gota de sangue do dedo indicador. Os resultados do início e final do treinamento serão analisados com a utilização do Teste t de Student para amostras dependentes, considerando-se nível de significância p<0,05.

Protocolo: 3 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2008 - 11/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCELA DE MATOS MORA
RODRIGO DAMASCENO POMBAL
LEANDRO AUGUSTO CATARIN
SOLANGE DE ANDRADE SILVA
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
NELSON HILARIO CARNEIRO

Resumo:
Sobrepeso e obesidade são problemas que estão se tornando foco de preocupação, ainda mais porque estão atingindo, junto com outras doenças associadas, a população infantil. A causa essencial do excesso de peso é o desequilíbrio de energético resultante do excesso de consumo em comparação ao gasto. São características da sociedade moderna o consumo de alimentos com mais açúcar, com mais gordura e em porções cada vez maiores, além da diminuição do tempo de prática de atividades físicas, mesmo as mais cotidianas, como subir escadas. As aulas de Educação Física escolar que deveriam privilegiar o movimento em quase toda sua duração parecem não estar sendo suficientes para conter a curva crescente de casos de sobrepeso e obesidade entre crianças. Nossa pergunta é se o consumo está muito elevado e a atividade física na escola não é suficiente ou será que está havendo pouca atividade física nas aulas de Educação Física escolar? Diante disso, nosso objetivo é verificar e discutir as causas da obesidade infantil e o papel (ou falta) da atividade física, bem como observar as características de aulas de Educação Física escolar realizadas em diferentes colégios para comparação com as características de uma aula de Educação Física escolar ideal. Para isso, aulas de Educação Física escolar para 3a e 4a séries do ensino fundamental serão observadas à distância, sem qualquer interferência nos professores e alunos. Serão feitas as anotações do tempo de movimento, atividades desenvolvidas e número de participantes ativos nas aulas em fichas padronizadas para posterior análise essencialmente qualitativa. Para que as atividades dos professores e alunos se desenvolvam da forma mais natural e reflitam a realidade cotidiana, será fundamental que ambos não tenham conhecimento de quando será realizada a observação. Esperamos poder confirmar se as aulas de Educação Física escolar são ministradas de acordo com as recomendações para o melhor aproveitamento e desenvolvimento dos alunos.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRE LUIS DOS SANTOS
ANTONIO LUIZ DE CARVALHO
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
Transtornos Alimentares como Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e outros não específicos, somados, atingem até cerca de 10 da população. As crianças e adolescentes são mais vulneráveis às pressões familiares, sociais e culturais, sendo também mais susceptíveis a estes transtornos que apresentam alto grau de morbidade e mortalidade. A identificação precoce de comportamentos alimentares inadequados e distorções da imagem corporal pode melhorar o prognóstico e eficiência do tratamento. Esse estudo terá como objetivo identificar e quantificar a ocorrência de comportamentos alimentares inadequados e distorções da imagem corporal relacionados aos principais transtornos alimentares. Participarão do estudos, na condições de voluntários, 200 jovens entre 15 e 17 anos de ambos os sexos. Eles responderão a 4 questionários auto-aplicáveis, o Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26) relacionado à Anorexia Nervosa, o Teste de Investigação Bulímica (BITE) relacionado à Bulimia Nervosa, o Questionário Sobre a Imagem Corporal (BSQ) relacionado com as distorções da imagem corporal e a Escala de Compulsão Alimentar Periódica (ECAP) para avaliar os sintomas e grau comportamento alimentar que caracteriza a compulsão alimentar periódica será. Os resultados serão apresentados como freqüências relativas com indicação das prevalências dos Transtornos Alimentares. A significância das diferenças entre as classificações dos questionários será analisada por meio do teste de qui-quadrado (X2). Será também analisada a correlação linear (Pearson) entre os resultados do EAT-26 e do BSQ e entre os resultados do BITE e do BSQ. Palavras-chaves: Comportamento Alimentar, Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtornos Alimentares, Imagem Corporal, Questionários.

Protocolo: 1 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 12/2008 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): EDLAYNE OLIVEIRA VENTURIN
GABRIELA FARIAS DONHA
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
Na sociedade essencialmente industrializada, a maioria das atividades laborais exige pouca ou quase nenhuma atividade muscular. Além disso, em seu horário livre, o trabalhador raramente pratica atividades físicas ou de lazer que requeiram elevada atividade muscular. As conseqüências são que os músculos são pouco exigidos e estimulados, há um gasto energético relativamente pequeno e começam a se manifestar doenças crônico-degenerativas como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e cardiopatias. De acordo com tal realidade a prática da ginástica laboral durante o horário de trabalho pode ser uma alternativa preventiva e terapêutica. Por isso, este estudo tem o objetivo de avaliar a saúde do trabalhador dentro de seu ambiente de trabalho, fazer um levantamento de seus hábitos de pratica de atividades físicas e alimentares, e investigar os dias de afastamento do trabalho e os motivos. Serão avaliados 100 voluntários de ambos os sexos com idade entre 18 e 40 anos, trabalhadores em micro e pequenas empresas de diferentes áreas de atuação de Presidente Prudente, SP. Serão feitas medidas de peso, estatura, dobras cutâneas, circunferências, pressão arterial e glicemia de jejum. O índice de massa corporal, percentual de gordura e razão cintura quadril serão calculados a partir das medidas antropométricas. Um questionário sobre prática de atividades físicas, hábitos alimentares e dias e motivos de afastamento do trabalho será aplicado. A estatística descritiva será utilizada para análise e apresentação dos resultados, os quais espera-se que comprovem a superioridade numérica dos sedentários e a necessidade de uma intervenção que possa impedir ou ao menos retardar a manifestação das doenças mencionadas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2006 - 5/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCOS ADRIANO ORTIZ
ANDERSON DOS SANTOS CARVALHO
SILVIA HELENA GALHARDO DIAS
LETICIA BRAZ TORRES
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
O teste de Wingate (TW) foi desenvolvido para avaliar a capacidade anaeróbia de maneira indireta, gerando resultados de parâmetros de potência e fadiga muscular. O TW apresenta alta reprodutibilidade entre teste e re-teste e propicia, por meio de um esforço máximo de 30 segundos em cicloergômetro, mensurar a potência pico (PP), potência média (PM) e índice de fadiga (IF). Entretanto, estudos recentes têm identificado problemas no protocolo utilizado para o teste. Um dos problemas amplamente discutidos na literatura é a carga de frenagem escolhida para a realização do teste que pode interferir no desempenho e nos resultados do teste. Alguns estudos propõem que o desempenho do teste é dependente da prática, levantando dúvida do efeito da prática no desempenho entre dois testes idênticos realizados com intervalos de 2 a 7 dias. Entretanto grande parte dos estudos que verificaram o efeito da prática realizaram a pesquisa utilizando grupos heterogêneos em relação à aptidão física e com diferentes cargas de frenagem. Com isso, nosso objetivo é investigar o efeito da prática e a influência do intervalo de recuperação entre teste e re-teste na determinação da PP, PM e IF durante os TW em indivíduos ativos de ambos os sexos. Para tanto, 60 indivíduos voluntários fisicamente ativos (30 homens e 30 mulheres) de 17 a 25 anos serão divididos em dois grupos e realizarão dois testes idênticos com carga de 8,3 do peso corporal. O aquecimento será padronizado para todos os sujeitos e o intervalo entre teste e re-teste será de 2 dias para o grupo A e de 7 dias para o grupo B. No final dos testes serão coletadas amostras de sangue do lóbulo da orelha para determinação do lactato pico do teste.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2006 - 8/2007 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): WELLINGTON MORENO TRAVA
CLAUDINEI DA SILVA SOUZA
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
MANOEL CARLOS SPIGUEL LIMA

Resumo:
Esta pesquisa, a ser desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, aborda dança como possibilidade de educação integral, visto que ela está inserida no contexto escolar como um instrumento lúdico - conduzindo e mediando entre professor aluno e esse meio da expressividade humana contribui beneficamente para estimular o aprendizado geral da criança, despertando-lhes a curiosidade pelo saber que aparece de forma prazerosa e motivadora. Desta forma, os objetivos do estudo são relacionar os temas da dança com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e analisar junto à professora, os benefícios da dança no desenvolvimento global. É uma pesquisa qualitativa inserida na metodologia de pesquisa-ação, assentada nos pressupostos de Rudolf Laban dançarino, coreógrafo, educador, que dedicou sua vida a sistematizar e conhecer a linguagem da dança em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação e Le Bouch, estudioso da educação psicomotora e psicocinética na idade escolar. Comporão a amostra, 20 crianças, sendo 10 meninos e 10 meninas, com idade de 6 anos, matriculadas no Pré - III. O estudo será realizado na Casa da Criança e Centro Social São José da cidade de Presidente Prudente (SP), com a autorização já concedida pelo Diretor responsável. Dentre as atividades propostas, serão ministradas aulas às segundas feiras das 8:15 às 9:00h, as quais serão alternadas em pátio aberto e fechado, segundo a atividade aplicada naquele determinado dia. Serão utilizados nas aulas, lenços, bolas, bambolês e pinturas de amarelinhas no chão como recurso espacial e limites. Além disso, serão selecionadas músicas de MPB, folclóricas, cantigas de roda e parlendas para estimular a linguagem falada e a acuidade auditiva, bem como desenvolver o pensamento lógico matemático pelas brincadeiras rítmicas e jogos calmantes que trabalham a inteligência cinestésico corporal. Todos os dados serão analisados quantitativamente segundo os teóricos que norteiam a presente pesquisa. Espera-se que tais atividades permitam o desenvolvimento da autonomia e tomada de decisões dos alunos que se comunicam positivamente na sociedade, de um bom relacionamento consigo e boa auto-imagem corporal, lateralidade, noção espaço/temporal, peso e fluência de movimentos, embasando nas séries escolares seguintes.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2006 - 5/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PATRICIA APARECIDA DE OLIVEIRA
LETEIA PATRICIA REGASSON
CRISTIANE BRUGNOLA DOS SANTOS
Professor(es): DULCE MARIA ROSA CINTRA
LUCIA HELENA TIOSSO MORETTI
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