CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fórum regional de inovação reúne mais de mil participantes

Evento fortalece o engajamento de parceiros, fomenta o empreendedorismo e lança a 2ª edição do Start Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Fórum regional de inovação reúne mais de mil participantes
Público participante do fórum do ecossistema de inovação

O 1º Fórum do Ecossistema de Inovação do Oeste Paulista reuniu mais de mil participantes na noite de quinta-feira (18) em Presidente Prudente. O evento de iniciativa do Sebrae e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) fortaleceu o engajamento dos parceiros locais. Foi um marco também para o empreendedorismo regional e serviu para lançar o 2º ciclo do Start Presidente Prudente, cujas inscrições já estão abertas. A realização ocorreu no Salão Sollarium, no campus II da Unoeste.

O diretor regional do Sebrae, José Carlos Cavalante, abriu o fórum enaltecendo o envolvimento dos parceiros do ecossistema e disse que o evento coloca o oeste paulista no radar dos grandes eventos de São Paulo. Ao anunciar a nova edição do Start Prudente disse que todo esse envolvimento e mobilização sinalizam para um futuro promissor. Em nome do prefeito Ed Thomas, o secretário de Tecnologia da Informação Helton Sapia falou sobre o comprometimento da administração municipal neste segmento, visando o desenvolvimento local e regional.

Cultura empreendedora

Conforme Helton, a tecnologia de quinta geração (5G) está chegando e irá abrir todo um mundo de possibilidades, inclusive para as startups explorar ainda mais a rede de comunicação móvel e inteligente. Para o secretário, toda a mobilização do ecossistema regional de inovação e empreendedorismo que está ocorrendo agora representa a construção de criar ambiente favorável para as startups explorarem a nova tecnologia. Na condição de anfitrião do fórum, o pró-reitor acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, ratificou a fala do secretário.

Conforme o pró-reitor, a Unoeste entende que não tem como não abordar o tema inovação e empreendedorismo na proposta pedagógica de seus cursos. “Assim, a cultura empreendedora está no DNA institucional e com essa cultura entendemos que devemos estar envolvidos no ecossistema regional. Parcerias com Sebrae, Acip, Intepp e outras são muito enriquecedoras. Neste modelo, nossos estudantes e docentes têm a oportunidade de fazer networkings muito interessantes”, disse. 

Foto: Homéro Ferreira Parceiros do Start Presidente Prudente
Parceiros do Start Presidente Prudente

Conteúdo relevante

O diretor-presidente da Fundação Inova Prudente, Diego Andreasi, disse que o fórum foi um grande ganho. "Além de trazer um conteúdo relevante sobre negócios, a equipe organizadora tinha a missão de enaltecer as startups que participaram do programa de aceleração Start. O sentimento é de orgulho, pois acreditamos que ambos objetivos foram alcançados", comentou. A gestora de inovação do Sebrae, Paula Cristina Teixeira Pereira, agradeceu a comunidade local e regional e aos envolvidos na realização do fórum, destacando o engajamento dos parceiros no apoio à inovação e no fomento ao empreendedorismo no oeste paulista. 

“A junção de parceiros dentro desse ecossistema formado aqui em Presidente Prudente, mobilizando mais de mil participantes do nosso 1º Fórum do Ecossistema de Inovação do Oeste Paulista, começa a transformar a realidade das pequenas empresas e dos futuros empreendedores da nossa cidade e região”. Paula conduziu as apresentações dos participantes do 1º ciclo do Start Presidente Prudente. Eles são representantes de startups que receberam acompanhamentos nos últimos três meses, período marcado pelas realizações de diversas ações.

Projetos e parceiros 

Os projetos inscritos no 1º ciclo foram: Inspectral, Eureka - Escola de pequenos cientistas, Açougue integrado, React Med, Stortinutri, Tardi – Fotografia, Mobile Stores, Zigoo Imóveis, iTools Hub, Moov, Meu tech Ponto, Etouro, GeoEmpresarial, DataParse, TechnoEasy, Swimtech e Ergolife. As ações compreenderam mentorias coletivas, meetups e o fórum. Os participantes estão convidados para a Case 2022, a Conferência anual de Startups e Empreendedorismo, nos dias 17 e 18 de novembro em São Paulo. Realização da Abstartups. 

O fórum teve como atração a palestra “Marketing digital para vender mais”. Ela foi ministrada por Rafael Rez, fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica e autor do livro Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. Os parceiros do Start Presidente Prudente são: Prefeitura, Secretaria Tecnologia da Informação (Setec), Secretaria desenvolvimento Econômico (Sedepp), Unoeste, Fundação Inova, Incubadora Tecnológica (Intepp), Toledo, Unesp, Fatec, Senac, Etec Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, Senai, Unesp, Associação Comercial e Empresarial (Acipp) e Associação das Empresas Produtoras de Software do Oeste Paulista (PoloIN). 

Serviço 

Interessados em participar do 2º ciclo do Start Presidente Prudente podem fazer a inscrição clicando neste link.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem