CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste e Itesp levam ações de cidadania para assentamento

Grupo de Mulheres do Areia Branca idealizaram o evento Agita para comemorar o Dia Internacional da Mulher


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste e Itesp levam ações de cidadania para assentamento
Instalações de floreiras de pneus na entrada da escola
Foto: João Paulo Barbosa Unoeste e Itesp levam ações de cidadania para assentamento
Foram vários os atendimentos prestados pela Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Unoeste e Itesp levam ações de cidadania para assentamento
Equipe da Unoeste, formada por professores e alunos


A vida comunitária do assentamento Areia Branca, o mais antigo do Pontal do Paranapanema – criado em 1989, é liderada pelo Grupo de Mulheres. Elas tiveram a iniciativa de comemorar o Dia Internacional da Mulher, fato que motivou várias ações de cidadania proporcionadas pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), que buscou a contribuição da Unoeste, em entendimento com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a partir de reunião com a pró-reitora Dra. Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima.

O evento realizado no sábado (9) recebeu o nome de Agita e ocorreu nas dependências da Escola Municipal do Assentamento Areia Branca, em Marabá Paulista. Evento resultante de cooperação técnica entre Unoeste e Prefeitura. A maior parte das ações foi proporcionada por mais de 100 alunos e 21 professores, acompanhados de equipe da Proext, que se deslocaram em dois ônibus e alguns carros nas primeiras horas da manhã, numa viagem de exatos 101 km. Além dos trabalhadores rurais do Areia Branca, foram atendidos os dos assentamentos vizinhos Margarida Alves, São Pedro, Santa Carmem e Roseli Neves.

O curso de Enfermagem levou atendimentos de verificação da pressão arterial. Fonoaudiologia: triagem auditiva. Farmácia: avaliação de glicemia capilar (diabetes). Fisioterapia: prevenção de dores na coluna e orientação de atividade física. Nutrição: assistência nutricional para adolescentes e adultos. Biomedicina: orientação sobre contaminação de água e de utensílios domésticos. Medicina: acuidade visual e prevenção ao câncer de pele, mama e próstata. Pedagogia e Artes Visuais: atividades lúdicas com as crianças, oficinas de leitura em família e de mangá, desenho e animação e a campanha ler faz bem.

Arquitetura: adequação urbana e arquitetônica, orientação sobre conforto e design de construção e paisagismo em floreiras de pneus. Educação Física: consulta para atividade física e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC). Comunicação: produção de documentário em vídeo e fotos, cobertura da Rádio Facopp com entrevistas que serão postadas a partir desta segunda-feira (11). Agronomia: Projeto Green Food Marabá, reunião com produtores interessados em hortaliças e pescados, apresentação do programa e capacitação. Também participou das instalações de duas floreiras de pneus na frente da escola, além de distribuir cerca de 200 mudas de árvores das espécies ipê (rosa, amarelo, branco e roxo), sabão de soldado, guaiuvira, angico e aroeira do sertão.

Engenharia Ambiental: apresentação do Projeto Curupira de Educação Ambiental. Estética e Cosmética: limpeza facial e massagem relaxante. Odontologia: saúde bucal e prevenção de câncer na boca. Ainda compuseram o Agita a Unidade Móvel do Sebrae, o balcão de orientações da Fundação Procon, o Instituto Embelleze com cortes de cabelo e o Grupo de Mulheres com barracas de artesanato. “Este foi um dos eventos com maior quantidade de serviços prestados”, constatou a coordenadora de Ações Extensivas das Proext, professora Rosangela Cristóvão Ferreira.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem