CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fazenda Experimental participa de exposição em Paranavaí


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Éctor Gervasoni Fazenda Experimental participa de exposição em Paranavaí
Animais da raça Nelore, de propriedade da Unoeste expostos em Paranavaí (PR)
A Fazenda Experimental da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente (SP), está participando da exposição de animais em Paranavaí (PR), com seis animais da raça Nelore Mocho. Os animais com padrão genético de alta qualidade são resultado do trabalho de melhoramento genético realizado na fazenda. É a primeira vez que a universidade participa de uma exposição de animais fora do Estado de São Paulo.

Na fazenda experimental da Unoeste existe um laboratório de coleta e transferência de embriões utilizados para os trabalhos de inseminação e pesquisa em genética de bovinos, eqüinos e caprinos. Esse trabalho que está sendo realizado pelos pesquisadores da universidade visa a melhoria genética e uma divulgação técnica de várias raças, incluindo na sua base a raça Nelore.

Com um plantel de animais premiados e de linhagem altamente reconhecida, a Fazenda Experimental tem como destaque o Nelore Pintado (PO), que é uma raridade da raça e que a Unoeste, por meio do seu reitor Paulo Cesar de Oliveira Lima, faz questão de promover a renovação dentro da raça.

Pesquisa - Entre o inúmeros projetos desenvolvidos com animais na Fazenda Experimental, o coordenador da fazenda Sérgio Lopes da Silva Netto, destaca o Projeto Brasil/Hungria. Por meio deste projeto, a Fazenda Experimental adquiriu seis vacas holandesas, que estão sendo acasaladas com gado Gir Leiteiro. Segundo Silva Netto, estes embriões (Gir) são animais de alta produção leiteira e altíssima rusticidade, e estão à disposição dos pequenos produtores rurais de Presidente Prudente e região, visando a melhoria da bacia leiteira regional.

"Com estas pesquisas e projetos a Unoeste está promovendo uma melhoramento genético leiteiro em benefício dos pequenos produtores. Nosso trabalho na área da genética visa realizar o ensino, pesquisa e extensão e a divulgação das raças por meio da universidade", afirmou o pesquisador.



Sérgio Borges

Da Assessoria de Imprensa

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem