CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Balneário da Amizade: Projeto analisa água de lago de PP

Acadêmicos de engenharia ambiental realizam projeto de iniciação científica aprovado pelo Probic


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Juliana Gomes Balneário da Amizade: Projeto analisa água de lago de PP
Ghisi:




No século 21, um dos maiores desafios da humanidade é recuperar o equilíbrio da natureza, e principalmente, preservar a água, da qual toda a raça humana depende para sobreviver. Com a possibilidade de ser considerado, em alguns anos, elemento raro, profissionais como engenheiros ambientais estudam e pesquisam as condições da água do planeta e as possibilidades do uso racional afim de se evitar seu fim.

Neste contexto, acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Unoeste realizam um projeto de iniciação científica, tendo como campo de estudo as águas do Balneário da Amizade, de Presidente Prudente. O projeto, que tem como objetivo analisar o índice de qualidade da água do local, teve início em fevereiro deste ano e foi aceito pelo Probic (Programa de Bolsas de Iniciação Científica) no início deste mês.

Orientados pela professora dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da Unoeste, Máriam Trierveiler Pereira Aguiar, a dupla de acadêmicos, Guilherme Magrini e Juliano Ghisi, realizaram a quinta coleta de amostras de água do lago para análise.

“Fazemos as coletas sempre em três pontos diferentes do lago devido a grande extensão do local para verificarmos diferenças em nove parâmetros específicos”, afirma Máriam.

De acordo com a mestre em engenharia ambiental, os acadêmicos retiram um litro de água para análise fisico-química e mais meio litro para análise biológica.

“Entre os parâmetros estão a temperatura, o PH (quantidade de ácido), oxigênio dissolvido (importante para peixes e plantas aquáticas), quantidade de nitrogênio e fósforo (que indicam se o lago recebe ou não esgoto doméstico ou tem problemas com as algas), resíduo total (se tem muita areia ou terra) e coliformes fecais (que indica contaminação de esgoto doméstico)”, explica.

Depois da retirada das amostras, a análises são realizadas no laboratório de análise de águas no campus I, da universidade. “Depois deste processo, os pesquisadores emitem os laudos que serviram para a conclusão do projeto”. Máriam conta que a previsão para a conclusão do trabalho é de um ano, podendo ser prorrogada por mais tempo.

Prática – Juliano Ghisi explica que a importância de sua pesquisa é que a reserva do Balneário pode vir a ser utilizada no abastecimento da cidade. “Por isso precisamos analisar a qualidade da água que poderemos vir a consumir. Além disso, este projeto nos permite unir a atividade prática com a manutenção da saúde de todos nós”.

Guilherme Magrini lembra ainda que é importante observar se o lago está eurotrofisado (com excesso de nutrientes que provoca diminuição do oxigênio dissolvido e atrapalha a entrada da luz), o que afeta todo o local. Ele afirma ainda que o objetivo final é reconquistar o uso do local pela população com segurança.



Represa do Balneário da Amizade



A represa do Balneário da Amizade está localizada na Bacia Hidrográfica do Alto Limoeiro, entre os municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.

Essa represa foi construída em 1978 pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, com a finalidade de lazer e abastecimento de água para a cidade. Porém, a represa se encontra com redução progressiva do seu volume de água.

O Rio Santo Anastácio é responsável por cerca de 75% do abastecimento público urbano de Presidente Prudente

O município de Presidente Prudente está localizado no espigão divisor das bacias do Rio do Peixe e Rio Paranapanema e possui uma população de cerca de 200 mil habitantes. É o maior município da bacia em termos de população e, portanto, capta o maior volume de água.

A cidade utiliza-se de mananciais superficiais e subterrâneos. Além de 25 poços com profundidade média de 200 metros, utiliza-se do Rio Santo Anastácio (que responde por cerca de 75% do abastecimento urbano), do Balneário da Amizade e do Rio do Peixe (a partir de uma adutora de 45 Km de extensão). Segundo a SABESP (Companhia de Saneamento Básico), Presidente Prudente capta 54.453 m3/dia (dados de 1998), dos diferentes mananciais.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem