CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Variação entre ovos de Páscoa chega a 47,78%

Pesquisa realizada pela Empresa Facic Júnior da Unoeste envolve três marcas e sete estabelecimentos da cidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Variação entre ovos de Páscoa chega a 47,78%
Tradicional no período da Páscoa, o ovo de chocolate teve o preço verificado para auxiliar consumidor




Tradicionais na comemoração da Páscoa, os ovos de chocolate são presença garantida nas casas dos brasileiros neste período do ano. A escolha da marca e o preço variam de acordo com a renda de cada família. Nas escolas, os professores procuram realizar atividades que envolvam a data comemorativa, fazendo com que haja um envolvimento das crianças.

Já o mercado usa táticas de atração e sedução e se prepara para o comércio dos ovos de Páscoa. Os consumidores transitam entre as “parreiras” estrategicamente situadas nos corredores dos supermercados, ao alcance dos olhos e das mãos.

Pensando em prestar um serviço à comunidade a Empresa Facic Júnior da Unoeste, em parceria com o Procon, realiza a pesquisa de preço por amostragem, de três marcas contendo vários tipos de ovos de chocolate, na expectativa de auxiliar na escolha e na economia.

“As famílias se reúnem para a celebração da Ressurreição de Jesus no domingo de Páscoa, e desejam que o ovo de chocolate, que é um símbolo comercial, faça parte da mesa para ser partilhado”, diz a coordenadora da Empresa Facic Júnior da Unoeste, a professora do curso de Ciências Contábeis, Irene Caires.

A pesquisa inclui um total de 65 tipos entre as três marcas escolhidas para a pesquisa. Os preços foram coletados nos dias seis e oito de abril, em sete estabelecimentos da cidade.

“Constatamos que existe uma concorrência e que possivelmente os preços possam ter uma mudança até a semana que antecede o domingo de Páscoa”, destaca o presidente da Facic Júnior, o aluno Fernando César Teotônio.

A maior variação encontrada entre todas as marcas foi a do Ovo de Páscoa Grande Sucessos de 365g, da marca Lacta, sendo constatado uma variação de 47,78%, o menor preço mensurado foi R$18,88, e o maior, R$ 27,90. Comparando-se outras marcas, foi constatado que nos produtos Nestlé, a maior variação ocorre no Ovo Galak de 240g, com variação de preço nos supermercados na faixa de 12,16%, constatado o menor preço de R$13,90, e o maior, R$ 15,59. Já na marca Garoto essa variação chegou a 42,07% no Ovo Serenata de 375g, cujo menor preço encontrado foi de R$ 14 e o maior, R$ 19,89.

“Com esta verificação das variações por marcas, notamos que vale a pena pesquisar e comparar simultaneamente, preços e produtos, visando adquirir os ovos de Páscoa em conformidade com nosso poder aquisitivo e orçamento”, completa Caires.

Participaram da coleta de preços desta pesquisa, os alunos da Empresa Facic Júnior da Unoeste, Fernando César Teotônio, Luana Possette, Vicente Júnior Alves da Silva, Elisângela Viana da Silva, Edna da Silva Santos Previato, Gislaine Paes Carrion Rufino, Renata Buscatti, Ricardo Ferrari e Débora Sukuhara, sob a coordenação e supervisão dos professores Irene Caires, Paulo Iacia e Nancy Okada, com apoio do Procon, através da diretora Dra. Ana Paula Setti.

Serviço – A pesquisa, vai estar disponível no site da universidade (//www.unoeste.br), estará fixada no Procon, na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e no Campus II da Unoeste. Os consumidores que desejam outras informações devem entrar em contato com a Empresa Facic Júnior pelo telefone (18) 3229-2087; e-mail facicjunior@unoeste.br ou através do Procon com a diretora Dra. Ana Paula Setti, pelo telefone (18) 3903-4640; e-mail procon@stetnet.com.br.



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem