CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Centro Zootécnico implanta sistema de irrigação

Projeto visa agregar nova tecnologia na produção leiteira e também fornecer ferramenta de interação para alunos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Juciara Chiarari Centro Zootécnico implanta sistema de irrigação
Irrigação foi implantada numa área de 3,5 hectares e permite a produção de leite a pasto em um período de até 10 meses na pastagem




A pastagem é uma das principais fontes de alimentação para o gado leiteiro. Com a irregularidade de chuvas, a qualidade diminui em certos períodos do ano. Para manter uma produção regular de leite a pasto é necessário que os pecuaristas tenham alguns cuidados com a qualidade da pastagem.

Com o objetivo de viabilizar a produção leiteira e fornecer ferramenta de estudo prático para os acadêmicos da Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste (Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia), o Centro Zootécnico implantou um sistema de irrigação numa área de 3,5 hectares, no campus II da universidade.

De acordo com o zootecnista responsável pelo projeto, Paulo Gomes, a irrigação possibilita a permanência, em até dez meses, do gado no pasto. “Hoje, a produção de gado leiteiro está valorizada devido à falta do produto no mercado”. Ele explica que para haver boa produção de leite e com qualidade é preciso realizar o manejo animal com muito cuidado, ou seja, alimentar bem os animais de preferência em pastagem, visando uma produção a baixo custo e, quando necessário, complementar a alimentação com silagem e ração concentrada, além de condicionar o animal a uma rotina de alimentação e ordenha.

“A iniciativa de implantar este sistema agrega uma nova tecnologia no setor de produção leiteira da universidade e também fortalece as práticas pedagógicas oferecidas aos alunos”, completa Gomes.

Conforme informações da coordenadora do curso de Zootecnia, Ana Cláudia Ambiel, o campo de irrigação permite que os alunos realizem estágios, aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão. “O sistema de irrigação é uma tecnologia para o estudo acadêmico da área. Os alunos têm contato com a parte prática da profissão e auxiliam no desenvolvimento de novas técnicas para produtores rurais da região”.



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem