Aluna de Educação Física conquista medalha no Pan
Valéria Kumizaki chegou a final no karatê (categoria até 53kg) e ficou com a prata

Quando o karatê começou a fazer parte da vida de Valéria Kumizaki, aos 15 anos, a atleta de Presidente Prudente não esperava alcançar projeção nacional e internacional. Hoje, aos 22 anos, a estudante do curso de Educação Física da Unoeste tem no currículo conquistas como o título de campeã brasileira (2003) e mundial júnior (2005). Na última competição disputada a atleta conseguiu a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (RJ), categoria até 53kg.
De acordo com o treinador, Renato Franco, Valéria é muito dedicada e recebe um treinamento diferenciado. “Na parte da manhã, ela faz treinos de pista e musculação. O período da tarde é dedicado aos treinos técnicos e específicos. Aos sábados são realizados mais treinos técnicos e táticos”.
Atualmente, a preparação física da atleta é feita pelo professor mestre Manoel Carlos Spiguel Lima, do curso de Educação Física da Unoeste e responsável pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício na instituição.
Considerada uma das melhores atletas de karatê no Brasil, sendo sempre convocada para integrar a seleção brasileira em diversas competições, Valéria diz ter sido muito importante para ela representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. “Sempre fui muito patriota. Representar o meu país na competição foi uma satisfação”, revela a atleta.
Viabilizando parceria – Além do professor Manoel Carlos Spiguel Lima, o também professor do curso de Educação Física da Unoeste, Carlos Augusto de Carvalho Filho, por já ter pertencido à comissão técnica da seleção brasileira de karatê está tentando viabilizar junto a Confederação Brasileira de Karatê uma parceria para a preparação dos demais atletas da seleção, o que tornaria a Unoeste, um centro de excelência neste esporte.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste