Adib Jatene emociona em palestra de abertura
3ª Semana do Coração reúne 450 no primeiro dia; público se emociona com palavras de um dos mais importantes cardiologistas do país

“O oposto do medo não é a coragem, é a fé”. Com essa frase, o professor doutor Adib Jatene, um dos mais importantes cardiologistas do Brasil, finalizou a palestra de abertura da 3ª Semana do Coração do HU (Hospital Universitário “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”), que ocorreu na noite de ontem (24) no Teatro César Cava da Unoeste.
O público de 450 pessoas, entre profissionais e acadêmicos das áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, aplaudiu de pé as palavras do ex-ministro da Saúde e atual diretor do HCor (Hospital do Coração) de São Paulo. Com paixão e otimismo, ele abordou temas como política, história, medicina e qualidade de vida.
“Diferentemente do que muita gente diz, o Brasil vai bem na área da saúde, mas a falta de dinheiro compromete os resultados. Veja o SUS (Sistema Único de Saúde), com todas as suas limitações, cobre praticamente todos os transplantes de coração, faz mais de 80 mil operações cardíacas por ano, faz transplantes de rim, mas a quantidade ainda é pouca para atender a população. O problema é que a urbanização foi muita acelerada, em detrimento do desenvolvimento industrial. O sistema é organizado, o que falta é recurso. Então, faz o que se pode, o que se consegue”, afirmou.
Jatene ainda comentou o uso da tecnologia na melhoria do diagnóstico, o avanço da medicina ao longo das décadas e os problemas enfrentados pelos hospitais públicos do Brasil. Mas foram as considerações sobre a profissão de médico que mais emocionaram a platéia, composta, em sua maioria, por futuros profissionais:
“O papel do médico é amenizar o sofrimento e a aflição das pessoas. Nessa profissão, os valores universais, como fé, amor e solidariedade, devem estar acima dos interesses particulares”. E citando madre Teresa de Calcutá, disse: “Só quem tem fé acredita, e só quem acredita ama, e com o amor há a entrega, e só quem se entrega pode cuidar do próximo”.
Serviço – A 3ª Semana do Coração segue com sua programação até o dia 29 de setembro. Mais informações no site: //www.unoeste.br em “Destaques e Eventos”, ou pelo telefone: (18) 3229-1633.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste