Unoeste participa de atividade no Instituto Adolfo Lutz
Trabalhos do Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria de Estado da Saúde foram apresentados para bancas examinadoras

Na última quarta-feira (27), no salão nobre do Departamento Regional de Saúde da XI Região, o Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Regional/PP/SP, realizou a apresentação dos trabalhos de conclusão do Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria de Estado da Saúde (Fundap). Para o desenvolvimento das apresentações e composição das bancas examinadoras foram convidados professores da Unoeste, renomados por seus trabalhos referentes à Saúde Pública.
As apresentações dos trabalhos realizados nas áreas de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, construídos com vistas nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e trabalhadores da saúde, foram coordenadas pela diretora da Unidade do Instituto Adolfo Lutz em Presidente Prudente, Mariza Menezes Romão. Alguns deles foram desenvolvidos por ex-alunas do curso de Farmácia da Unoeste e alunas do curso de especialização em Microbiologia da mesma instituição.
Entre os trabalhos estava o “Impacto da Implantação do Sistema BactecR – 960 – MGITTM no Programa de Controle e Prevenção da Tuberculose na Região de P. Prudente-SP” – de Gabriela Viçoso Celestino (Microbiologia/Unoeste), orientada pela professora mestre Leonilda Chiari Galle, pesquisadora do Instituto Adolfo Lutz e professora da Unoeste. Participaram da banca examinadora o professor doutor Décio Gomes de Oliveira da Unoeste e facilitador do Pólo de Educação Permanente do Ministério da Saúde e a professora mestre Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea, coordenadora do Programa.
Outro trabalho apresentado foi de Ana Salete Moreno (Farmácia e Microbiologia/Unoeste) intitulado “Soroprevalência e Coinfecção de Hepatite A, B, C e HIV em Funcionários de uma Instituição Hospitalar do Oeste Paulista”. Este trabalho foi orientado pela supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional da secretaria de Estado da Saúde, Lourdes Aparecida Zampieri D’andrea. A banca examinadora foi composta pela professora doutora Ana Rita Tumitam (Unoeste) e pelo diretor da Santa Casa de Presidente Venceslau, Dr. Odélio Vilarino Prudêncio.
Já Izadora Barbosa Silva (Farmácia/Unoeste) apresentou o trabalho “Avaliação da Qualidade do Leite Humano Ordenhado, Processado e Oferecido pelo Banco de Leite do Município de P. Prudente/SP”, com a orientação da pesquisadora cientifica, Aracélis Moreno de Freitas, do Instituto Adolfo Lutz.
De acordo com Décio Gomes de Oliveira, para a Unoeste é importante participar de atividades desenvolvidas pelo Instituto Adolfo Lutz que é reconhecido internacionalmente por sua competência para responder às ocorrências em sua área de atuação, tendo sido credenciado pelo Ministério da Saúde como Laboratório Nacional em Saúde Pública e Laboratório de Referência Macroregional. “O Instituto produz conhecimentos relevantes para a saúde coletiva, desenvolve pesquisas aplicadas, promove e divulga trabalhos científicos, colabora na elaboração de normas técnicas, padroniza métodos diagnósticos e analíticos e organiza cursos de formação técnica, de aperfeiçoamento e estágios de aprimoramento, em nível nacional e internacional”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste