CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

HU apresenta baixa taxa de infecção hospitalar

Controle de infecções é baseado no Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC – Center for Disease Control)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/HU HU apresenta baixa taxa de infecção hospitalar
Com a colaboração dos acadêmicos de Enfermagem, o rastreamento de infecções é realizado mensalmente com os gerentes de todos os setores




A porcentagem de infecção hospitalar registrada no Hospital Universitário “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” (HU) é de 3%. O dado é confirmado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, formada por médicos infectologistas. “O índice aceitável é de até 10%, porque o HU também é um hospital de ensino. Estamos bem abaixo do aceitável, entre 2% e 3%, o que é excelente”, explica a enfermeira do Setor de Controle de Infecção Hospitalar do HU, Ana Lúcia de Oliveira Maia.

O trabalho de controle de infecção é realizado no hospital desde a sua fundação, em 1997. O controle é baseado no CDC (Center for Disease Control), o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.

“Mais importante que os números, são os resultados apresentados. É impossível um hospital não apresentar infecções. Mesmo assim, o HU mostra uma porcentagem muito baixa, pois todo um trabalho de prevenção e conscientização é realizado”, diz o médico infectologista Paulo Eduardo Mesquita.

Com a colaboração dos acadêmicos do 6º e 7º termos de Enfermagem, o rastreamento de infecções é realizado mensalmente, juntamente com os gerentes de todos os setores das unidades: UTI, Hemodiálise, Pediatria, Centro Cirúrgico, Laboratório, Farmácia, Serviço de Nutrição e Dietética, Lavanderia entre outros.

Há também o trabalho de prevenção de infecção hospitalar, através de campanhas. “Treinamentos são realizados com os acadêmicos, médicos e funcionários como, por exemplo, a Campanha de Lavagem das Mãos”, conta Ana Lúcia. Todo este processo se une a "Central de Material de Esterilização", onde os materiais utilizados no atendimento aos pacientes são esterilizados.







Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem