CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Faclepp é representada em evento internacional de Lusofonia

Aluna e professora do Curso de Letras da Unoeste apresentaram trabalho de pesquisa de Iniciação Científica no Congresso Internacional de Lusofonia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Faclepp é representada em evento internacional de Lusofonia
Raquel Tiemi Masuda Mareco e Édima de Souza Mattos (Faclepp), com o professor Evanildo Bechara




O incentivo à pesquisa na universidade, tem gerado conhecimentos importantes para a sociedade. A aluna do Curso de Letras da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, Raquel Tiemi Masuda Mareco, desenvolveu estudo sobre Sociolingüística: “A distância entre a fala coloquial e a norma padrão no Ensino Médio”.

A pesquisa de Iniciação Científica foi apresentada durante o 3º Congresso Internacional de Lusofonia, evento integrado ao 12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, realizado pelo IP-PUC, em São Paulo. A Faclepp/Unoeste esteve representada por Raquel e pela orientadora, professora Édima de Souza Mattos.

De acordo com a docente, o objetivo da participação no Congresso é inserir o acadêmico no mundo da pesquisa. “Ela dá sustentação ao Ensino; agrega outros conhecimentos, promovendo a intertextualidade e a interdiscursividade. A sala de aula precisa proporcionar esse ambiente de pesquisa”, destaca Édima.

Para a aluna Raquel Tiemi Mareco, a participação no evento foi uma possibilidade de vivenciar a experiência, na prática, e mostrar os resultados do estudo dentro de uma área que ela pretende seguir profissionalmente. “Hoje, é preciso buscar o conhecimento, não apenas esperar do professor”.

A intenção de estudar o tema partiu de uma realidade: a linguagem que o aluno traz para o seu meio social é bem diferente da linguagem ensinada na escola pelo professor de língua materna. Portanto, o objetivo, de acordo com aluna e orientadora, foi documentar a distância entre a linguagem coloquial e a norma padrão, em situações de comunicação, no cotidiano escolar, de adolescentes, e situações de fala, com 256 alunos da primeira série do Ensino Médio em três escolas de Presidente Prudente.

As questões aplicadas estavam centradas no uso dos pronomes, concordância nominal, concordância e regência verbal, modos e tempos verbais. “O índice de acertos foi insatisfatório em 90% do conteúdo. Quanto ao método, foram aplicadas pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Os professores receberam uma apostila com planos de aulas e atividades referentes aos casos com maior porcentagem de desvios da norma padrão, quanto ao conteúdo selecionado”, explicam elas.

Professora e aluna participam, na próxima semana (14 a 16), do Congresso Internacional de Estudos Literários e Lingüísticos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no campus de Três Lagoas.

Lusofonia – Ambiente de comunicação lingüístico-cultural da Língua Portuguesa e suas variantes lingüísticas que, no plano geo-sócio-político, abrange os países que a adotam como língua materna, língua oficial ou língua de “uso”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem