Unoeste firma convênio com IML e Secretaria de Segurança

Com o objetivo de agilizar os resultados dos exames realizados pelo IML (Instituto Médico Legal) de Presidente Prudente, um convênio foi firmado com a Unoeste e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Alguns exames passarão a ser realizados em laboratório da universidade. O convênio já foi divulgado no Diário Oficial.
“Os exames eram realizados na capital paulista e depois enviados para Prudente. Além de perder tempo, ocorria uma queda na qualidade da avaliação das amostras. Agora, o processo pode ser aperfeiçoado”, explica a médica legista e professora da Unoeste, Rita de Cássia Bomfim Leitão Higa. A legista explica que atualmente, há uma tendência em se buscar o meio acadêmico como suporte para pesquisas e expansão do conhecimento, já que as instituições de Ensino Superior são um centro de ciência e educação. “Nas universidades, os profissionais estão sempre atualizados. Esta simbiose entre as faculdades e os órgãos públicos é muito importante para todos”, afirma.
Ela conta que a universidade também se beneficia porque possibilita uma interface com a realidade e com o próprio IML, que poderá contar com profissionais de alta qualidade, como especialistas, mestres e doutores. “A vinda do superintendente da Polícia Técnico-Científica de Prudente, Celso Perioli, junto com o diretor do IML, Hideaki Hawata e sua comitiva, foi no sentido de constatar a qualidade dos nossos laboratórios, e ver como é feita toda a nossa cadeia de custódia”.
Rita também ressalta que um convênio entre a Unoeste e a Secretaria de Segurança Pública já havia sido firmado e exames de dosagem alcoólica e de anatomia patológica já são realizados na própria universidade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste