CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Núcleo de Pesquisa da Faclepp faz palestra com astrônomo

Neepegh abriu 40 vagas para o curso que no final contou com 95 alunos inscritos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Núcleo de Pesquisa da Faclepp faz palestra com astrônomo
Emerson Roberto Perez falou sobre a temática “Conhecendo as estações do ano”




Inaugurado no primeiro semestre de 2008, o Neepegh (Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Geografia e História) mantém uma agenda repleta de atividades acadêmicas. Esse departamento atende a todos os cursos da Faclepp (Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente), atraindo também universitários de outras faculdades da Unoeste, alunos da Unesp e professores da Rede Pública.

O mais recente evento foi uma palestra na última quinta-feira, na sala de vídeo do Bloco B. De acordo com a supervisora do Neepegh, professora Graziella Plaça Orosco de Souza, a procura superou as expectativas. “Abrimos 40 vagas para o curso e no final tínhamos 95 alunos inscritos”.

Com a temática “Conhecendo as estações do ano”, o professor Emerson Roberto Perez despertou grande interesse dos acadêmicos pelo assunto. Perez é diretor e astrônomo responsável pelo complexo Astronômico (Planetário e Observatório) da Cidade da Criança em Presidente Prudente, responsável pelo CAPP (Clube de Astronomia de Presidente Prudente) e acadêmico do curso de Física da Faclepp.

De acordo com a professora doutora Maria Helena Pereira de Oliveira, coordenadora do Neepegh, o astrônomo levou os alunos a refletir sobre a mecânica celeste, bem como sobre a ocorrência simultânea de duas estações do ano no Brasil. “Só mesmo através da ciência e da pesquisa podemos chegar próximos da verdade possível”.

Ainda de acordo com Oliveira o projeto de pesquisa do astrônomo propõe uma atualização na contagem das estações do ano, que segundo ele, devido o movimento de precessão do Sol, já não se encontra em Câncer e em Capricórnio, mas em Gêmeos e Sagitário.

O astrônomo vai além e confirma que o aquecimento global realmente existe e está em pleno curso. Estabelece uma relação direta entre o aquecimento e o movimento da Terra na atualização dos trópicos, associados tanto a fenômenos naturais como antrópicos. Em breve, o astrônomo vai apresentar sua pesquisa numa conferência internacional, propondo a classe científica essa atualização dos trópicos.

Oliveira diz ainda que o Neepegh já propôs um curso de extensão para dar continuidade a palestra e aprofundar a discussão proposta pelo astrônomo. Assim que o curso estiver formatado, o Neepegh divulgará o número de vagas e a data de sua realização.



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem