Projeto Adequação Urbana atende prefeitura da região
Intenção é trabalhar na reformulação de locais como Parque do Povo, praça e pista de caminhada do município de Osvaldo Cruz

Através de uma solicitação da Prefeitura de Osvaldo Cruz, acadêmicos do 4º termo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste desenvolvem, desde o começo do semestre, o Projeto de Extensão Adequação Urbana de Espaços Públicos.
“A intenção é que os alunos trabalhem na reformulação de locais como o Parque do Povo, a praça da Prefeitura Municipal, além de uma pista de caminhada próxima ao portal [entrada do município]”, explica o professor responsável, Rogério Quintanilha.
Divididos em três grupos, os estudantes realizam encontros semanais, às terças-feiras, para tratar do projeto. Gabriela Assef explica que próximo ao Parque do Povo há um terreno sem utilização. “Para o local, planejamos uma fonte e ainda utilizaremos o desnível para a instalação de um teatro de arena”.
A aluna reitera que será construído playground, área de convivência, além de um trabalho de arborização para amenizar o clima quente da cidade. “A idéia é utilizar também materiais sustentáveis como madeira de demolição e bambu”.
Outra acadêmica Juliana Scatalon está ansiosa com o resultado do projeto, já que é uma oportunidade de executar um planejamento urbano real. “Na disciplina de Urbanismo, no termo anterior, fizemos um projeto semelhante de adequação urbana, mas apenas para simulação. Agora é diferente, porque faremos um trabalho que não ficará somente no papel”, observou a aluna.
De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz, José Monteiro Nabas, a prefeitura aposta nos projetos para tornar esses ambientes mais agradáveis à população. Nabas conta ainda que ele entrou em contato com a Universidade do Oeste Paulista. “Procurei a Unoeste porque confio no trabalho que a instituição realiza, já que tenho dois filhos que se formaram na instituição, um médico e outro veterinário”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste