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Mais um mestre no Curso de Educação Física

Leandro Alves Cunha defendeu dissertação no Programa de Mestrado de Fisiologia do Exercício da Unifesp


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Foto: Arquivo/Assessoria de Imprensa Mais um mestre no Curso de Educação Física
Professor do Curso de Educação Física da Unoeste abordou o tema Valências Fisiológicas Anaeróbias de Futebolistas em Diferentes Níveis Competitivos




O Curso de Educação Física vem ampliando seu quadro de professores mestres desde o seu início em 2003. Atualmente conta com 50% do corpo docente com titulação de mestre ou doutor e outros 40% cursando mestrado ou doutorado.

No final do segundo semestre de 2008, o professor Leandro Alves da Cunha obteve o título de mestre defendendo a dissertação Valências Fisiológicas Anaeróbias de Futebolistas em Diferentes Níveis Competitivos, no Programa de Mestrado de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo.

O professor Leandro contou com a orientação do professor doutor Ivan da Cruz Piçarro e teve o trabalho avaliado por uma Banca Examinadora composta pelos professores doutores Junia Scarlatelli Christofani (Unifesp), Rodrigo Alexis Lazo Osório (Univale) e Sergio Garcia Stella (Fefisa). O trabalho já foi publicado na Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança.

O professor mestre Marcelo Crepaldi Leitão, coordenador pedagógico do Curso de Educação Física e um dos professores que está cursando o doutorado, diz valorizar muito a titulação dos docentes. “Cursar um programa de pós-graduação Stricto Sensu é uma das formas mais eficientes de melhorar a qualidade da ação docente com os alunos na graduação”, destaca o coordenador.

“Agora fica a expectativa de que os demais professores possam também concluir seus cursos de mestrado e doutorado já em andamento, qualificando cada vez mais o corpo docente do curso”, completa Crepaldi.

Para o coordenador científico da Coordenadoria Central de Pesquisa da Unoeste (CCPq) e também coordenador de pesquisa do Curso de Educação Física, professor doutor Jair Rodrigues Garcia Júnior, cursar disciplinas de pós-graduação, desenvolver um trabalho de dissertação e ter esse trabalho avaliado por uma comissão examinadora composta por doutores, causa um ‘amadurecimento acelerado’ no professor, fazendo-o repensar sua prática em sala, incorporar novos métodos de ensino e até meios alternativos de avaliação da aprendizagem.

Garcia Júnior ressalta ainda que os professores titulados ficam mais capacitados à realização de pesquisas científicas, desde a elaboração do projeto até a divulgação em periódicos e eventos científicos. “Dentre todos os itens avaliados por comissões de avaliação de cursos do MEC, o item pesquisa científica (principalmente publicações em periódicos) é dos mais valorizados, por isso procuramos sempre incentivar a realização de pesquisa e a publicação dos resultados, inclusive nas revistas Colloquium que são editadas e publicadas pela própria Universidade”.

Serviço – O trabalho foi publicado na Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança [2008; 3(2): 29-38] (Clique aqui e confira o artigo completo.





Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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