Estudantes conhecem cotidiano da Fazenda Experimental
Alunos da Etec de Presidente Venceslau visitaram o local na manhã desta quinta-feira (28)



Alimentação, manejo e reprodução de bovinos e equinos. Estes e outros temas foram abordados com alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico Agrícola da Etec Centro Paula Souza de Presidente Venceslau, que visitaram a Fazenda Experimental da Unoeste. Cerca de 65 estudantes acompanharam a rotina do local na manhã desta quinta-feira (28). A atividade faz parte das ações de Extensão do curso de Zootecnia.
Qualidade de forrageiras, pastejo rotacionado, silagem complementada com ração, sistema de reforma de pastagem e outras orientações foram dadas aos alunos. “Entre as dicas está o manejo de rotação, que respeita a fisiologia das plantas. Esta atividade é fundamental, principalmente em climas secos”, conta o docente e zootecnista da fazenda, Paulo Claudeir Gomes da Silva, que orientou os alunos.
“Não existe uma única receita para as atividades cotidianas. O futuro profissional deve ter flexibilidade e tomar decisões baseadas em conhecimentos técnicos, além de estar sempre pronto para novos desafios”, avaliou o docente.
Michelle Goveia Martins, 16, conheceu a fazenda pela primeira vez. “Pretendo me formar em Medicina Veterinária na Unoeste. Gosto muito de animais, principalmente de cavalos. Aqui, tive contato com a raça pecheron. Estou feliz por esta oportunidade”.
Seu colega de classe, Caio Morata Hernandes, 17, também aprovou a iniciativa. “Quero ser agrônomo e hoje esclareci dúvidas e compartilhei conhecimentos com profissionais bem preparados”.
Luiz Gustavo Ferreira dos Santos também pretende ser veterinário. “Cada animal possui uma peculiaridade, por isso são divididos por raça e idade. Gostei muito das orientações”. Os alunos conheceram as raças guzerá, nelore, nelore mocho, sindy, indubrasil, gir leiteiro, gir carne e cangaian.
Ao final das atividades um almoço foi servido aos alunos que estiveram acompanhados pelos professores Koshi Okado, Adriano Rodrigues de Almeida e pelo coordenador da Etec, Jorge Barbosa de Melo.
Palestras – Como parte das ações de Extensão do curso de Zootecnia, os alunos da Etec também participaram das palestras “Confinamento de Bovinos”, ministrada pela coordenadora de ensino da graduação, Ana Cláudia Ambiel; “Empreendedorismo e Gestão Empresarial na Agropecuária”, com o docente José Luis de Lima Astolphi e “Manejo da Pastagem”, com o professor Neimar Rotta Nagano. Nesta sexta-feira (29), o tema “Inseminação Artificial” será abordado com os futuros profissionais. No dia 4 de novembro, docentes da Unoeste realizarão palestras sobre a Agropecuária na Etec de Adamantina (SP).
Serviço – Visitas para a Fazenda Experimental podem ser agendadas através do telefone: (18) 3229-2023.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste