Docente da Unoeste ministra aula em curso da USP
Décio Gomes de Oliveira abordou o tema “Saberes populares, um diálogo híbrido”

O professor e coordenador de Ações Extensivas Gerais de Saúde da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, Dr. Décio Gomes de Oliveira ministrou recentemente aula no curso de pós-graduação em Antropologia Médica, oferecido pela Universidade de São Paulo (USP). O curso, que prossegue até o dia 31 de agosto, teve como público-alvo profissionais da área médica.
Abordando o tema “Saberes populares, um diálogo híbrido”, Décio fez um paralelo entre o assunto e os conhecimentos científicos referentes ao uso das terapias alternativas no fortalecimento dos serviços do Sistema Único de Saúde. “Hoje, o SUS é a maior política de inclusão social e o maior empregador de profissionais da saúde do país. É neste aspecto que a Unoeste se destaca ao lado de renomadas instituições de ensino na área da saúde, proporcionando aos acadêmicos momentos de reflexão para o exercício da cidadania”.
Décio ressalta ainda a participação de docentes da Unoeste na Comissão de Integração de Ensino em Serviço (Cies) do Oeste Paulista. “Os trabalhos desenvolvidos na região permitem que os profissionais da rede pública de saúde, alunos e professores vivenciem novas experiências no campo da educação. É possível construir novos valores que alicerçam os profissionais dentro de uma visão mais humanizada para o acolhimento da população”.
Ele lembra que a participação na Cies possibilita criar um espaço para reflexão sobre a Educação Permanente (EP) em Saúde. “Além de orientar sobre o uso das terapias alternativas, este trabalho aproxima os profissionais da população”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste