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Mestrado em Educação tem projeto aprovado pelo CNPq

Pesquisa visa parceria entre Unoeste e a Escola Municipal Juraci Menezes Peralta, de Presidente Prudente


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Foto: Ector Gervasoni Mestrado em Educação tem projeto aprovado pelo CNPq
Parte dos integrantes do corpo docente do curso de pós-graduação Stricto Sensu


O projeto denominado “Programa de desenvolvimento profissional de formadores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no local de trabalho: uma parceria entre universidade-escola” foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esta pesquisa é desenvolvida por um grupo de docentes e alunos do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste, em parceria com acadêmicos da graduação em Pedagogia da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) e um docente da Unesp de Presidente Prudente, sob a coordenação da professora doutora Renata Portela Rinaldi.

A iniciativa conta com financiamento público para o desenvolvimento do trabalho que consiste numa proposta de extensão [atendimento à comunidade] e de pesquisa, que visa a parceria entre a Unoeste e a Emeif Juraci Menezes Peralta, localizada no bairro Humberto Salvador, de Presidente Prudente.

De acordo com Renata, o objetivo é oferecer assessoria pedagógica para a formação continuada dos professores da escola visando a melhoria nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “O projeto será desenvolvido nos próximos 24 meses com a realização de reuniões periódicas na escola e na universidade e de atividades de intervenção que auxiliem na formação dos professores no contexto de trabalho, bem como na aprendizagem das crianças. Essas atividades envolverão cerca de 20 profissionais da escola que trabalham com crianças da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental”.

A docente salienta que o estudo se caracteriza como um processo de Pesquisa e Intervenção pelo fato da Universidade se deslocar até o local de trabalho dos professores e, em parceria com eles, buscar compreender as necessidades e dilemas vivenciados, criando naquele ambiente, estratégias de ensino e uso dos recursos didáticos e pedagógicos da própria escola para implementação da prática na sala de aula. “Esta é a diferença da nossa proposta. São raras as pesquisas acadêmico-científicas que sugerem e implementam esta parceria, pois não é um trabalho fácil e é a prática que mostrará como o estudo se desenvolverá processualmente”, completa a coordenadora da pesquisa.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste e membro da equipe de execução do projeto, Dra. Zizi Trevizan, afirma que a vantagem da parceria universidade-escola é dupla. “Ao mesmo tempo em que fortalece os propósitos de socialização dos conhecimentos produzidos pelos pesquisadores dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu, repassados de forma colaborativa para as práticas pedagógicas da Educação Básica, oportuniza, igualmente, condições a estes pesquisadores, de reforçarem o espírito investigativo e reflexivo continuado sobre estas mesmas práticas escolares observadas na realização do projeto”.

Para a diretora da Emeif, Adriana Gonçalves de Oliveira, este é um projeto que só trará benefícios à escola. “Ao final de todo o processo, esperamos dar continuidade aos trabalhos e pretendemos investir nestas estratégias a fim de que nossa nota no Ideb aumente nas próximas avaliações”. Além da diretora da escola municipal, estão envolvidos também 17 professores e a orientadora pedagógica Cláudia Cristina Garcia Piffer.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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