Sistema Sustentável de Produção de Leite em pauta
Cerca de 250 participantes estiveram no Ciclo de Palestras promovido pela Cati


O Escritório de Desenvolvimento Rural de Presidente Prudente da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), em parceria com o curso de Agronomia da Unoeste, realizou nesta quinta-feira (12), no Auditório Azaleia, campus II, o 1º Ciclo de Palestras Sistema Sustentável de Produção de Leite. O evento que reuniu cerca de 250 pessoas, entre acadêmicos do 6º ao 8º termo da graduação, produtores rurais e engenheiros agrônomos atuantes na região, faz parte do Programa Integrar, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária.
Para a coordenadora de extensão de Agronomia, professora Ângela Madalena Marchizelli Godinho, “o evento possibilitou aos alunos uma complementação sobre os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de proporcionar o contato com profissionais e produtores rurais da região”.
No período da manhã, esteve presente a engenheira agrônoma Ana Primavesi, pioneira da agroecologia no Brasil e que possui vários livros publicados. “Ministrei sobre o tema Agroecologia: O Caminho da Sustentabilidade, um assunto muito importante onde mostrei como equilibrar a produção agrícola dentro dos quatro pilares fundamentais da atividade: conhecimento técnico, viabilidade econômica, preocupação ambiental e social”, explicou Primavesi.
Encerrando o ciclo de palestras, João José Assumpção de Abreu Demarchi, engenheiro agrônomo do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, instituição vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), palestrou sobre Sustentabilidade de Sistemas de Produção – Conceitos Básicos Aplicados. “Além dos princípios técnicos, enfatizei sobre a sustentabilidade aplicada na produção, que contribuirá para uma visão ampliada sobre os novos métodos de trabalho aliados à preocupação ambiental”, finalizou Demarchi.
“É de grande valia esta abertura que a Unoeste oferece para a realização de eventos deste porte, além da preocupação com os alunos, esta instituição promove momentos que também atendem toda a comunidade”, salientou Roberto Yassuhico Inague, engenheiro agrônomo da Cati regional/Presidente Prudente e um dos organizadores do evento.
Rita de Cássia Lima Mazzuchelli, acadêmica do 7º termo, revelou a satisfação em participar da atividade: “estas palestras ampliaram meus conhecimentos e fizeram perceber o quanto as áreas voltadas à sustentabilidade são promissoras”.
A graduanda do 8º termo, Karen Karolina Pereira Kuhn ressaltou a importância deste ciclo de palestras para sua carreira: “mantive contato com profissionais de renome, o que permitiu um aperfeiçoamento sobre áreas em que logo atuarei”.
Programa Integrar – São desenvolvidos pelos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias (Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia) e Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira os projetos: Planejamento e Condução de Hortas: Comerciais, Domésticas, Escolares, Comunitárias e Orgânicas; Agroindústria de Processamento Artesanal; Educação Ambiental e Orientação para Instalação de Viveiros de Espécies Nativas e Ornamentais; Implantação da Fruticultura no Pontal do Paranapanema e sua Integração com as Pequenas Agroindústrias; Produção da Mamona Integrada à Agroindústria para Extração do Óleo (bio-diesel); Desenvolvimento da Pecuária Leiteira; Piscicultura; Motomecanização Comunitária para Pequenos Agricultores; ATER – Solidária e Integrada; Programa de Rádio Interativo (Programa Onda Rural – Transmitido pela emissora Onda Viva de Presidente Prudente); Projeto com Ceasa.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste