Acadêmicos visitam mina de carvão em Figueira (PR)
Viagem aconteceu no último fim de semana com a supervisão do professor Décio Lima de Vasconcelos Júnior

Cerca de 40 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Unoeste visitaram, no último fim de semana, uma mina de carvão carbonífero em Figueira (PR). O local encontra-se a 70 metros abaixo da superfície, o que permitiu diferentes conhecimentos aos estudantes. A supervisão foi do docente das graduações, Décio Lima de Vasconcelos Júnior.
De acordo com o professor, os alunos presenciaram o procedimento de avanço da mina com perfuração e detonação com explosivos, contenção do teto com parafuso para evitar desabamento e escoramento das laterais da área. “O carvão retirado da mina é transportado por correias até um silo na superfície, onde posteriormente é mandado para a usina de beneficiamento para ser separado dos rejeitos através de britadeiras e flotação. Após este procedimento, este material é vendido para a Usina Termoelétrica do Paraná para a produção de energia elétrica”, explica.
Para a acadêmica do 4º termo de Engenharia Ambiental, Aline da Silva Leonardo, estar no local proporcionou aos alunos uma visão diferente sobre o que já foi visto em livros e fotos. “Pudemos observar exatamente as camadas do solo, as rochas e tudo o que está relacionado à disciplina de Geologia Básica, ministrada pelo professor Décio. Além disso, como futura engenheira ambiental, pude ter acesso ao trabalho de cuidado com o meio ambiente que os profissionais de lá têm desde 2008, com o aproveitamento da matéria-prima descartada”, revela.
Ela salienta, ainda, que visitas técnicas como esta são uma característica dos cursos de engenharia e permitem que os estudantes tenham noção das diversas áreas e locais que poderão trabalhar futuramente. “É essencial que tenhamos essas experiências, pois o trabalho do engenheiro ambiental, por exemplo, é muito minucioso e observar de perto os procedimentos traz um enriquecimento muito grande para nós”, conta.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste