Curso de Geografia dá compreensão de dinâmica socioambiental
Graduando aumenta visão de mundo sobre relação do homem com natureza, explica coordenadora

Localizado na América do Sul, o Brasil tem 196.655.014 habitantes em uma área territorial de 8.502.728.269 km² e já é a sexta economia mundial, com registro de mais de US$2,5 trilhões de Produto Interno Bruto (PIB) – soma de toda produção da economia nacional. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Centro para Pesquisa Econômica e Negócios, mas essas e outras dimensões mais aprofundadas sobre aspectos geográficos estão na Unoeste. Afinal, a licenciatura promove o entendimento da dinâmica socioambiental terrestre local, regional e global.
“Fazer Geografia na Unoeste é a oportunidade de ter ampliada a visão de mundo no que concerne à dinâmica histórica do homem na relação com a natureza”, promove Maria Helena Pereira de Oliveira, coordenadora do curso. “Geografia não é apenas o ‘estudo da terra e dos mapas’ e não é mais uma opção, mas uma escolha feita com amor”.
Recém-formada em Geografia, Angélica da Silva, professora da rede pública em Mirante do Paranapanema, dá aval à fala de Maria Helena. “Acho muito bom o curso na Unoeste, é muito integrado. Quando cheguei à universidade e me deparei com Cartografia, Geografia Física, me encontrei. Recomendo o curso”, afirma ela, que para lecionar no Estado foi aprovada em um processo seletivo criterioso e considerado difícil.
Fora os mencionados, conteúdos como dinâmicas socioambiental, política, econômica e cultural são vistos na grade curricular da graduação, desenvolvida em três anos. “Ao mesmo tempo, o aluno entende a importância do seu papel como educador no que se refere à educação e à formação de pessoas no sentido da conservação, preservação e consumo dos recursos naturais e ambientais do planeta de forma equilibrada e consciente. Para, assim, criarem a cultura de um consumo eficaz e sustentável”, versa a coordenadora.
Muito mais – Com corpo docente de mestres e doutores, a graduação em Geografia da Unoeste prepara o futuro profissional ao mercado de trabalho por meio de aulas teóricas e práticas, visitas técnicas e trabalho de campo em regiões brasileiras. Na vida profissional, além da docência o geógrafo está habilitado a trabalhar em secretarias de Meio Ambiente, atuar em projetos educacionais, no IBGE, e seguir como pesquisador. Uma das ferramentas que auxiliam esta última empreitada está na própria Unoeste, com o fomento possibilitado pelo Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Geografia e História (Neepegh). Para aproveitar toda essa infraestrutura, vale lembrar que para cursar Geografia ainda no início de 2012 é preciso participar do Vestibular de Verão. O período de inscrição está na reta final, veja mais detalhes aqui.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste