CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cultivo de hortaliças em vasos é ensinado para adolescentes

Demonstração da Agronomia ocorre em escola de rede pública, onde a Unoeste também leva outros atrativos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Cultivo de hortaliças em vasos é ensinado para adolescentes
Agronomia ensina cultivo de hortaliças em vasos
Foto: João Paulo Barbosa Cultivo de hortaliças em vasos é ensinado para adolescentes
Oton fotografa pássaros da exposição do Aecin
Foto: João Paulo Barbosa Cultivo de hortaliças em vasos é ensinado para adolescentes
Equipe da Unoeste/Proext na escola Placídio


A Unoeste se faz permanentemente presente na vida da comunidade local e regional. Entre as ações externas desta quinta-feira (1º) está a participação na “Mostra Científica – O negro no mundo em movimento”, realizada na Escola Estadual Placídio Braga Nogueira, no Parque Alvorada, na zona leste de Presidente Prudente. Para os alunos do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio é ensinado cultivo de hortaliças em vaso. As demais atividades ofertadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) são serviços de saúde e as exposições sobre fauna regional, fotos de pássaros que habitam o campus II e demonstração de lixeiras de pneus.

A diretora Maria das Dores Pereira Stadella e as coordenadoras do ensino médio, Renata Andreia Plaça Orosco de Souza, e do ensino fundamental, Regina Rita da Silva Santos, recebem a participação da Unoeste como grande contribuição para o processo de aprendizagem fora da sala de aula e para a comunidade. O cultivo de hortaliças em vasos é ensinado aos adolescentes por estudantes do curso de Agronomia, acompanhados do professor Pedro Baldotto. As mudas são de couve, alface, almeirão, cebolinha e pimenta, que também podem ser cultivadas em outros recipientes, inclusive garrafas pet.

A exposição sobre as aves do campus II mostra 63 fotos. Entre as aves estão a coruja-buraqueire, sabiá-do-campo, tietezinho/fi-fi, martin-pescador, saíra-amarela, arara canindé e gavião carrapateiro. Produção que resulta da pesquisa conduzida pelo professor Luiz Waldemar de Oliveira e envolve os seguintes alunos de Ciências Biológicas: Dymiele do Carmo Clemente, Johnny Michel Santos da Silva, Juliano José dos Santos, Lívia Donzelli Pereira e Luana Barbosa Pires. Esse e outros dois projetos de extensão apresentados na escola têm a participação da assistente da coordenadoria de Ações Extensivas Gerais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza.

A Expo Fauna Regional, do Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), tem ainda como responsáveis Antonio Flumihan Júnior, Haroldo Alberti e Josué Pantaleão da Silva. São apresentados animais, pássaros, peixes, insetos e réptil conservados pelo processo de taxidermia – siriema, tiú, tatu galinha, tatu peludo, jacaré de papo amarelo, tamanduá bandeira, veado campeiro, tamanduá mirim, gato mourisco, jaguatirica, macaco prego, furão, sagui comum, preguiça, gavião preto, tucano, piranha, cascudo, pintado, dourado e jaú. Os alunos da 5ª série Oton Emílio Francisco e José Roberto Lorençoni Jr se encantaram com a exposição. Oton usou o celular para fotografar tudo, mas especialmente a sucuri. “Até hoje só tinha visto jararaca na chácara do meu avô, perto de Regente Feijó. Nunca tinha visto uma cobra tão grande”, disse. José Roberto contou que pela primeira vez viu uma cobra que não fosse pela televisão.

As lixeiras confeccionadas com pneus usados estão expostas para estimular a reciclagem. São produzidas num projeto que envolve os cursos de Engenharia Ambiental, Artes Visuais e a Proext através de Leila Maria Couto Sturaro Bizarro, Isabela Marega Rigolin, Josué Pantaleão da Silva, Aparecida José Martines de Oliveira e Osmar César Barbosa Jr, juntamente com os alunos Bruno Alves Hoffmann e Douglas Rodrigues Sevilha. Na área de saúde são prestados os serviços de aferição de pressão arterial e acuidade visual pela Medicina, teste de glicemia pela Farmácia e massagem relaxante pela Estética e Cosmética.

A equipe do curso de Medicina está com a professora Luciana Calvo, a Farmácia e Estética com Rosângela Cristóvão Ferreira que também integra a equipe da assessoria da Proext juntamente com Darci Galbiati. A Unoeste está na escola desde terça-feira quando da realização do 8º Sarau Solidário e nos dois dias subsequentes na mostra científica. A direção da escola conta que todos os anos recebe serviços da Unoeste e que isso tem contribuído com a qualidade do ensino, com conquistas como a do aluno do 1º ano do ensino médio Carlos Henrique Pires dos Santos, que nesta quinta-feira recebe a premiação da Olímpiada de Matemática.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem