CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hospital é campo de estágio para futuros nutricionistas

Acadêmicos do curso de Nutrição da Unoeste passam por experiência prática no HR


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Hospital é campo de estágio para futuros nutricionistas
Ligia Sanvezzo e Lumma Chagas, com a professora Marilda Moreira da Silva verificam a temperatura dos alimentos
Foto: Débora André Hospital é campo de estágio para futuros nutricionistas
Nutrição Clínica também tem estágio supervisionado no hospital


Entender a administração de uma unidade de alimentação hospitalar é o objetivo do estágio desenvolvido no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente por alunos do 7º e 8º termos do curso de Nutrição da Unoeste, com supervisão docente. O estágio envolve desde o acompanhamento dos pedidos de gêneros alimentícios, conferência e recepção dos mesmos, até o conhecimento de todo o processo de uma cozinha de grande porte. Apenas neste ambiente, trabalham 110 funcionários, sendo 11 nutricionistas, o que permite o contato diferenciado com a profissão.

De acordo com a nutricionista responsável e docente na universidade, Marilda Moreira da Silva, são servidas no HR 3,3 mil refeições por dia aos pacientes, acompanhantes e funcionários. “A estrutura e o funcionamento do Serviço de Nutrição e Dietética permitem aos alunos a vivência de um processo complexo de produção das refeições, com uso de equipamentos de última geração e que não são encontrados em cozinhas industriais da região. Eles enxergam as situações de rotina e participam de treinamentos realizados com funcionários, o que acrescenta na formação e contribui para a evolução do aspecto de liderança, importante no mercado de trabalho”. Recentemente, o HR adquiriu um novo forno SelfCooking Center, com tecnologia que permite a produção de refeições de forma mais rápida e ainda mantém os valores nutricionais.

Para as alunas Ligia Carrion Sanvezzo e Lumma Marinho das Chagas, “a experiência prática é positiva e possibilita vivenciar o aprendizado em sala. É possível também realizar campanhas aos usuários do refeitório para orientação e conscientização quanto ao desperdício de alimentos”.

Além deste trabalho, os futuros profissionais passam no hospital por outra importante atividade: a Nutrição Clínica. A supervisora deste estágio, professora Renata Rotta Pereira, acompanha os alunos nas orientações aos pacientes nos quartos. “Falamos sobre a dieta e enfocamos a necessidade de continuar com uma alimentação saudável após a alta hospitalar”, informa a acadêmica Maria Consuelo Gasparotto. A colega de estágio, Ariane Gomes Virag, acrescenta que a proposta permite ainda o contato com profissionais de outras áreas da Saúde.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem