CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem percorre bairros em ação de combate à dengue

Curso da Unoeste promove ação de conscientização desde 2011


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Enfermagem percorre bairros em ação de combate à dengue
Moradores de Presidente Prudente recebem orientações
Foto: Matheus Teixeira Enfermagem percorre bairros em ação de combate à dengue
Atividades nos bairros conta com muita criatividade
Foto: Matheus Teixeira Enfermagem percorre bairros em ação de combate à dengue
As 2 melhores equipes, avaliadas por júri, serão premiadas


São 134 casos de dengue confirmados em Presidente Prudente. Como o número assusta e preocupa, pelo segundo ano consecutivo o curso de Enfermagem da Unoeste realiza uma ação de combate à doença. As atividades envolvem todos os alunos e professores para tentar diminuir os focos do mosquito Aedes aegypti na cidade.

Os acadêmicos foram divididos em equipes. Cada uma teve um docente supervisor e agentes comunitários como apoiadores. “Somos responsáveis por dar suporte, mas a estratégia da ação é elaborada pelos alunos em conjunto com os agentes”, esclarece a professora Maria Rita Guimarães Maia. Com materiais oficiais de panfletagem, cartazes montados pelos alunos, sacos plásticos para lixo e muita criatividade, os futuros enfermeiros percorreram os entornos de 13 postos de atendimento à saúde durante toda a terça-feira (8).

“É importante orientar a população sobre o quanto a dengue é perigosa. Temos que diminuir os focos, então falamos que não pode haver água parada e que é preciso colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas”, declara Tiago Augusto Ribeiro, do 8º termo. Ele foi ao Parque Alvorada e junto ao grupo dele fez visitas a casas e utilizou um carro para ajudar a chamar a atenção dos moradores. “É uma ação de responsabilidade social”, observa Maria Rita.

A dona do veículo antidengue, Tissyanne Seddig, do 7º termo, colou cartazes na lataria do automóvel e levou dois “mosquitos gigantes” no bagageiro para atrair mais olhares. “A gente acaba se mobilizando mais, vê a importância da conscientização”. Segundo ela, a turma falou com adultos, mas também com crianças, pois considera que elas “prestam muita atenção e ensinam os adultos sobre a importância de combater a dengue”.

Juntos contra a dengue – A mobilização de combate à doença integra a XXXI Semana de Enfermagem e é cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). As visitas foram a Estratégias Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ao Centro de Saúde 1 e ao Centro de Referência do Idoso. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, é parceira na ação.

A atividade continua e agora os alunos devem produzir um vídeo por equipe para ser entregue na sexta-feira (11) de manhã à coordenação de Enfermagem. À tarde, os filmes serão avaliados por um júri composto pelo professor doutor Décio Gomes Oliveira, coordenador de Ações Extensivas da Saúde na Proext e representantes das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Os dois grupos mais bem avaliados serão premiados.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem